Vila Don Patto celebra primeiro Dia Mundial do Enoturismo no Brasil

A partir deste ano, o Dia Mundial do Enoturismo faz parte do calendário de eventos no Brasil. Criada pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), formada por mais de 800 cidades de dez diferentes países, a data passa a ser comemorada sempre no segundo domingo de novembro – com direito a programação oficial – também na América do Sul, com o apoio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

O complexo gastronômico Vila Don Patto, de São Roque, é o único estabelecimento do estado de São Paulo a integrar as comemorações oficiais – de acordo com o Ibravin -, ao lado de vinícolas e empreendimentos da Serra Gaúcha. Para tanto, presenteará com 40 garrafas do vinho Pattão bordô os dez primeiros clientes que almoçarem nos restaurantes La Pasta (italiano) e Don Patto (português) nos dias 10 e 11 de novembro (sábado e domingo).

De acordo com o Ibravin, 17 ações nacionais comemorativas serão promovidas de 9 a 13 de novembro para celebrar a nova data. Na programação estão desde os brindes aos clientes, como na Vila Don Patto, em São Roque, até curso de cortes de carnes com almoço harmonizado, venda de vinho a preço de custo, exposição de arte em meio aos vinhedos, passeio de trator, degustações temáticas, exibição de filmes e até seminário sobre o assunto nas vinícolas da Serra Gaúcha.

Sobre o Enoturismo

Este segmento da atividade turística baseia-se em uma viagem motivada pela apreciação do sabor e do aroma dos vinhos e das tradições e cultura da localidade que os produz. O Enoturismo vem respondendo cada vez mais pela receita das vinícolas, principalmente quando agregado a outros produtos.

No Brasil, o “Turismo do Vinho” vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos 20 anos graças ao crescimento e à profissionalização das vinícolas, cada vez mais preocupadas em adequar seus espaços para bem receber os visitantes. Como a maior parte dos empreendimentos é familiar, o turista é, geralmente, recebido pelos próprios donos ou por funcionários bem treinados para que os visitantes se sintam “em casa”. Vale lembrar que o Brasil tem conquistado destaque internacional na produção de vinhos, sendo o quinto maior produtor do Hemisfério Sul.

Vila Don Patto

Localizada no km 2,5 da Estrada do Vinho, em São Roque, a Vila Don Patto foi construída em um antigo vinhedo de propriedade de imigrantes portugueses e tornou-se um centro de gastronomia e lazer. Nos diferentes platôs de uma montanha em meio à Mata Atlântica, ali funcionam um restaurante típico português, um italiano, uma boulangerie, um empório com adega e um café & grelhados, além de uma choperia, uma cervejaria e uma sorveteria.

A Vila Don Patto é o único estabelecimento do estado de São Paulo a comemorar o Dia Mundial do Enoturismo
A Vila Don Patto é o único estabelecimento do estado de São Paulo a comemorar o Dia Mundial do Enoturismo

As crianças podem passar o dia no espaço kids ou no playground. Após o almoço, dois redários oferecem confortáveis redes para descanso à sombra do pergolado. A Vila Don Patto chega a receber dois mil turistas nos finais de semana. O estacionamento é amplo, com vagas para 750 carros, e tem até um heliponto – único da região homologado para pousos e decolagens diurnos e noturnos – com capacidade para receber até três helicópteros simultâneos, à disposição dos visitantes. Informações e reservas podem ser feitas pelo telefone (11) 4711-3001 e (11) 98804-6035.

 

Da Redação
Fotos:Divulgação

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *