Orquestra de Violeiros Terra da Uva celebra 13 anos com show nesta sexta (02) na Sala Glória Rocha

A Orquestra de Violeiros Terra da Uva celebra 13 anos de trajetória com um show especial nesta sexta-feira (02/08), às 20h30, na Sala Glória Rocha, do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, em Jundiaí. Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Centro das Artes e do Teatro Polytheama ou pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/96455/

Fundada em Jundiaí no ano de 2011 pelo professor, violeiro e regente Daniel Franciscão, o nome da Orquestra é uma homenagem a cidade por ser nacionalmente reconhecida pela produção de uva e vinho. “Atualmente conta com 20 integrantes, sendo a maioria de Jundiaí. Há músicos de Itupeva e Campo Limpo Paulista”, detalha Franciscão, em entrevista exclusiva ao Portal Acontece Jundiaí.

Os renomados músicos inovam nos arranjos e explorando a diversidade sonora do instrumento. Somam participações em eventos de várias cidades brasileiras, em festivais, programas de televisão e premiações, como, o título de “Ponto de Cultura da Política Nacional Cultura Viva”, entre outros. A Orquestra de Violeiros Terra da Uva tem um CD e DVD gravado ao vivo no Teatro Polytheama de Jundiaí, em agosto de 2015. Confira a entrevista com o regente Daniel Franciscão:

ACONTECE JUNDIAÍ: Qual balanço você faz dos 13 anos da Orquestra de Violeiros Terra da Uva?

DANIEL FRANCISCÃO: Nesses 13 anos de Orquestra, como regente desde sua fundação, posso afirmar que sou realizado. A Orquestra já se apresentou em vários programas de TV, como TV Tem, SBT, TVE, TV Japi, TV Aparecida, ESPN Brasil, já fizemos shows corporativos de grandes empresas, shows particulares de celebridades, shows em vários municípios do nosso Estado e também fora dele. Nos apresentamos também no Saguão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

A Orquestra dividiu o palco com grandes nomes da música sertaneja como Roberta Miranda, Sérgio Reis, Marcelo Costa, Rick (Rick e Renner), Giovani (Gian e Giovani). Recebemos o Prêmio Rozini de Viola Caipira das mãos da Inezita Barroso, em 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Em 2018 recebemos o Título de “Ponto de Cultura da Política Nacional Cultura Viva” da secretaria de cultura do Estado de São Paulo. Enfim, foram grandes conquistas e grandes realizações durante todos esses anos.

A Orquestra é um grande celeiro musical, um seio de formação de novos músicos violeiros. Muitos que hoje seguem carreira solo subiram num palco pela primeira vez com a Orquestra e isso é muito gratificante pra mim que sou professor de viola, arranjador e regente da orquestra, saber que a orquestra fez parte de suas histórias. A Orquestra segue firme no seu objetivo que é de fortalecer o sentimento de pertencimento da nossa cultura de raiz, através da viola caipira, através das canções que interpretamos, sempre nos respaldando nessa temática que é a Cultura Caipira de Raiz.

Como será o repertório desse show de aniversário? É possível adiantar algo?

O repertório será recheado de canções caipiras que marcaram época e que nos remete a profundas recordações e memórias afetivas, como ‘Saudade da Minha Terra’, ‘O Menino da Porteira’, ‘Caminheiro’, ‘Tocando em Frente’ e a nossa ‘cereja do bolo – “Tarantella Napolitana” em instrumental de viola caipira, em homenagem a colônia italiana da nossa cidade

Qual expectativa para esse show especial?

Estamos com expectativa de casa cheia. Será uma noite muito alegre, com muita cantoria boa de viola e esperamos que a plateia se alegre com nossa cantoria e supere suas expectativas.

Já tem outros shows previstos?

Temos shows agendados em Mogi das Cruzes (SP), dia 18/08 e  dia 24/11 em Cotia(SP). Também estamos negociando outras datas.

Fique à vontade se quiser acrescentar algo mais

Agradecemos por este espaço no Portal Acontece Jundiaí para divulgar nosso show e principalmente nosso trabalho que é consistente e que segue firme sempre defendendo a nossa cultura caipira. E cheguem lá, nesta sexta-feira (02)!

Para saber mais sobre a Orquestra, acesse o site  e o Facebook.

Serviço:
13° aniversário da Orquestra de Violeiros Terra da Uva
Data: Sexta-feira (02/08)
Horário: 20h30
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Ingressos nas bilheterias do Centro das Artes e do Teatro Polytheama ou pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/96455/
Duração: 80 minutos

Ellen Fernandes
Foto: Divulgação/Orquestra de Violeiros Terra da Uva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *