Filmes, bate-papos e show marcam Semana do Audiovisual Livre

A Semana do Audiovisual Livre – SALVE 2017 acontece de 24 e 29 de outubro, concentrando grande parte da programação nas dependências do Sesc Jundiaí, apoiador do evento promovido pelos coletivos Coisarada de Cineclube Consciência — o primeiro focado em produção cultural, o segundo reconhecido por exibir filmes gratuitamente há mais de 10 anos. Em sua quarta edição, a iniciativa quer promover conexões e questionar novos e velhos formatos.

A proposta é reunir profissionais, estudantes e entusiastas de Jundiaí e região para discutir a produção audiovisual, os novos ambientes em que ela está presente e também refletir sobre a preservação dos conteúdos criados ontem e hoje. Para isso, trará produtores, cineastas, youtubers, historiadores e artistas em uma programação totalmente gratuita.

A SALVE terá show com a dupla Craca e Dani Nega, vencedores do Prêmio da Música Brasileira com o disco “Dispositivo Tralha”, eleito o melhor álbum eletrônico deste ano; um encontro sobre o passado da produção audiovisual na cidade, com participação do Professor Maurício Ferreira, do Sebo Jundiaí; exibição de curtas que foram destaque nos principais festivais brasileiros; e também a estreia local do longa brasileiro “Era o Hotel Cambridge”, sobre os conflitos entorno da ocupação de moradia em São Paulo, entre outras atividades.

Um dos destaques da programação é o bate-papo SALVE Talks, que vai reunir profissionais do audiovisual e youtubers para debater temas contemporâneos. Entre os convidados estão a cineasta Dani Libardi, diretora da série “3%” e os youtubers Lorelay Fox (canal Para Tudo) e Pedro HMC (canal Põe na Roda). A atividade acontece no dia 28 de outubro (sábado), a partir das 14 horas no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Jundiaí. A entrada é gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes no local.

Youtuber Lorelay Fox (canal Para Tudo) participa do Salve Talks/ Foto: Divulgação

Um olho na tela, outro na cidade

Ao aproximar esses diferentes agentes audiovisuais, a SALVE quer estimular novas ideias e ações para a valorização da produção local. Nesse sentido, logo na abertura da semana um grande encontro vai reunir instituições, profissionais convidados e público interessado para pensar o futuro e discutir políticas públicas.

Canal SALVE

Entre as novidades dessa edição, um canal no YouTube está reunindo conteúdos inéditos produzidos por profissionais e artistas da cidade e região. Lá, temas como o audiovisual como ferramenta de educação, a produção para deficientes auditivos e narrativas periféricas serão abordados em minidocumentários.

Confira a programação completa da SALVE 2017:

POLÍTICAS CULTURAIS PARA O AUDIOVISUAL: NOVAS PERSPECTIVAS
Qual o futuro do audiovisual? A fim de colaborar com o debate, serão apresentados os resultados de uma pesquisa inédita que buscou entender o perfil dos produtores de audiovisual de Jundiaí e região. Em seguida, conversaremos sobre os mecanismos e políticas de fomento para o audiovisual, considerando impactos do investimento público na produção e difusão, assim como as novas perspectivas para o setor nos âmbitos federal, estadual e municipal. Também será realizada uma dinâmica coletiva para refletir acerca de possíveis metas e diretrizes audiovisuais para a cidade e região. Com Gustavo Koch (produtor da SALVE), Glauber Piva (sociólogo, gestor de cultura e ex-diretor da Agência Nacional de Cinema — ANCINE), Unidade de Gestão de Cultura e Câmara Setorial de Audiovisual & Cultura Digital.
► Dia 24. Terça, 19h às 21h30 Sesc Jundiaí — Espaço de Tecnologia e Artes | 50 vagas | Livre | Grátis Retirada de ingressos no local, 1h antes

A MEMÓRIA AUDIOVISUAL DE JUNDIAÍ
Através de trechos de filmes, fotos e cartazes, entre outros materiais, vamos traçar um panorama histórico para conversar sobre a memória audiovisual de Jundiaí, que no passado abrigou importantes produções. Com Fabrício Felice e Rodrigo Tangerino, mediação de Maurício Ferreira.
► Dia 25. Quarta, 19h às 21h Sesc Jundiaí — Espaço de Tecnologia e Artes | 50 vagas | Livre | Grátis Inscrições no local, 1h antes

CRACA, DANI NEGA E O DISPOSITIVO TRALHA
Dani Nega é atriz e MC que traz no sangue a música negra. Craca é músico e produtor, com o trabalho diretamente ligado à expressão visual. O som fruto do ímpeto alquimista cyberpunk de Craca se mostrou uma base perfeita para que Dani Nega debulhasse rimas pesadas que falam sério sobre a violência sofrida pelas mulheres e negros no Brasil. O disco “Dispositivo Tralha”, eleito o melhor álbum eletrônico no Prêmio da Música Brasileira deste ano, reúne a melhor parte do repertório nascido originalmente de um projeto audiovisual de música e vídeo mapping que Craca vem apresentando em diversas performances pelo estado de São Paulo desde 2013.
► Dia 26. Quinta, 20h Sesc Jundiaí — Espaço Radical | 16 anos | Grátis

MOSTRA LIVRE
Curtas metragem que foram destaque nos principais festivais brasileiros e as revelações do cinema de arte contemporânea. Após a exibição dos filmes “Aluguel — o Filme”, “Vazio do Lado de Fora”, “Procura-se Irenice”, “Rainha” e “Manual”, haverá debate com a participação dos produtores Linconln Péricles, Thiago Mendonça e Marco Escrivão.
► Dia 27. Sexta, 19h às 22h Sala CineArte do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí 40 lugares | Livre | Grátis

SALVE TALKS
Conversas instigantes sobre temas do universo audiovisual. Serão realizadas três sessões com os temas “A representatividade da mulher na produção audiovisual” com Dani Libardi (diretora da série “3%”) e Malu Andrade (grupo Mulheres no Audiovisual Brasil), “O audiovisual como ferramenta de militância LGBT” com Luiz Henrique Lula & Camila da Motta (canal Queer na tela ) e Lorelay Fox (canal Para Tudo), e “Como o YouTube transformou a produção e o consumo de conteúdos audiovisuais” com Faell Vasconcelos(canal ArtWeb) e Pedro HMC (canal Põe na Roda ). Mediações de Daniele Barbosa, Thyga Morena e Gustavo Koch.
► Dia 28. Sábado, 14h às 18h Sesc Jundiaí — Espaço de Tecnologia e Artes | 50 vagas | 12 anos| Grátis Retirada de ingressos no local, 30 minutos antes

ERA O HOTEL CAMBRIDGE Direção: Eliane Caffé. BRA, 2017, 99 min.
Estreia local do longa nacional que narra como refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-teto um velho edifício abandonado no centro de São Paulo, seguida de bate-papo com Carmen Silva (dirigente da FLM — Frente de Luta por Moradia) e Inês Figueiró (co-roteirista do filme e coordenadora das oficinas infantis do Hotel Cambridge).
► Dia 28. Sábado, 18h às 20h Sesc Jundiaí — Teatro | 220 lugares | 12 anos | Grátis Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento

ENCONTRO DE CINECLUBES
“Cineclube como forma de resistência política e educação de base: importância, fragilidades e desafios cineclubistas” é o tema desta primeira edição do encontro, uma parceria do Cineclube Consciência com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Serão abordados temas como educação e ampliação do debate sobre cinema, direitos humanos e diferentes formas de promover o amplo acesso às produções cinematográficas, e haverá exibição de três curtas acerca do tema central. Com Eduardo Paes Aguiar e Claudio Nunes (Tio Pac). Público alvo: Direcionada à cineclubistas de todo o estado, estudantes, produtores e aberta ao público geral.
► Dia 29. Domingo, 10h às 16h Sala Jundiaí — Complexo Fepasa | Livre | Grátis
Inscrições: http://bit.ly/cineclubesSALVE2017

 

Da Redação
Foto destaque: Dupla Craca e Dani Nega faz show na SALVE/ Foto: Nadja Kouchi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *