Catedral recebe espetáculo de luzes com técnicas de projeção mapeadas

O espetáculo de luzes é atração de 16 a 20 de dezembro na Catedral Nossa Senhora do Desterro, com sessões gratuitas à noite, às 20h, 20h30 e 21h. A iniciativa promovida pela Unidade de Gestão em Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a produtora Tomada Cultural, faz parte da programação em comemoração pelo aniversário de 364 anos de Jundiaí.

Submersos

Um Mergulho Luminoso na Catedral tem concepção e criação do Núcleo Artístico Estratosféricos, de Jundiaí. O espetáculo de luzes desse ano propõe um mergulho pelas profundezas dos sonhos, explorando os universos possíveis da mente humana.  Novamente será trabalhada a fusão de elementos reais presentes na arquitetura da Catedral, com os elementos imaginários, proporcionando uma experiência única onde as barreiras que separam o real e o virtual possam ser dissolvidas em inúmeras possibilidades. Ao final, a ação despertará novos olhares e percepções sensoriais para o universo líquido.

Estratosféricos

O Núcleo artístico Estratosféricos surgiu na cidade de Jundiaí, em meados de 2015, e vem se desenvolvendo a partir do encontro entre Lucas Trabachini, Rebeca Konopkinas e Renato Reis Trippe. Os artistas buscam explorar as possibilidades do audiovisual para além das já tão banais telas retangulares, usufruindo da projeção de imagens para despertar a sensibilidade no olhar do público.

Os trabalhos do núcleo são produzidos utilizando técnicas de edição em tempo real (VJ), projeção mapeada, cenografia e iluminação, que interagem com a ambientação, paisagismo e arquiteturas de cada espaço, criando ao final uma nova atmosfera possível onde realidade e imaginação se fundem.

Vídeos e animações são utilizados como matéria prima que, antes de alcançarem o olhar do público, são ressignificados pelos artistas, criando novas subjetividades proporcionadas pela fusão de cores, efeitos e formas. Os VJs deram início a essa parceria em 2015 e já realizaram quase uma centena de apresentações, entre elas: Festival Xyryry Kuaray (Heliodora-MG), a festa PHONO (Trackers-SP), Jogos Regionais (Jundiaí), SESC Jundiaí, Festival Dia da Música (Jundiaí), SALVE – Semana do Audiovisual Livre (Jundiaí), Festival Pilantragi (São Paulo), o Festival multimídia CONTATO (São Carlos – SP), Batekoo (São Paulo), SP na Rua (São Paulo), Casa do Jornalista (Belo Horizonte – SP), Iarq Bar (Recife – PE), Festa Sagarana (São Paulo) e são residentes no Bar do Haules.

Em dezembro 2018, o grupo realiza em parceria com a Prefeitura de Jundiaí o espetáculo “UNIVERSOS”, um show de luzes e projeções dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro (Catedral). Através de técnicas de edição em tempo real, iluminação e interações visuais, a atração levou durante quatro dias uma viagem pelas diferentes camadas do Mundo, do leito dos oceanos até as estrelas, através das cores, texturas e movimentos no altar central, revelando e valorizando elementos arquitetônicos do prédio.

Serviço:
Submersos – Um Mergulho Luminoso na Catedral

Local: Catedral Nossa Senhora do Desterro (Praça Governador Pedro de Toledo)

Quando: 16 a 20 de dezembro

Sessões: 20h, 20h30, 21h

Gratuito

 

Da Redação
Foto: Gabriel Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *