Marília Gabriela fala da experiência de viver Nora em ‘Casa de Bonecas – Parte 2’

A atriz e jornalista Marília Gabriela falou, com exclusividade com o Acontece Jundiaí, sobre a sua personagem Nora Helmer na peça ‘Casa de Bonecas – Parte 2’, que será exibida no teatro do Sesc Jundiaí neste final de semana, na sexta (25) e no sábado (26).

Surpresa ao saber que os ingressos para as duas sessões já estavam esgotados, Marília garante que o público não irá se decepcionar com o espetáculo. “Garanto que vão gostar. É uma peça que não tem como desligar porque você se enxerga nela. Soube de reações de senhoras que choraram no banheiro após assistir, de mulheres que gostaram mas não concordam com a atitude da personagem, de homens encantados ao saber o que desejam as mulheres”, conta.

A jornalista dá vida à Nora, uma mulher à frente de seu tempo que, em 1879, abandona marido e filhos para viver uma nova experiência. “Se sentindo inútil, sem voz, desejando algo novo para sua vida, ela foi embora de casa deixando marido e filhos, foi uma libertação!”

Dezesseis anos depois, em 1894, Nora, uma então escritora de sucesso, volta para casa em busca da oficialização do divórcio, causando um reboliço na família. “Foi uma revolução social, nos costumes, pessoas saíram às ruas contra e a favor da personagem”, comenta a atriz.

Para Marília, a peça traz à tona uma discussão importante e atual sobre a liberdade da mulher. “Tantos anos se passaram e a liberdade de ir e vir, de se expressar, de amar quem quiser, até hoje a mulher não conseguiu em sua plenitude. É uma discussão oportuna neste momento de tanta agressividade contra a mulher”, reflete.

Ela revela que interpretar Nora tem sido uma experiência riquíssima como pessoa e intérprete. “É uma personagem representativa de um momento, um grito de libertação das mulheres da época. Me entendo e me identifico com ela e com os outros personagens, que são o marido e a babá que criou sua filha, interpretados por Luciano Chirolli e Eliana Guttman.”

Quando leu a notícia que um autor jovem deu um destino para Nora, Marília conta que ficou excitada e naquele momento teve a certeza de que queria participar da peça. “Achei inteligente o autor americano Lucas Hnath dar um destino a esta mulher. A peça conta o que aconteceu com a Nora depois desse passo inédito no século 19.”

A atriz diz que se inspirou no discurso da própria Nora para compor a personagem. “Fico comovida que foram dois homens que criaram esta mulher tão forte. Só um homem com sensibilidade e visão para criar esta personagem da dramaturgia que ainda hoje toca e impressiona pelos desejos, lutas e perdas.”

Sobre a peça

´Casa de Bonecas – Parte 2´, do dramaturgo americano Lucas Hnath, é uma continuação do clássico Casa de Bonecas, do norueguês Henrik Ibsen, publicado em 1879. A peça se passa quinze anos depois, com o retorno da personagem Nora. Na peça de Ibsen, Nora Helmer resolve ir embora de casa, desiludida com a covardia e hipocrisia do marido, Torvald, que parece mais preocupado com as aparências do que com Nora e os laços que os unem.

Aos poucos, ela vai revelando que sua jornada foi difícil e que ela teve que lutar muito para conseguir se sustentar. Devido à sua perseverança e crença no seu talento, ela se tornou uma escritora de sucesso, muito popular entre as suas contemporâneas, por defender causas feministas.

O dramaturgo Lucas Hnath recebeu um prêmio Whiting e o Obie de 2016 por excelência em dramaturgia por suas peças Red Speedo e The Christians. Escreveu A Casa de Bonecas – parte 2, que estreou na Broadway, em abril de 2017, recebendo oito indicações ao Tony Award 2017, pela montagem.

Viviane Rodrigues
Foto: João Caldas Filho/ Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *