Campos do Jordão: passeio reúne arte, gastronomia slow food e natureza  

O feriado prolongado de Corpus Christi é uma boa pedida para quem deseja relaxar e vivenciar novas experiências. A dica que o Acontece Jundiaí compartilha é uma opção de roteiro na região de Campos do Jordão em que o turista vivencia um outro lado da cidade, longe da agitação do centro. Trata-se de uma combinação de natureza, arte e gastronomia da roça baseada no movimento Slow Food localizada no Triângulo das Serras, ótimo para quem está não só em Campos, mas em Santo Antônio do Pinhal ou São Bento do Sapucaí.

A proposta desse roteiro é mostrar que existe vida fora do centrinho do Capivari, principalmente para turistas que querem experimentar um outro lado de Campos do Jordão, o “lado B”, longe da agitação que toma conta da cidade, nessa época do ano, início da alta temporada.

Em um passeio imperdível pelas estradinhas locais dá para combinar arte e design exclusivos de artistas da região da Mantiqueira, gastronomia autêntica e compra de produtos orgânicos e da região em um charmoso empório. O roteiro é bem fácil, sinalizado, e está próximo não só de Campos (15 km do centro), como a 26 km de Santo Antônio do Pinhal (SP) e 35 km de São Bento do Sapucaí (SP) no chamado “Triângulo das Serras”.

O Espaço LuzAzul reúne obras dos artistas mais importantes da Serra da Mantiqueira

1ª Parada: Arte & Design da Mantiqueira – É sempre bom começar pelas novidades e, no caso deste roteiro, se chama Espaço LuzAzul Arte & Design da Mantiqueira que acaba de ser inaugurado dentro do Circuito Turístico dos Mellos. Uma “casinha” que se destaca pelo azul bem forte que toma conta de toda a fachada. Impossível não ser notada.

A LuzAzul reúne em um só lugar obras de mais de 20 artistas que antes estavam espalhadas pelos ateliês em várias cidades da região.  Veja lista completa dos artistas com informações de cada um no  link http://bancadenoticias.com.br/release.php?id_release=1096)

O Espaço LuzAzul nasceu do empresário do ramo de turismo Oskar Kedor, um incansável divulgador da arte da Mantiqueira e reparou na dificuldade que turistas e amigos tinham em adquirir as obras. “Eu sempre recomendava a visita aos ateliês, mas, como ficavam todos espalhados, muitos não conseguiam ir. Faço toda a curadoria da LuzAzul baseada na biografia de cada artista, na sustentabilidade dos produtos utilizados e também na preocupação com a comunidade local”, explica Kedor.

O Empório dos Mellos oferece desde azeite, cervejas artesanais até chocolates orgânicos e café biodinâmico

2ª Parada – gastronomia slow food e produtos da Mantiqueira: Para completar o passeio nada melhor do que uma parada para apreciar os produtos locais e a gastronomia baseada no movimento slow food do chef Francisco Lima no Empório dos Mellos que fica bem em frente a LuzAzul. É só atravessar a estradinha.

O chef tem uma importante parceria com os produtores e oferece desde um surpreendente azeite e várias cervejas artesanais produzidos na Mantiqueira, até chocolates orgânicos de cacau de agroflorestas, café biodinâmico, geleias, mel, pães, bolos, vinhos brasileiros e outras delícias. Tem até uma quitanda com orgânicos do bairro.

A dica, além das comprinhas deliciosas, é relaxar e experimentar os pratos do chef Lima que oferece uma experiência autêntica com um menu que muda de acordo com a sazonalidade.  As refeições são compostas por Mimo de Chegada (pinhão, queijos da Mantiqueira, tomate de árvore), Aperitivo(mini pasteis, peixinho da horta, bolinho caipira), Entrada (salada PANC – plantas alimentícias não convencionais, polenta de milho verde), Prato Principal (sempre 3 opções: galinha caipira, porco e peixe da região), e para terminar, Sobremesa acompanhada de um cafezinho ou chá da horta. Cardápio de outono.

O empório também oferece, a partir das 9h, um farto café da manhã com sucos naturais, café, chá, ovos mexidos, pães, bolos, geleias, frutas e outras delícias. A partir do meio-dia já começa a ser servido o almoço. E toda essa experiência é embalada ao som de músicos da região que trazem no repertório o fino da Bossa Nova, Choro e MPB.

SERVIÇO:

Espaço LuzAzul

aberto sábado, domingos e feriados das 11h às 18h

Rua Elídio Gonçalves da Silva 1747

redes sociais: www.facebook.com/LuzAzul-arte-design-da-Mantiqueira-

insta: @luzazul arte e design da Mantiqueira

Empório dos Mellos

Aberto: sexta-feira das 9h as 17h,

sábados e domingos das 9h as 17h30,

e segunda das 9h as 17h

Demais dias fechado, exceto temporada e feriados.

*Em julho, abre todos os dias

Rua Elídio Gonçalves da Silva, 1.800 (em frente ao espaço LuzAzul)

Indo e reservas (12) 99751 2601

www.emporiodosmellos.com.br

Da Redação

Fotos: Divulgação/Jayro Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *