Vinícola Castanho inova com Tour do Vinho

Dos vinhedos para a taça. Todo o processo de produção de vinhos e espumantes é detalhado no Tour do Vinho, lançado no último dia 23 pela Vinícola Castanho, em Jundiaí. Quem perdeu não precisa se preocupar, pois o evento será mensal.

O administrador da empresa, Ricardo Leme da Silva, terceira geração a trabalhar com a bebida, explica que a ideia de criar o Tour do Vinho surgiu da vontade de promover o produto jundiaiense e ensinar os apreciadores, principalmente os iniciantes, a harmonizá-lo corretamente com as refeições. “Nosso objetivo é contribuir com quem está começando a consumir vinho, fortalecer o turismo no nosso bairro, o Castanho, e valorizar a região como produtora”, destaca.

Tour do Vinho começa com uma visita aos vinhedos

A reportagem do Acontece Jundiaí participou do lançamento e conta tudo sobre a novidade. O tour tem como ponto de partida a visita aos vinhedos da propriedade da família Leme da Silva, com direito a viagem de trenzinho até a plantação de uva.

Hoje,  o sítio dispõe de quatro mil pés de uvas do tipo Bordô e Isabel, utilizadas  na produção de vinho tinto de mesa. A partir do ano que vem, serão 10 mil pés da fruta, incluindo variedades como a Syrah e Sauvignon Blanc. Atualmente, os vinhos finos da Vinícola Castanho são produzidos com uvas importadas da região sul do País.

Produção

Uma gestação de nove meses. Este é o tempo mínimo para a produção de um vinho de mesa, da moagem da uva ao engarrafamento da bebida. Entre tonéis de aço inox e de madeira, o vinho descansa até chegar ao ponto de ser consumido. Já os vinhos finos, o tempo de maturação é de, no mínimo, dois anos.

Entre tonéis de aço inox e de madeiro, vinho descansa até chegar ao ponto de ser consumido

Além de tintos e brancos, a Vinícola Castanho produz (bons) espumantes, a partir do método Charmat.

Hoje, a produção anual da vinícola é de 100 mil litros de vinho, com expectativa de expansão para o próximo ano, quando completa 50 anos.

Degustação

Depois de visitar os vinhedos e conhecer a produção, vem a melhor parte do tour: a degustação, acompanhada de harmonização com petiscos.

Para os iniciantes no consumo da bebida, a sensação é de descobertas a partir da análise da cor e aroma do vinho, que podem indicar se um vinho é jovem ou maduro, frutado ou amadeirado.

A degustação começa com o espumante Serra dos Cristais Brut e prossegue com o Luar Moscato (branco), os tintos Bordô Seco, Luar Merlot Tannat, Luar Cabernet Sauvignon e finalizada com o espumante Serra dos Cristais Moscatel.

Ao final do tour, degustação de vinhos da casa com harmonização

Como participar

A partir de setembro, sempre no terceiro sábado de cada mês, a Vinícola Castanho realiza o Tour do Vinho, que inclui visita técnica e degustação de vinhos e espumantes. As vagas são limitadas e, para participar, é necessário comprar o ingresso pelo site: https://goo.gl/j8TPwy. O valor é R$ 45 por pessoa.

A Vinícola Castanho fica na Travessa dos Patos, 1050, Castanho, Jundiaí (SP). Mais informações pelo telefone (11) 4537-1502.

 

Viviane Rodrigues

One thought on “Vinícola Castanho inova com Tour do Vinho

  • Avatar
    Janeiro 13, 2018 at 1:02 am
    Permalink

    Achei brilhante essa idéia de fazer o thour é bom as pesdoas que nao tem habito de consumir e como consumir vinho conhecer os tipos de vinhos como quando consumir ocasioes refeicões é importante levar conhecimento ao publico que vai faxer o thour.
    .

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *