Mostra competitiva abre Enredança neste terça (3) no Polytheama
Após 11 anos, o tradicional Enredança retorna à cidade nesta terça-feira (3), com abertura da Mostra Competitiva, às 16 horas, no Teatro Polytheama, em Jundiaí. Em sua 21ª edição, o festival traz como propostas o fomento às atividades e grupos de dança, a descentralização das manifestações culturais e a promoção de oficinas e workshops com diversos gêneros, com a participação de coreógrafos e bailarinos de renome.
As apresentações da Mostra Competitiva serão feitas no Teatro Polytheama de terça-feira (3) até a quinta-feira (5). Já a Mostra Paralela prossegue até o sábado (7) com espetáculos no Complexo Fepasa, Paineiras Shopping, Mercadão da Ferroviários e Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí.
Entre os estilos contemplados pelo festival estão: clássico, clássico de repertório, danças populares, street dance, sapateado, flamenco, jazz e contemporâneo.
Uma noite de gala será ainda realizada no Teatro Polytheama no sábado (7), às 19h30, com a apresentação de coreografias selecionadas nas etapas classificatórias, e a premiação dos melhores bailarinos, coreógrafo e revelação.
Já o encerramento do Festival está marcado para o domingo (8), às 19h30, com a apresentação do espetáculo “Ludus Coreológicas”, do Caleidos Cia. de Dança.
Além das apresentações de coreografias, o festival integrará também a feira de exposições “Passos e Palcos” no Polytheama, Complexo Fepasa, Paineiras Shopping e Mercadão da Ferroviários, composta de peças, vestimentas e calçados que compõem os repertórios de companhias de dança.
Oficinas gratuitas
Como uma das propostas do festival, serão realizadas oficinas gratuitas em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Na quinta (5) e sexta-feira (6), na sala Hermeto Pascoal, das 9h às 13h, está marcada a oficina “Investigações coreográficas”.
Como 20 vagas e voltada para profissionais e estudantes da dança, teatro e performance, oficina promovida através do Poiesis e Oficinas Culturais será ministrada por Claudia Palma e tem como proposta investigar a escrita do movimento e pensar uma estrutura para a dança.
Já a oficina de Repertório em Movimento e Balé Clássico será realizada no Teatro Polytheama na segunda-feira (9), das 18h30 às 20h30. Oficina vem à cidade em parceria com a São Paulo Companhia de Dança e contará com 30 vagas, tendo como público alvo alunos de dança com níveis intermediário ou avançado.
Da Redação
Foto: Divulgação