Encare com otimismo a retomada da carreira e retorno ao mercado de trabalho

As consequências de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19, ainda estão presentes na vida de milhares de pessoas que perderam o emprego e precisam se recolocar no mercado de trabalho. Mas por onde começar? Paola Barreto, Gerente da Filial Porto Alegre da Gi Group da GI Group Brasil, separou cinco dicas que podem facilitar a busca de uma nova oportunidade. Confira:

1. Refletir sobre as próprias emoções e seguir em frente

Quando pensamos sobre nossos sentimentos, compreendemos melhor o que estamos sentindo e conseguimos endereçar em primeira instância para seguir em frente. Normalmente, quando estamos sem trabalho, o sentimento que vem à tona é o pânico. Por isso, é importante relativizar e ter um enquadramento positivo sobre a situação para atrair boas oportunidades.

2. Não esconda a situação

Passar por um desligamento não deve ser motivo de constrangimento. Relembre sua trajetória e todos os passos do crescimento profissional que teve até agora. Divida com seus amigos e conhecimentos sobre a busca pelo novo emprego e sobre as habilidades adquiridas ao longo dos anos. Certamente, isso amplia as chances de alguém descobrir sobre uma vaga e lembrar de você. O importante é estar em contato com as pessoas e partilhar experiências e oportunidades.

3. Invista no seu desenvolvimento pessoal

Estudar nunca é demais. Busque por cursos gratuitos e novas formações que permitam melhorar suas qualificações e aumentar as possibilidades de encontrar um emprego ou até mesmo mudar de área.

4. Prepare-se e comece a procurar emprego ativamente

Renove o currículo e mantenha o perfil do LinkedIn atualizado com um modelo de carta de apresentação e uma breve narrativa sobre suas experiências e conquistas. Outra opção é procurar anúncios de empregos em sites especializados e nas redes sociais em grupos das suas áreas de atuação.

5. Cadastre seu currículo em sites de empregos confiáveis

Hoje, a Internet é uma poderosa ferramenta de busca de empregos. Por isso, cadastre seu currículo também em sites especializados, de preferência que seja gratuito aos candidatos. Um dos sites de empregos gratuitos e confiáveis é o Contratando – www.contratando.com.br –, da multinacional de recursos humanos, Gi Group. Lá, o candidato pode encontrar as vagas que está procurando e também cadastrar seu currículo para posições desejadas.

Mesmo com os efeitos da pandemia, muitas empresas seguem contratando e, por isso, é preciso estar com o currículo atualizado e com o networking aquecido. “Com esses passos simples, é possível chegar mais perto do tão esperado ‘sim’ e retornar muito em breve ao mercado de trabalho”, conclui Paola.

Da Redação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *