Jundiaí sedia Festival Hip Hop District no final de semana do feriado

Jundiaí vai ser a capital do “street dance” entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Parque da Uva. O festival Hip Hop District vai reunir cerca de 2 mil dançarinos do Brasil e do mundo para apresentações, workshops e competições na cidade.

Em sua segunda edição, o evento já é considerado o número um do gênero no Estado, além de figurar entre os três maiores do país, ficando atrás apenas do Rio H2K, organizado pela Rede Globo, e do Festival Internacional de Curitiba.

Academias e grupos de dança de diferentes estados já estão se preparando para participar da extensa programação e sonham com os prêmios de até R$ 5 mil que serão entregues aos vencedores das competições.

Além de atividades exclusivas aos profissionais, o Hip Hop District terá atrações para o grande público, como as Mostras Competitivas. Essas apresentações acontecerão no Parque da Uva (Av. Jundiaí, s/n) durante os quatro dias do evento e terão entrada solidária, onde cada 1 kg de alimento não perecível doado equivale a um ingresso. As arrecadações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

Segundo Felipe Hass, produtor executivo, o festival traz oportunidades. “Ademais os impactos positivos na economia, com o alto número de participantes e público, o intercâmbio artístico contribui com a inclusão da cidade no mapa nacional das mostras e competições de dança, alavancando a produção local e o turismo cultural”.

A importância do Hip Hop District já foi sentida pelos hotéis Ibis Budget e Adagio Jundiaí, parceiros do evento, que estão com reservas esgotadas para o período e irão receber profissionais do Brasil e de países como Estados Unidos, França e Austrália.

Outro importante parceiro, a Caixa Econômica Federal, fará uma ação especial durante o festival, que segundo José Luiz Pavanelli, superintendente regional de negócios em Jundiaí, está alinhado a missão social da Caixa. “Apoiar eventos como este, além da valorização da cidade, é promover através da arte o desenvolvimento humano”.  No Parque da Uva, o Espaço Caixa vai receber clientes ― com exclusividade no primeiro dia ― e o público presente para desfrutar de atrações como fliperama, videogames, painel interativo e área de descanso durante os dias de festival.

Ao todo, serão mais de 100 apresentações e competições nos quatro dias de festival

Dança dos famosos ― Dezenove profissionais vão compor o grupo de professores que darão workshops durante o evento, sendo sete internacionais. Entre eles está a coreógrafa Sheryl Murakami, dos Estados Unidos, que recebeu junto da cantora Beyoncé o prêmio de Melhor Coreografia no VMA 2011, premiação da MTV americana, para a faixa “Who Run The World”, estando também creditada como coautora da coreografia no videoclipe “Ego”, também da popstar.

Outros destaques são a australiana Nadiah “NfuZion” (especialista em dancehall e danças de rua africanas), o francês Jimmy Yudat (fundador do grupo YUDAT), e os norte-americanos Brian Green (que dançou para Mariah Carey, Gwen Stefanie, Fergie e Missy Eliott), King Charles (Madonna e Will.i.am), Antoine Troupe (coreógrafo do último vídeo do cantor Prince) e Slim Boogie (Katy Perry e Busta Rhymes).

Já no time brasileiro estão nomes como o Alex Soares, Edson Guiu, Guiga, Filipe Ursão, Fran Manson, Gabriel Woelke “Bilão”, Henrique Bianchini, Kilder Alves, Marcelo Costa, Marcio Alves, Matheus Mira, Taysa Copelli, Romulo Oliveira e o paranaense BBoy Neguin, reconhecido internacionalmente por trabalhar ao lado de nomes renomados como Sean Paul, Justin Timberlake, Paul McCartney e Marcelo D2.

“Eles são os melhores no que fazem”, diz Henry Camargo, coreógrafo da Cia. Kahal e curador artístico HHD. “Buscamos equilibrar o grupo de convidados com nomes recentes e pioneiros, gente que ajudou a construir a história da dança de rua. São pessoas que amam o que fazem e transmitem os seus conhecimentos com paixão”.

Henry ressalta ainda a inspiração que o festival oferece aos seus participantes. “Gente do país inteiro se reúne aqui, criando oportunidades de conexão entre pessoas vindas de lugares muito diferentes, e que muitas vezes se sentem sozinhas no que fazem, e podem construir novos legados a partir do evento”.

Ao todo, serão mais de 100 apresentações e competições, além de 22 workshops e outros 3 painéis com gestores de escolas e companhias durante o HHD. Duas festas também acontecerão, convidando o público e os dançarinos a mostrarem os seus talentos na pista do Espaço Kahal (R. Emile Pilon, 234, Vila Arens) nos dias 28 e 30 de abril. A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser consultadas no site www.hiphopdistrict.com.br.

 

HIP HOP DISTRICT

De 28 de abril a 1º de maio

Parque da Uva e outros espaços em Jundiaí

Programação em www.hiphopdistrict.com.br

 

Da Redação
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *