Escritor André Kondo lança o livro “O Sorriso de Hikaru” dia 09 em Jundiaí

O premiado escritor André Kondo, lançará o livro infantil “O Sorriso de Hikaru”, em Jundiaí, nesta quinta-feira, dia 09 de junho, das 18:30h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, com doação para o GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer. O livro é baseado na história real do menino Igor Hikaru Yoshinaga Ferreira, que inspirou a toda uma comunidade, em Mombuca, tradicional núcleo de imigração japonesa, pela forma como lidou com um terrível câncer, sem perder o sorriso. O impacto de sua emocionante história levou até a lei que batizará a creche da localidade com o seu nome.

A apresentação oficial do livro se deu no dia 27 de maio, dia do aniversário de Hikaru, na comunidade de Mombuca e na cidade de Guatapará, que mobilizou quase 300 pessoas. Agora, o lançamento pela Telucazin chegará em Jundiaí, nesta quinta. Na primeira hora haverá um workshop gratuito para pessoas que tenham interesse em criar obras infantis, gênero no qual o autor foi finalista do tradicional Prêmio Jabuti, ao lado de grandes autores como Ziraldo e Luiz Ruffato, com a obra O Pequeno Samurai (FTD), que também foi uma das vencedoras do Prêmio João-de-Barro. O autor também tem uma obra em parceria com Mauricio de Sousa, Turma da Mônica: Lendas Japonesas (JBC e MSE), considerado como um dos melhores livros publicados em 2020 em todas as categorias, pela curadoria do Prêmio Guarulhos de Literatura.

O “Sorriso de Hikaru”

A obra “O Sorriso de Hikaru” contém ilustrações de Alessandro Fonseca, com projeto gráfico de Lilly Araújo e revisão de George Savy e Éder Rodrigues. Também conta com audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão, realizado por Rosa Matsushita e Edgar Jacques. O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot.

O local do lançamento foi escolhido por ser de grande importância na carreira literária de André Kondo, uma vez que o prêmio que recebeu ali, quando foi o vencedor da Olimpíada de Redação promovida pela biblioteca, impulsionou o início de seu caminho como escritor, que hoje já conta com 15 livros publicados, todos premiados.

Sobre a obra:
O Sorriso de Hikaru
A história real de Hikaru, o menino mais feliz do mundo, depara-se com tantas medidas sobre o tempo que temos e, também, que não temos.
Mas de tudo o que se mede nesta vida, há certas coisas impossíveis de se contar:
Quantas lágrimas afogam um sorriso?
Quanta tristeza apaga uma alegria?
O quanto a infância sabe sobre a vida e a morte?
O menino Hikaru ultrapassa as fronteiras, de tudo o que não se mede, contando a sua emocionante história.
Afinal, quanto tempo pode durar o sorriso do menino mais feliz do mundo?

Dados da obra:
Autor: André Kondo
Ilustrador: Alessandro Fonseca
Editora: Telucazin
Gênero: Infantojuvenil/Biografia
Edição: 1.ª em maio de 2022
Tamanho: 15,5 X 23cm
Páginas: 84
Impressão: Capa, cartão 300g/m2; miolo, couché 115g/m2
ISBN: 978-65-88263-14-3

Escritor André Kondo lança o livro "O Sorriso de Hikaru" dia 09 em Jundiaí

O escritor

André Kondo lançou vários livros com o apoio da prefeitura de Jundiaí, por meio do Prêmio/Programa Estímulo à Cultura, que depois receberam prêmios importantes, como o livro Palavras de Areia (In House – Prêmio Alejandro Cabassa – UBE-RJ) e Contos do Sol Renascente (Telucazu – Prêmio Humberto de Campos – UBE-RJ), ambas obras lançadas na cidade e que também arrecadaram fundos para o GRENDACC.

O autor ministrou por vários anos uma oficina de criação literária pela gestão cultural da cidade. Passaram pela sua oficina escritores(as) talentosos(as), que posteriormente lançaram obras importantes, alguns de estreia, incluindo Alex Rosa, Maria Beatriz Freire, Pedrina Lisboa, Jessyca Oliveira, Orides Estevam, Fernando Nogueira, Giovane Almeida, e Hugo Ribas, que inclusive foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro “Amanhã eu morro” (Patuá), bem como, postumamente, o saudoso Lucas Menóhgrafia. André Kondo também é editor da Telucazu Edições e da Selo Editorial, pela qual também foram lançadas obras das jundiaienses Cidinha Munarolo e Isabel Lopes Vaz, e pela Telucazu, Flavinho Buzaneli, Valquíria Malagoli e Júlia Heimann, artistas já conhecidos na cidade. Futuramente também serão lançadas obras de outras autoras da cidade, como Gih Ferreira e Carla Mirela, entre outros nomes que passaram por sua oficina.

No dia seguinte (10/06) às 18h, o autor voltará a um lançamento na Biblioteca Prof. Nelson Foot, desta vez como um dos roteiristas da Revista Japy, organizada pelo quadrinista Ede Galileu, e como editor do livro Anacrônicas de Jundiahy, de Hildon Vital de Melo.

A relação de Kondo com a cidade de Jundiaí lhe rendeu a indicação para ser o autor homenageado da 2.ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), juntamente com homenagens póstumas a Lucas Menóhgrafia e a Luiza da Silva Rocha Rafael, uma das fundadoras da Academia Feminina de Letras e Artes de nossa cidade. Enfim, este lançamento vem para celebrar a literatura em Jundiaí, terra da uva e de livros.

Serviço:
Workshop de criação literária (literatura infantil) e lançamento do livro “O Sorriso de Hikaru”.
Dia 09/06, das 18:30h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot – Av. Dr. Cavalcanti, 396
Entrada franca
Para reservar vaga para o workshop gratuito de literatura infantil, acesse: www.osorrisodehikaru.telucazu.com/agendadas 18:30h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot. Para o lançamento, não é preciso reserva.

Sobre o autor:

André Kondo é autor de 16 livros, dos quais 15 premiados. Morou no Japão e na Austrália, onde fez pós-graduação na University of Sydney. Viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 2015, com a obra infantil O Pequeno Samurai (FTD) que também ficou em 2.º lugar, recebendo dupla Menção Honrosa, no Prêmio João-de-Barro. Na Literatura Infantojuvenil também lançou o livro “Lendas Japonesas”, com ilustrações de Mauricio de Sousa, em coedição da JBC e da Editora Mauricio de Sousa. A sua obra “Origens”, em coautoria, recebeu o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e o Selo Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio. No final de 2020 recebeu o Prêmio ProAC por Histórico de Realização em Literatura, além de mais de quatrocentas premiações literárias por textos individuais nos mais variados gêneros. Possui trabalhos publicados em dezenas de antologias e revistas literárias no Brasil, em Portugal e no Japão. Recebeu uma bolsa de criação literária do ProAC – Governo do Estado de São Paulo para escrever o premiado livro “A peregrinação das folhas caídas” (Prêmio Vicente de Carvalho – UBE-RJ e Finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura nas categorias livro do ano e escritor do ano), uma criação poética sobre a sua peregrinação literária pelos Estados Unidos. Além de escritor, é editor da Telucazu Edições, que já possui em seu catálogo várias obras premiadas. É vice-presidente da Associação Literária e Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, membro-correspondente da Academia Taubateana de Letras, da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências e da Associação de Escritores de Bragança, membro da Comissão de Atividades Literárias em Língua Portuguesa do Bunkyo e editor da Revista Brasil Nikkei Bungaku, além de Diretor Cultural da Associação de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei. Em 2018, ano em que comemorou dez anos de literatura, o seu livro de estreia, “Além do Horizonte”, foi tema para a exposição do artista Mauro Taschetto, selecionada pela Galeria Fernanda Perracini Milani. No mesmo ano, foi convidado para ser o curador da 2.ª Festa Literária de Vinhedo. Também participou como palestrante em importantes eventos literários, como por exemplo, da programação oficial da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. No final de 2020, publicou sua primeira obra em japonês: Okaerinasai, apresentada em fevereiro durante a vigência da prestigiosa bolsa Gaimusho Kenshusei, como convidado do Governo Japonês, por meio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Em 2021, foi eleito para ser o autor homenageado da 2.ª Festa Literária de Jundiaí, cidade em que desenvolveu várias de suas atividades literárias. Vive de e para a literatura! Site: www.andrekondo.com

Livros publicados na área de Literatura Infantil e Juvenil:

Infantis:
1) O Sorriso de Hikaru (2022, Telucazin, com ilustrações de Alessandro Fonseca, ProAC 20/2020)
2) Turma da Mônica: Lendas Japonesas (2020, JBC, com ilustrações de Mauricio de Sousa, Prêmio Guarulhos de Literatura)
3) O Pequeno Samurai (2014, Editora FTD, Finalista do Prêmio Jabuti 2015, M. H. Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro, selecionado pelo Programa Minha Biblioteca, Município de São Paulo)
4) Alguém viu minha mãe? (2014, CEPE, Prêmio CEPE de Literatura Infantil e Juvenil)
5)  Jabuti sabe voar?: Reconto de “A festa no céu” (2012, Prêmio Maria Osternach Pedroso – Pref. de Ponta Grossa )

Juvenis:
1) Contos do Sol Poente (2021, Prêmio Humberto de Campos UBE-RJ)
2) Origens (em coautoria, 2019, Editora do Brasil, Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, Selo Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, Catálogo de Bolonha – Itália)
3) Contos do Sol Renascente (2015, Contos, Prêmio Humberto de Campos, UBE-RJ)
4) Contos do Sol Nascente (2011, Contos, Prêmio Bunkyo de Literatura, M.H. Prêmio Esfera das Letras – Portugal, Selecionado pelo Programa Livros em Sala de Aula do FDE, Governo de São Paulo, e pelo ProAC, também do Governo de São Paulo)

 

Da Redação
Foto;Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *