Prepare-se para o Algarve, na costa sul de Portugal

Há vários pretextos valiosos para conhecer o Algarve, uma belíssima região da costa sul de Portugal, com seus encantos e muitos lugares ao sol. Desta vez falarei apenas de duas delas.

A primeira, Carvoeiro, uma vila portuguesa, com certeza, que se debruça sobre o oceano com as suas falésias douradas e grutas moldadas pelo tempo que proporcionam vistas deslumbrantes do por do sol, ruas estreitas e arquiteturas de casas caiadas adaptadas à medida das necessidades. Na  praça central, junto a praia há várias opções de bares e restaurantes que, sem sombra de dúvidas, nos leva a relaxar e desfrutar as vistas do mar e das falésias douradas.

Vale aproveitar cada segundo para renovar as energias. No auge do verão há muita gente, mas mesmo assim, renovar os olhares e sentir novos sabores e aromas não deixa de ser uma experiência única e deliciosa.

Carvoeiro, uma vila portuguesa, que se debruça sobre o oceano com as suas falésias douradas e grutas moldadas pelo tempo

Passando para o segundo destino, digo que Olhão tem outros encantos e charmes diferentes. A pesca foi desde sempre o principal meio de subsistência da população, tanto que os pescadores são figuras míticas e reconhecidos pela perícia ao executar o trabalho.

Com a  abundância de mariscos nesta região, não há como escapar das ofertas de excelentes restaurantes de pratos que fazem jus à reputação, que lá ouvi dizer, ser a capital gastronômica do Algarve. Muito marisco.

Além disso, a cereja do bolo: a magnífica Reserva da Ria Formosa. O pequeno paraíso dos labirintos de  canais, ilhas e bancos de areias com extensão de 60 km, praias paradisíacas, águas claras e mais quentes.  Se procura tranquilidade, não vá no auge do verão. Deixe para ir no início de setembro.

Escolha uma das ilhas, embarque e aproveite cada pedacinho deste paraíso que a cada dia lhe mostrará um novo cenário.

Reserva da Ria Formosa,pequeno paraíso dos labirintos de canais, ilhas, extensos bancos de areias e praias paradisíacas

Se ainda não fui capaz de te convencer a conhecer Portugal, não tem problema. Não desisto fácil. Insisto, Portugal deve entrar na sua lista de desejos imediatos para se visitar.

Belas paisagens, segurança, a comida portuguesa é espetacular e vasta! Só do bacalhau partem diversos pratos! Comemos todos os dias maravilhosamente bem e, para não ficar com a consciência pesada, é bom perder alguns quilos antes de chegar aqui.

Logo, logo mando notícias lusitanas falando sobre os deliciosos doces acompanhados de uma chávena de café. Mas antes falarei de uma aldeia pequenina e encantadora daqui….

Vem pra cá, rapidinho você vai começar a falar sem perceber “um bocadinho“ ou, até mesmo, “estou a esperar para ir a casa de banho!

É muito bom !!!!

Saudações brasileiras de terras lusitanas.

 

Fotos: Divulgação

Gio Gaspari

Gio Gaspari

Mãe, turismóloga, guia de turismo, empreendedora, marketeira e arteira. Apaixonada pelo universo das viagens e por artesanato, sempre dá um jeitinho de escapar da rotina e cair na estrada com o marido e o filho. Atravessou o oceano por amor, e hoje mora no Porto. Vive em terras lusitanas e aproveitando todo esse universo em que vive, dividirá com a paixão que sente as dicas das melhores escapadas.

4 thoughts on “Prepare-se para o Algarve, na costa sul de Portugal

  • Setembro 16, 2017 at 10:37 pm
    Permalink

    Muito boa a levada do texto, realmente um destino encantador e enquanto não visito pessoalmente vou registrando suas dicas. Parabéns

    Reply
  • Setembro 16, 2017 at 10:41 pm
    Permalink

    Adoreiiiii! !!!
    Com certeza será uma excelente escolha para desfrutar e aproveitar para conhecer essa cultura e muito lazer com ilhas tão belas.
    Vou começar meus planos de viagem.

    Reply
  • Setembro 16, 2017 at 10:52 pm
    Permalink

    Parabéns Gio, nos deixou com vontade de conhecer a terrinha de nossos descobridores, no mínimo dos mariscos e bacalhaus.

    Reply
  • Setembro 20, 2017 at 8:50 pm
    Permalink

    Com todas estas dicas,não tem com não voltar para essa terra linda e cheia de encantos. Obrigada!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *