‘Terra Livre’ une as violas caipira e campaniça de Ricardo Vignini e O Gajo no Sesc Jundiaí

Um encontro transatlântico marcado por semelhanças, a partir da união de um instrumento em comum: a viola. Assim é o show Terra Livre com os mestres violeiros Ricardo Vignini (SP) na viola caipira e O Gajo (Lisboa) na viola campaniça, que será apresentado gratuitamente neste domingo (01/09), às 17h30, na Área de Convivência do Sesc Jundiaí. 

O show da turnê que o público de Jundiaí e Região terá o oportunidade de presenciar é baseado no álbum “Terra Livre” que é o território exploratório dos violeiros que têm as suas origens ligadas ao rock onde expandem os seus horizontes criativos sem fórmulas ou regras pré-definidas. Uma fusão de dois diferentes países e, ao mesmo tempo, com povos tão parecidos. Uma união singular faz de “Terra Livre” um grito pela Liberdade num mundo cheio de intolerâncias. 

O  repertório que reflete a rica bagagem cultural dos dois mestres da viola que se encontraram em 2022 através das redes sociais do português João Morais mais conhecido como “O Gajo” e do Ricardo Vignini. 

A turnê de lançamento do LP Terra Livre do Ricardo Vignini e O Gajo é uma celebração da música contemporânea.
A turnê de lançamento do LP Terra Livre do Ricardo Vignini e O Gajo é uma celebração da música contemporânea.

Além do talento individual de O Gajo e Ricardo Vignini,  a produção Terra Livre reúne no álbum e nos shows da turnê um diálogo admirável entre as violas que representa a rica herança cultural de Portugal e do Brasil. Além da empatia musical, esse encontro resultou em uma sonoridade inovadora que reverbera com o público. O encontro dessa dupla é marcada por semelhanças diversas, como o fato de terem a mesma idade e também de dividirem a mesma trajetória musical iniciada no rock. Atualmente, ambos são referência em seus países.

Em entrevista exclusiva ao Portal Acontece Jundiaí, o violeiro, compositor e produtor Ricardo Vignini compartilha sobre a apresentação na cidade e a expectativa com a turnê pelo Estado de São Paulo. Confira:

Acontece Jundiaí: O que o público de Jundiaí e Região pode esperar do show no Sesc Jundiaí?

Ricardo Vignini: O encontro de duas violas tradicionais nas mão de violeiros que tiveram seu começo no rock, se apaixonaram pelas violas caipiras e campaniças e utilizam esses instrumentos como forma de expressão de sua arte

Nessa segunda etapa da turnê Terra Livre, além da capital, vocês se apresentarão por diversas cidades do interior do Estado. Qual sua expectativa com os shows nesses outros lugares?

A primeira vez que fizemos em 2023 estávamos ainda nos conhecendo, depois disso aconteceu a turnê em Portugal em fevereiro, agora tem bastante gente que ouviram nosso álbum Terra Livre, acredito que as pessoas vão gostar, estamos mais entrosados

Fique à vontade se quiser acrescentar algo mais!

Esse álbum foi uma grande surpresa na nossa carreira, começou de maneira despretensiosa e nos levou para vários lugares diferentes, lutei muito para apresentar para os brasileiros essa parceria, tanto eu com O Gajo temos a mesma idade e vivências semelhantes cada um no seu país, estamos muito ansiosos para essas apresentações

 

Biografia dos músicos

RICARDO VIGNINI: Nascido na cidade de São Paulo, o violeiro Ricardo Vignini, é membro fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock, como canções de bandas como Led Zeppelin, Nirvana, Metallica, Rolling Stones e Queen. Em 2010 lançou seu primeiro CD solo “Na Zoada do Arame”, depois vieram mais cinco; “Rebento” (2017), “Viola de Lata” (2019), “Reviola”, “Sessões Elétricas Para Um Novo Tempo” e “Cubo” em 2020, dividiu o palco com artistas americanos como Bob Brozman – turnê brasileira em 2003 – e Woody Mann, em 2006 e 2008. Leciona viola caipira há 20 anos e produz CDs de vários artistas há mais de 10 anos. Vignini participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil, obtendo grande repercussão nacional e internacional, se apresentou nos EUA, México, Canadá, Europa e América Latina. Ao longo de sua trajetória Ricardo Vignini construiu uma discografia invejável, gravou 21 CDs, entre discos solo, com a banda Matuto Moderno, duo Moda de Rock, com o Índio Cachoeira, as bandas Mano Sinistra e Cheap Tequila, e Nós do Rock Rural, sem contar as inúmeras participações em projetos de outros músicos.

Siga Ricardo Vignini nas redes:

YouTube: https://www.youtube.com/c/RicardoVignini
Facebook: https://www.facebook.com/ricardovigninivioleiro
Instagram: https://www.instagram.com/ricardovignini/
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0ZrXZ1ZVEUfILOgpv7rzuU

O GAJO
Nasceu em Lisboa na primavera de 2016 pelas mãos de João Morais com o intuito de ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal. É assim que surge a relação com a Viola Campaniça, um instrumento de raiz tradicional que faz parte da história centenária e cultural portuguesa. É na região rural do Alentejo que João Morais conhece a Viola Campaniça mas a que traz para a cidade de Lisboa ganha novas tonalidades. Afasta-se da linguagem mais tradicional explorando caminhos mais contemporâneos, mantendo intacta a sua Portugalidade. Em 2017 chega a gravação do primeiro disco “Longe do Chão”, em 2019 é a vez das “4 Estações do GAJO”, um disco quadripartido em 4 EP’s dedicados a 4 estações de comboio de Lisboa, em 2021 chega “Subterrâneos” em formato trio com a colaboração de 2 conceituados músicos da cena Jazz Portuguesa (Carlos Barretto no contrabaixo e José Salgueiro (percussão)

Siga O Gajo nas redes:
https://ogajo.net
YouTube: https://www.youtube.com/@OGAJO
Facebook: https://www.facebook.com/ogajodacampanica/
Instagram: https://www.instagram.com/_ogajo_/
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6r2U39qyLT3oQ6gSTmSLai?si=EkrG8CwJT-KEcYwH9WRUuA&nd=1

Sesc Jundiaí

Área de Convivência

Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí – SP, 13214-206

Telefone: (11) 4583-4900

Duração: 90 minutos aproximadamente

Ellen Fernandes

Fotos: Rita Perran

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *