Guilherme Ribeiro e seu acordeon dão o tom do Sons da Terra dia 28

Na noite desta sexta, dia 28, o Sons da Terra, projeto do Sesc, recebe o pianista, acordeonista e arranjador Guilherme Ribeiro, que presenteia o público com sua composição “Do Retiro ao Japi”, inspirado nas belezas de Jundiaí e feita especialmente para essa ocasião. O vídeo, com imagens da cidade, vai ao ar às 20h, e pode ser conferido nas redes do @sescjundiai de sua preferência (Instagram Facebook Youtube).

Guilherme Ribeiro é natural de Santos-SP e vive em Jundiaí desde 2018. É mestre em Performance Musical pela UFMG e bacharel em Música Popular pela UNICAMP.

Atuou ao lado de Paulo Moura, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Gabriel Grossi, Jamil Maluf/OER, Isaac Karabtchevsky/OSESP, Fabiana Cozza, Dominguinhos, João Donato, Mariana Aydar, Céu, Luiz Tatit, O Teatro Mágico, Zizi Possi, Virgínia Rosa, dentre outros.

Tocou em festivais internacionais como Montreal Jazz Festival no Canadá, NorthSea Jazz Festival na Holanda, JVC Jazz Festival na França, Sfinks na Bélgica, Coachella nos Estados Unidos, Standard Bank Youth Jazz Festival Makhanda e South Africa Association for Jazz Education na África do Sul.

Possui sete discos de carreira: Calmaria [2010], Que se deseja rever [2012], A deep surface [2013] lançado na Europa, Tempo [2015], Facing South [2019] lançado na África do Sul em 2019 e NUUU! também de 2019 com trio Marés lançado na Europa.

Na área de educação musical, Guilherme ensina piano, acordeon, contraponto e prática de bandas na Faculdade Souza Lima e na EMESP Tom Jobim, ambas instituições situadas em São Paulo. Desde 2012 ensina acordeon e música brasileira no Arcevia Jazz Feast, na Itália. No primeiro semestre de 2020, através de uma bolsa Fulbright, trabalhou como professor visitante na Jacobs School of Music / Indiana University em Bloomington nos Estados Unidos.

Desde 2018 dirige a Orquestra Anelo, big band de jazz do Instituto Anelo, projeto social localizado na cidade de Campinas, atuando como regente e arranjador.


Sons da Terra

Lançado em setembro de 2020, o projeto musical Sons da Terra busca colocar em evidência compositores e intérpretes ligados à cidade de Jundiaí. Toda sexta-feira, às 20h, um novo artista tem a oportunidade de brindar o público com uma música de seu trabalho autoral.

Novas apresentações: toda sexta, às 20h,

Onde assistir: nas redes do @sescjundiai de sua preferência

Instagram

Facebook

Twitter

Youtube

Da Redação
Foto:Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *