Sesc Jundiaí traz o campeão mundial de atletismo em arremesso de peso Darlan Romani para o Sesc Verão 2024

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 06 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Tipos de Jogos – Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina.

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.

 Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024. “Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas – Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca – Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater – Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

Confira a programação completa do Sesc Jundiaí:

Abertura Sesc Verão

 aulas abertas

Apresentação Esportiva –Com Darlan Romani – Atletismo (arremesso de peso) 

Na abertura do Sesc Verão 2024, o público recebe o atleta olímpico Darlan Romani, ícone do atletismo na modalidade arremesso de peso. Venha conhecer e se inspirar na história desse atleta e se conectar com a grandiosidade do esporte e de tudo o que está por vir nesta temporada olímpica.
Darlan Romani acumula diversas conquistas notáveis em sua carreira. Algumas das principais incluem o Campeonato Mundial de Atletismo: medalha de bronze em Doha 2019, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Mundiais de Atletismo em sua modalidade. Jogos Pan-Americanos: medalha de ouro em Lima 2019 e em Santiago 2023. Jogos Sul-americanos: medalha de ouro em Cochabamba 2018. Rekortan Cup: estabeleceu recordes sul-americanos no arremesso. Grand Prix Sul-Americano: conquistou várias medalhas de ouro ao longo das edições.
Data e horário: dia 6/1, sábado, 15h às 17h
Local: Ginásio
Classificação: livre
Grátis

Minigolfe para todos
Oportunidade para vivenciar essa modalidade que vai te desafiar nesse verão. O golfe é uma modalidade olímpica e paralímpica, onde os jogadores realizam jogadas com o intuito de acertar a meta (buraco) com o mínimo de tacada possível.
Datas e horários: 6 a 12/1, terça a domingo, 10h às 18h
Local: Quadras externas
Classificação: livre
Grátis

Jornada Esportiva: arremessos, saltos e lançamentos – Com Projeto Catapulta
Você gosta de desafios? Que tal entrar no espírito olímpico com nossa jornada esportiva no Sesc Verão 2024? Arremessos, saltos e lançamentos em uma celebração esportiva única. Venha se divertir e se inspirar.
Datas e horários: 6 e 7/1, sábado e domingo, 10h às 18h30 | 9 a 12/1, terça a sexta, 9h30 às 19h30
Local: Ginásio
Classificação: livre
Grátis 

Treinando com especialistas: Natação
Série de encontros teóricos e práticos, com dicas para melhorar a experiência, performance e segurança na natação.
Com Renato Balan – Dia 6. Vinte anos de experiência na natação competitiva, incluindo três anos na Austrália, sendo dois como Head Coach do Brisbane Jets Swimming Club.

Com Ricardo Cintra – Dia 13. Treinador da Seleção Brasileira em 3 edições de Jogos Olímpicos (Beijing 2008/Londres 2012/ Rio 2016).

Com Igor de Souza – Dia 20. Bicampeão Mundial do Canal da Mancha.

Com Tiago Moreno – Dia 27. Técnico da Seleção Brasileira de Natação nos Jogos Pan-Americanos – Chile – 2023.
Data e horários: 6 a 27/1, sábados, 10h30 às 12h
Local: Piscina coberta
Vagas: 40 pessoas

Classificação: 12 anos
Grátis | Inscrições no local 30 min antes

Recreação aquática
Jogos, brincadeiras e gincanas. Venha se divertir com desafios e brincadeiras propostos para um momento de lazer com diversão garantida e refrescante.

Datas e horários: 7 a 28/1, domingos, 10h às 13h e 15h às 18h
Local: Piscina coberta
Classificação: livre
Grátis

Tai Chi autocuidado
A prática corporal do Tai chi chuan se propõe a partir de movimentos ritmados, harmônicos e respirações condicionar o corpo e a mente. O Tai chi foi desenvolvido por vários mestres chineses, dentre suas variações existe uma considerada arte marcial Além do condicionamento, por oferecer mais respirações, mais movimentos circulares e não sincronizados, ritmados, o Tai chi traz aos seu praticante mais bem-estar físico e mental.

Data: 7 a 28/1, domingos, 10h30 às 11h30
Local: Terraço
Vagas: 50 pessoas
Classificação: 12 anos
Grátis | Inscrições no local 30 min antes

 Dança de Salão – Ritmos – Calientes, samba, carnaval, gafieira e forró

A dança de salão proporciona vitalidade, autonomia e determinação aos participantes, além de viabilizar um conhecimento artístico-cultural, ajudando-os a lidar com o seu próprio corpo. Essa programação vai contemplar  ritmos do Carnaval, tais como o frevo, o axé e o samba de rua, além do forró e do samba de gafieira.

Datas e horários: 7 a 28/1, domingos, 15h às 16h30
Local: Ginástica Multifuncional
Vagas: 50 pessoas
Classificação: 12 anos
Grátis

Canoagem – Com Scole Esportiva

A diversão é garantida com esse esporte que conquistou aventureiros em suas diversas categorias e virou uma modalidade campeã para o Brasil. Nos botes infláveis, individual ou duplos, as crianças serão desafiadas a explorar o ambiente da piscina, caçar bolinhas, bolão, contornar boias, desviar de outros caiaques, explorar equilíbrio dentro do barco. Para os adolescentes e os adultos, além da experimentação lúdica também serão abordadas técnicas básicas do remar.

Datas e horários: 11 a 13/1, quinta a sábado, 14h às 17h | 14/1, domingo, 10h30 às 13h30
Local: Piscina coberta
Classificação: 12 anos
Grátis | Inscrições no local 30 min antes

Jornada Esportiva – Velocidade, agilidade e resistência

Os recordes mais incríveis dos esportes de marca se encontram nas provas de corrida do atletismo. Nessa experiência, você vai poder conhecer as provas de velocidade, agilidade e resistência, e se desafiar a alcançar o todo do nosso ranking. Está preparado? Venha correndo participar.

Datas e horários: 13 e 14/1, sábado e domingo, 10h às 18h30 | 16 a 19/1, terça a sexta, 9h30 às 19h30
Local: Ginásio
Classificação: livre
Grátis | Não é necessário agendamento prévio

Tiro com Arco – Com Ativiva
A prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização. Hoje, é uma modalidade olímpica e paralímpica e também pode ser vivenciada de forma recreativa.
Datas e horários: 13 a 19/1, terça a domingo, 10h às 18h
Local: Quadras externas
Classificação: livre
Grátis

Treinando com Especialista: Squash – Com Jonatan Luna, educador do Sesc

Nessa atividade serão abordados os fundamentos, as regras e o jogo da modalidade – do iniciante ao intermediário. A prática é realizada em uma quadra fechada, sendo a parede de trás geralmente de vidro.

Datas e horários: 13 e 20/1, sábados, 10h30 às 12h
Local: Sala Múltiplo Uso 4
Vagas: 10 pessoas
Classificação: 16 anos
Grátis / Inscrições no local, 15 min antes

Breaking

Você gosta de dançar? Quer aprender um estilo de dança urbana que combina ritmo, criatividade e expressão? Então venha participar da aula aberta de breaking que vai acontecer no Sesc Jundiaí. O breaking é uma forma de dança que surgiu nos anos 70, nos Estados Unidos, e se espalhou pelo mundo todo. É uma dança que envolve movimentos acrobáticos, giros, saltos e equilíbrio, além de muita atitude e personalidade. Venha conhecer um pouco mais sobre a modalidade que agora faz parte dos Jogos Olímpicos. Independentemente do seu nível de experiência, você só precisa trazer uma roupa confortável e muita disposição.

Datas e horários: 13/1 e3/2, sábados, 15h às 16h30
Local: Ginástica Multifuncional
Vagas: 40 pessoas
Classificação: 10 anos
Grátis / Inscrições no local, 15 min antes

Apresentação Esportiva – Claudio Roberto e Petrucio Ferreira

Os atletas Claudio Roberto e Petrucio Ferreira – exemplos de superação e talento no esporte – vão compartilhar suas trajetórias e desafios no atletismo num bate-papo sobre pertencimento e identificações sociais, que ilustram a relação entre o esporte e a sociedade. O público também terá a oportunidade de vivenciar a modalidade que eles praticam e se inspirar com suas histórias olímpicas.

Data e horário: 13/1, sábado, 15h às 18h
Local: Ginásio
Classificação: livre

Polo Aquático – Com Paula Bittencourt Coelho

Alguma vez já praticou pólo aquático? Quer conhecer melhor e vivenciar esta modalidade esportiva? Trata-se de um esporte coletivo com movimentos semelhantes, em seu princípio básico, ao handebol. Nesta vivência serão passadas as técnicas, táticas e as regras básicas do esporte.

Datas e horários: 16 a 25/1, terças e quintas, 15h30 às 17h | 20 e 27/1, sábados, 15h às 17h
Local: Piscina coberta
Classificação: 6 anos
Grátis / Não é necessário inscrição prévia

Jornada Esportiva – Pentatlo

Criad na Grécia Antiga para testar as habilidades dos soldados, o pentatlo é uma competição olímpica que desafia os atletas a se adaptarem a diferentes situações. Combinando 5 provas diferentes, exige habilidade, resistência, inteligência e coragem.
Datas e horários: 20 e 21/1, sábado e domingo, 10h às 18h30 | 23 a 26/1, terça a sexta, 9h30 às 19h30
Local: Ginásio
Classificação: livre
Grátis / Não é necessário inscrição prévia

Apresentação Esportiva – Com Yane Marques (Pentatlo)
Campeã mundial e medalhista olímpica no Pentatlo Moderno, Yane Marques vem ao Sesc Jundiaí para um bate-papo sobre a formação de atletas e o movimento olímpico. Uma inspiração para praticantes de diversas modalidades esportivas.

 Data e horário: 20/1, sábado, 15h às 17h
Local: Ginásio
Classificação: livre
Grátis

Festival de Maratona Aquática

Além de proporcionar a prática da natação, o festival de Maratona Aquática, que vai acontecer na Fazenda Montanhas do Japi, visa promover a integração e a competição entre os participantes. Desafie-se nas águas, supere limites e divirta-se em um evento imperdível.

Para mais informações acesse: sescsp.org.br/jundiai

Data e horário: 21/1, domingo, 8h às 12h
Local: Fazenda Montanhas do Japi
Vagas: 40 vagas
Classificação: 16 anos
Grátis

Clinica de Basquete 3×3 – Com atleta Felipe Franklin Santos

Uma oportunidade única para aprimorar suas habilidades sob a orientação do atleta Felipe Frankin dos Santos, um especialista do esporte. Durante o evento, os participantes terão acesso a um treinamento, dicas valiosas e a experiência de jogar com o atleta. Seja você um iniciante seja um jogador experiente, esta clínica é uma chance imperdível para elevar o seu jogo.

Data e horário: 27/1, sábado, 10h às 12h
Local: Ginásio
Vagas: 40 vagas
Classificação: 12 anos
Grátis / Inscrições no local, 30 min antes

Treinando com o Especialista – Sistemas de Defesa e Ataque no Voleibol com Spencer Lee

Este encontro com o professor Spencer Lee, um dos melhores treinadores brasileiros de voleibol, é um convite a todos os entusiastas do vôlei de qualquer nível de experiência que desejam melhorar suas habilidades na defesa e no ataque. Serão abordados elementos técnicos e táticos da modalidade, além de dicas e curiosidades do esporte.

Datas e horários: 28/1, domingo, 10h às 13h / 30/1 a 2/2, terça a sexta, das 7h30 às 9h, 13h30 às 15h e 18h às 21h
Local: Ginásio
Vagas: 50 vagas
Classificação: 16 anos
Grátis / Inscrições no local, 15 min antes

Jogando com o Especialista: Amistosos de Vôlei – Com Spencer Lee

O Sesc Jundiaí abre o seu ginásio para receber equipes da cidade na realização de amistosos com a supervisão do técnico Spencer Lee. Nesse momento, o treinador estará disponível para acompanhar as equipes inscritas e dar dicas e sugestões de como melhorar o desempenho em quadra.

Data e horário: 28/1, domingo, 14h às 15h30
Local: Ginásio
Vagas: 50 vagas
Classificação: 16 anos
Grátis / Inscrições das equipes até o dia 14/1, pelo e-mail: volei.jundiai@sescsp.org.br

Minitênis
Vivência em quadras reduzidas com o objetivo de oferecer ao público a oportunidade e a democratização do acesso à prática da modalidade. Os materiais necessários serão fornecidos aos participantes.

Data e horário: 20 a 26/1, terças a domingos, 14h às 18h
Local: Quadras externas
Vagas: 50 vagas
Classificação: livre, a partir de 6 anos
Grátis

Bicicletas e PedalKart – Com Ativiva
A sensação de liberdade é uma das principais características das brincadeiras sobre rodas, como a bicicleta, a patinete, o skate e suas vertentes. Sentir o vento no rosto sobre 2 ou 4 rodinhas é, além de prazeroso, uma maneira muito divertida de aproveitar os momentos de lazer.

Data e horário: 30/1 a 4/2, terça a domingo, 10h às 18h
Local: Quadras externas
Classificação: livre
Grátis / Não é necessário inscrição prévia

Clube da Caminhada – Com educadores do Sesc
Projeto que visa estimular a autonomia, a sociabilização e melhorias na saúde e na qualidade de vida dos praticantes por meio de encontros que oferecem orientações básicas para o desenvolvimento da prática da caminhada. Com exercícios educativos para você iniciar ou melhorar sua caminhada, abordaremos temas além do exercício físico, como a importância do lazer sério e a utilização dos espaços públicos. Só não se esqueça de levar a sua garrafinha de água.

Travessia Botânico – Parque da Cidade – Dia 13/1, sábado, 8h às 10h
Ponto de encontro: Sesc Jundiaí (Area de convivência)

Parque da Cidade – Dia 20/1, sábado, 8h às 10h
Ponto de Encontro: Parque da Cidade – Jardim Japonês – Rod. João Cereser, Km 66 – Pinheirinhos, Jundiaí – SP

Inscrições no aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo portal inscricoes.sescsp.org.br, a partir das 14h do dia 2/1 (ref. ao dia 13/1) e dia 16/1 (ref. ao dia 20/1)
Vagas: 50 pessoas
Classificação: 12 anos
Grátis

Torneios

Festival de Basquete 3×3

Em meio à intensidade das quadras, este festival destaca-se pela combinação de habilidades, espírito de equipe e diversão. Mais uma oportunidade para vivenciar uma modalidade olímpica.
Mais informações e inscrições no site https://www.sescsp.org.br/unidades/jundiai/

Data e horário: 27/1, sábado, 14h às 18h
Local: Ginásio
Vagas: 80 pessoas
Classificação: 16 anos
Grátis

Enduro a Pé e Bike Regularidade
Seja individualmente, seja em duplas ou em equipe, os participantes vão explorar a beleza natural do Parque da Cidade seguindo um trajeto predefinido, guiados por uma detalhada planilha que revela segredos do percurso. Além de promover o ciclismo e a caminhada, a atividade ressalta a importância da estratégia e da cooperação.
Mais informações e inscrições no site https://www.sescsp.org.br/unidades/jundiai/

Data e horário: 28/1, domingo, 8h às 10h
Vagas: 80 pessoas
Classificação: 12 anos
Grátis

Cursos
ORI PISCINA: TOUCAS DE NATAÇÃO PARA PESSOAS CABELUDAS – Com Instituto Caxangá
Este curso de modelagem e costura vai ensinar a fazer toucas para pessoas cabeludas e conversar sobre diversidade e inclusão. Você pode, inclusive, aprender a fazer e gerar renda comercializando as toucas.
Inscrições a partir das 14h do dia 9/1, no aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo portal: inscricoes.sescsp.org.br

Datas e horários: 23 a 25/1, terça a quinta, 15h às 18h
Vagas: 15 pessoas
Classificação: 18 anos
Grátis

INICIAÇÃO AO SQUASH – Com Jonatan Luna, educador do Sesc

O squash é um esporte de raquete, geralmente praticado por duas pessoas em uma quadra retangular cercada por quatro paredes, baseado em princípios do tênis. O curso abordará temas sobre os fundamentos, regras e o jogo da modalidade, indo do iniciante ao intermediário.
Inscrições a partir das 14h do dia 2/1, no aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo portal inscricoes.sescsp.org.br.

Datas e horários: 9 a 30/1, terças e quintas, 14h às 15h

Local: Sala Múltiplo Uso 4
Vagas: 8 pessoas
Classificação: 16 anos
Grátis

  Sesc Verão 2024

De 06 de janeiro a 18 de fevereiro

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao

Acompanhe a programação do Sesc Jundiaí pelos canais:   

Portal Sesc SP  | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Da Redação
Foto: Dante Fernandez 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *