Livro ‘Palavra de Homem’, de Felipe Machado, do Viper, será lançado em Jundiaí

“Um livro de crônicas sobre comportamento e relacionamentos com reflexões de um cara comum”. Assim o jornalista, publicitário e guitarrista da banda Viper, Felipe Machado, define “Palavra de Homem Tudo o que Você Queria Saber Sobre o Comportamento Masculino mas Ninguém Tinha a Coragem de Confessar'”, da Editora CLA, que será lançado neste sábado (14) em Jundiaí.

A tarde de autógrafos e bate-papo com o escritor será a partir das 17h no evento com entrada gratuita, batizado de In Vino Veritas, na loja Grand Cru Jundiaí, no Jundiaí Shopping. Na ocasião, o autor será entrevistado pelo jornalista Luiz Cesar Pimentel. Em entrevista exclusiva ao Portal Acontece Jundiaí, Machado conta que o objetivo foi  selecionar reflexões a partir de suas   crônicas publicadas originalmente em colunas semanais no Jornal da Tarde e Diário de S. Paulo, de abril de 2006 a setembro de 2013.

“Comecei abordando o universo masculino na coluna semanal ‘Palavra de Homem’ para revista feminina do Jornal da Tarde nos anos 2000. Como no jornal o conteúdo geralmente é efêmero e eu tinha um bom material ao longo de mais de sete anos, pensei em selecionar os melhores textos para incluir no formato de um livro e, assim, poder guardar, deixar algo mais perene”, explica Machado que também é autor dos livros ‘Um Lugar Chamado Aqui’ (2016), ‘Bacana Bacana – Aventuras pela Copa do Mundo da África do Sul’ (Jornalismo, 2010), ‘Ping Pong – Aventuras pela China Olímpica’ (Jornalismo, 2008), indicado ao Prêmio Jabuti, ‘O Martelo dos Deuses’ (Ficção, 2007) e ‘Olhos Cor de Chuva’ (Ficção, 2002), além de diversas biografias.

Questionado sobre a seleção das 64 crônicas, ele conta que optou pelos mais atemporais e admite que alguns textos sofreram pequenas alterações, sem interferência radical no conteúdo. “Fiz algumas atualizações, referências e contextos. Foi interessante reler os textos mais antigos e observar como o mundo mudou. Me deparei com comentários que naquela época soavam como uma piada e que ao olhar com os olhos de hoje, com a minha visão atual, poderia soar machista ou totalmente fora do contexto atual”, observa.

Lançamento será neste sábado (14), a partir das 17h, na loja Grand Cru no Jundiaí Shopping

Aprendizado

Além das colunas no Jornal da Tarde e Diário de S. Paulo,  o jornalista também escreveu sobre o universo masculino para publicações como Cláudia, Nova, Elle, Rede Bom Dia, Portal R7, além de veículos internacionais como The New York Times, Fair Observer (EUA), Back2Back (Inglaterra), CitizenK, Mixte, Double (França),  e Vision (China). Toda a experiência ao longo dos anos lhe rendeu um aprendizado sobre a temática.

“Para produzir conteúdos semanais sobre determinado tema, além da nossa vivência diária, também exige muita atenção, especialmente aos detalhes. Então aprendi muito ao verbalizar esses assuntos”, comenta. Durante a produção do livro, ele compartilha que reviveu passagens de sua vida. “Teve momentos em que pensei: nossa quanta bobagem. Em outros, relembrei de épocas boas. Foi um aprendizado voltar a ler estes textos.”

Apesar do título “Tudo que você queria saber sobre o comportamento masculino, mas ninguém tinha coragem de confessar”, Machado ressalta que sua pretensão não é definir o que é o amor para os homens, muito menos dizer o que as mulheres pensam ou deixam de pensar. “Não sou psicólogo então ‘Palavra de Homem’ não é um livro com fundamentos científicos. É um livro de crônicas a partir das minhas observações, reflexões.”

Carreira musical

Machado já esteve em Jundiaí, inclusive para shows do Viper, banda de heavy metal fundada nos anos 80 em São Paulo com sucesso no Brasil e no exterior. O guitarrista lançou os álbuns ‘Soldiers of Sunrise’, ‘Theatre of Fate’, ‘Evolution’, ‘Vipera Sapiens’, ‘VIPER Live – Maniacs in Japan’, ‘Coma Rage’, ‘Tem Pra Todo Mundo’ e ‘All My Life’. Em 2013, o vocalista Andre Matos voltou à banda e o VIPER se apresentou no Rock in Rio e fez uma turnê pelo Brasil/América do Sul com sua formação original, registrada no CD/DVD ‘VIPER Live in São Paulo’. Os álbuns podem ser adquiridos online e estão disponíveis nas plataformas digitais. “Estou muito feliz em poder voltar à cidade, agora como escritor. Então aproveito para reforçar o convite para o lançamento do meu livro e também para quem quiser falar sobre qualquer assunto.”

LANÇAMENTO
‘Palavra de Homem – Tudo o que Você Queria Saber Sobre o Comportamento Masculino mas Ninguém Tinha a Coragem de Confessar’
Data e Horário: Sábado, 14 de setembro de 2019, a partir das 17h
Local: Grande Cru Jundiaí – Av. 9 de Julho, 3333 – Jundiaí Shopping
RSVP: Evento gratuito – Confirmar presença pelo whatsapp (11) 96322-9752

Ellen Fernandes
Foto:Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *