Sesi Jundiaí promove cultura caipira em eventos gratuitos
Em novembro, o Sesi Jundiaí faz uma homenagem à cultura caipira, relembrando o passado e resgatando os costumes do interior, com apresentação de duas atrações gratuitas.
O grupo teatral Brasil Raiz encena a peça “Ser Tão Caipira”, no dia 17 (sexta-feira), às 19h30. No dia 24 (sexta) acontece o show da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira, às 19h30.
Os ingressos são limitados, com reserva pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi) ou retirada na portaria do Sesão, na Av. Antonio Segre, 695, Jardim Brasil, Jundiaí. Mais informações pelo telefone (11) 4523 5173.
Teatro
Com duração de 60 minutos, a peça “Ser Tão Caipira” promete arrancar boas risadas do público.
Numa manhã de domingo, o caboclo Januário se prepara para tomar seu café, quando alguém bate à porta. É “Dotô Março”, um conhecido seu, violeiro cantador lá da cidade, o qual não via há muito tempo. Enquanto a água esquenta, os dois sentam para conversar.
Entre goles de café, prosas, poesias, causos e música raiz cantada ao vivo pelos dois artistas, aos espectadores, vai se descortinando a alma da cultura caipira, com a sonoridade peculiar de sua linguística.
Cancioneiro caipira
Utilizando somente viola caipira e vocais, a orquestra celebra a música sertaneja de raiz. O repertório, executado nos ritmos de cateretê, chamamé, cururu, guarânia, toada, e outros, conta com músicas de consagrados intérpretes como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, Almir Sater, Sérgio Reis, Rolando Boldrin e Liu e Léo.
Entre uma e outra canção, caso dos clássicos Chalana, Tocando em Frente e Tristeza do Jeca, o grupo interage com o público ao contar passagens da história da viola caipira.
Serviço
Ser Tão Caipira, grupo teatral Brasil Raiz
Sexta-feira, 17 de novembro, às 19h30
Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira
Sexta-feira, 24 de novembro, às 19h30
Entrada: gratuita com reserva de ingresso pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi) ou retirada no Sesão – Av. Antonio Segre, 695, Jd. Brasil, Jundiaí
Mais informações: (11) 4523 5173
Da Redação
Fotos: Divulgação