Encontros literários serão levados a vários pontos da cidade

Concerto de música erudita, oficinas literárias, contação de histórias e bate-papos com profissionais de literatura marcam os “Encontros Literários”, promovido pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí, em diversos locais da cidade com entrada gratuita.

O evento começa neste sábado (16) com apresentação do concerto literário pela Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), às 20h, no Teatro Polytheama.  Sob a regência da maestrina Cláudia Feres, e com participação especial do músico Thiago Hessel como solista no contrabaixo, a novidade no concerto será a participação do professor Douglas Tufano, convidado para comentar e traçar os paralelos entre Música e a Literatura ao longo da História, estilo e tendências do programa do concerto, que terá Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Tom Jobim e outros compositores.

A programação continua no domingo (17), das 10h às 12h30, com o Sarau de Poesia & Outras Artes, no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, com intervenções artística, declamações poéticas, contação de histórias e intervenções musicais.

Na segunda-feira (18), a Sala dos Relógios do Complexo Fepasa (União dos Ferroviários, 1760, Centro) recebe as oficinas “Dom Quixote entre cartas”, uma pela manhã, das 9h às 12h, e outra à tarde, das 14h30 às 17h30. Voltada para educadores, as oficinas buscam trazer aos participantes o entendimento do espírito quixotesco com base na obra do espanhol Miguel de Cervantes. Os interessados podem fazer a inscrição online.

Orquestra Municipal de Jundiaí abre a programação dos Encontros Literários com concerto especial no Teatro Polytheama

Na quinta-feira (21), das 8h às 22h, a Biblioteca Municipal Nelson Foot promove o “Gentileza Literária: feira de troca de livros”. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, até mesmo histórias em quadrinhos e gibis. Não serão aceitos livros didáticos, escolares e técnicos. A Biblioteca fica no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Já na sexta-feira (22) e sábado (23), em parceria com a Cia. na Ponta da Língua, programação traz a 3º Festa de Histórias, na Sala dos Relógios, no Complexo Fepasa . Encontro busca resgatar e difundir a arte de contar histórias e debater o oficio do contador, com foco na importância das histórias nas relações humanas e seus benefícios dentro do ambiente familiar e educacional. Interessados em participar devem retirar seus ingressos na Unidade de Cultura a partir da quarta-feira (20).

A programação da sexta-feira (22) será na Sala dos Relógios e começa às 19h, com abertura oficial com a Cia. na Ponta da Língua, seguida das participações de Giba Pedrosa e Helena Ritto (Quintal da Cultura), às 19h30, e coquetel a partir das 20h30.

Já no sábado (23), o programa começa com Roda de Prosa, um bate papo com histórias com Regina Machado, Kelly Orasi e Paulo Freire, e mediação de Diana Beatriz. As inscrições devem ser feitas online. A programação segue às 14h com apresentação do Coral Divino Infantil; às 14h30, com Kelly Orasi e Marcos Coin; às 15h, com Cris Miguel (Baú de Histórias da TV Cultura); às 16h, com Regina Machado; às 16h30, com Paulo Federal; às 17h, com Mafuane Oliveira. Das 17h30 às 18h30, está marcada uma roda de histórias voluntária, e programação segue às 19h, com Paulo Freire; às 19h30, com Diana Beatriz; e encerra-se com “Na Ponta da Língua”, às 20h.

Também no sábado (23), das 9h às 16h, o calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente ao Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, irá receber um Varal de Poesias, ação em que autores das academias literárias da cidade irão pendurar em varais textos de sua autoria para que as pessoas possam compartilhá-los.

Na quarta-feira (27), a Biblioteca Municipal Nelson Foot recebe uma oficina de contação de histórias voltada para educadores. Quem promove a capacitação é também a Cia. na Ponta da língua, que promete atividades com histórias, teatro, músicas e brincadeiras.

Os “Encontros Literários: as palavras invadem a cidade” encerram-se na sexta-feira (29), durante a premiação da 13ª Olimpíada de Redação, em sessão solene de entrega dos prêmios no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), às 19h30. Além da premiação, estão previstas intervenções e atividades literárias envolvendo os participantes.

 

Da Redação
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *