Imigração italiana é tema da Mostra de Artes da APAE de Jundiaí

Com o tema imigração italiana, a 3ª Mostra de Artes da APAE de Jundiaí pode ser conferida nos dias 04 e 05 de dezembro na sede da organização. Todos os assistidos do Centro de Convivência foram envolvidos nas atividades e participam ativamente na exposição.

Os trabalhos começaram no final do mês de agosto e envolveu todos os profissionais do Centro de Convivência. Cada educador trabalhou uma modalidade e os assistidos aprenderam sobre a comida típica italiana preparando pizzas, nhoque e macarrão; sobre a dança típica através de coreografias e a parte plástica nas aulas de arte. “Eles fizeram pintura, colagem e desenho usando a temática. No meio do processo peguei um gancho das obras do Cândido Portinari porque os pais deles vieram da Itália, ele morou numa fazenda com plantação de café e alguns alunos trabalharam algumas obras dele também”, comentou a Arte terapeuta, Fabiana Ribeiro Guedes.

De acordo com Fabiana, o objetivo de trabalhar o tema Imigração Italiana foi tentar resgatar a questão cultural e fazer com que os assistidos conhecessem um pouco da história de Jundiaí, que muitos não sabiam. “Nós fomos trazendo o processo de imigração, que se deu depois da escravidão; falamos porque os imigrantes vieram para cá, que foi uma espécie de chamado: “vem pro Brasil, que vai ter emprego e dinheiro”, etc. Tudo isso com uma linguagem simples e de fácil compreensão para eles. Parece simples, mas o processo é bem complexo, temos de pensar a melhor maneira de passar a informação para que eles possam absorver o conteúdo”, disse Fabiana.

Para passar todo o contexto da história, os profissionais usaram livros, vídeos, visitas aos Museus dos Ferroviários e Solar do Barão, e ainda, trechos da novela Terra Nostra, exibida pela Globo, visto que muitos deles assistiram a dramaturgia.

O resultado de todo esse trabalho poderá ser conferido na própria APAE. Lá também estão em exposição as fotos de todos os participantes caracterizados de imigrantes italianos. Pais, amigos e familiares foram convidados para prestigiar.

 

Serviço

3ª Mostra de Artes dos alunos do Centro de Convivência da APAE

Local: APAE DE Jundiaí –Rua Francisco Telles, 475 – Vila Arens

Data: 04 e 05/12

Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

 

Da Redação
Fotos: Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *