Jundiaí recebe 1ª Festa Literária com programação gratuita

Entre os dias 08 e 15 de novembro, será realizada a primeira edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), com programação gratuita no Sexta no Centro, Parque da Uva, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, na Biblioteca e praças no Centro.

O evento visa ao incentivo à leitura entre crianças, jovens e adultos e é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura e do Conselho Municipal de Política Cultural, por meio da Câmara Setorial de Literatura e apoio das demais Câmaras. Esta edição da Festa tem como curadora Rosana Congílio e homenageia as escritoras Júlian Heimann e Mariazinha Congílio (esta “in memoriam”).

A abertura da FLIJ será nesta sexta-feira (08), às 18h, durante o Sexta no Centro na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), com uma fala de divulgação com autores. Neste e demais eventos da programação, estão programados os “Espaços Literários” para a venda de livros dos autores participantes.

No fim de semana, a FLIJ invade a programação do JundComics no Parque da Uva. Além da venda de livros nos “Espaços Literários” das 9h às 19h em ambos os dias, no sábado (09), às 14h, será realizada a palestra “A importância da Ilustração na Literatura Infantil e Juvenil”, com o quadrinista e ilustrador Marco Antônio Cortez, e no domingo (10), também às 14h, será realizada a palestra “Quadrinhos e Literatura Fantástica”, com o quadrinista e escritor Tiago Zanetic.

Já entre os dias 11 e 15, a Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz) recebe os “Espaços Literários” da FLIJ, das 10h às 18h, com as vendas de livros, além das barracas dos artesãos do programa Jundiaí feito à Mão.

Biblioteca
Na segunda-feira (11), às 18h30, a quarta aula do minicurso “Harry Potter – Ficção e História” da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot está integrada à programação da FLIJ. O encontro, aberto aos primeiros 40 interessados que chegarem, será ministrado pelo historiados por Victor Menezes e irá tratar do livro “O Enigma do Príncipe”. Já na quinta-feira (14), às 19h, será realizado o lançamento do livro “Descobrindo um mundo diferente”, da autora Valdinéia Nascimento, que conta a história de uma criança que estuda com um colega surdocego e, a partir da amizade, descobre novas experiências para o conhecimento.

Solar do Barão
Também entre os dias 11 e 15, com programações gratuitas à tarde, a partir das 14h30, e à noite, a partir das 19h, o Solar do Barão recebe atividades da FLIJ, como rodas de conversa, contações de histórias, sarau literário e oficinas.

A programação no Museu encerra-se na sexta-feira (15), às 11h, com um show de “Sururu Music”, estilo musical alagoano, também como parte da exposição “Alagoas: linguagens, artes e cores”. Às 14h, uma reunião dos artistas convidados encerra a Festa.

A programação completa da 1ª FLIJ pode ser consultada no site da Cultura.

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *