Filme Chega de Fiu Fiu Filme leva o debate sobre assédio ao circuito comercial

As cidades foram feitas para as mulheres? Esse é o questionamento que conduz o filme Chega de Fiu Fiu, idealizado pelo coletivo feminista Think Olga e dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. O documentário estreou no circuito comercial e segue rodando o país com a missão de debater sobre o assédio a mulheres no espaço público.

Em São Paulo, a primeira sala comercial a receber o documentário é a do Espaço Itaú de Cinema que exibirá, a princípio, até o dia 30 de maio, com sessão sempre às 18h. Segundo informações da página Chega de Fiu Fiu , se o documentário tiver bastante público, ele segue em cartaz. Então a proposta das idealizadoras é ocupar as salas de cinema e fazer o debate sobre assédio chegar cada vez mais longe. A realização do longa é da Brodagem Filmes, Co-realização da Think Olga e distribuição da Taturana. Para mais informações sobre local, horários e ingressos, acesse a página da Chega de Fiu Fiu.

Denúncia

O longa narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras (Brasília, São Paulo e Salvador), , que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. Em comum, elas têm a relação com o espaço urbano marcada por insegurança. São narrativas que revelam o quanto as cidades foram construídas sem a perspectiva de gênero e agravam ainda mais as violências sofridas pelas mulheres, como o assédio.

A reação ao assédio também é abordada no longa. Isso porque as personagens, usando óculos-espião ou uma microcâmera escondida,  permitiram a exploração de como o corpo é percebido no espaço público e o que acontece quando reagimos. Ou seja, o próprio corpo delas se tornou um instrumento de denúncia. Experiências intercaladas com o diálogo com especialistas sobre assédio, identidades, sexualidade, participação e mobilização social e masculinidades.

Longa estreou no circuito comercial e segue em exibição pelo país de forma colaborativa

Exibição colaborativa

Do Acre à Santa Catarina, até agora pelo menos dezenove exibições coletivas do documentário já estão agendadas. São sessões gratuitas e seguidas de roda de conversa ou outra atividade. Mesmo que o filme não esteja em cartaz na sua cidade, qualquer pessoa ou organização que queria levá-lo para seu espaço em uma exibição coletiva pode fazê-lo gratuitamente, por meio da plataforma Taturana Mobilização Social. Para as idealizadoras, pode ser uma sessão no trabalho, na universidade, em uma reunião do seu coletivo, no cineclube, em uma praça pública. O que importa é fazer o filme rodar o país!

Chega de Fiu Fiu 

Criada em 2013 pelo coletivo feminista Think Olga , a campanha “Chega de Fiu Fiu” é um grande movimento que visa chamar a atenção para o problema do assédio sexual em lugares públicos. A proposta das idealizadoras é levar a discussão às escolas  municipais e estaduais e nos órgãos públicos e de Justiça para que o debate acerca do assédio sexual possa ser cada vez mais abrangente. Acompanhe as novidades sobre o filme e o movimento nas redes da Think Olga e na página da Chega de Fiu Fiu.

Ellen Fernandes

Fotos: Divulgação/Chega de Fiu Fiu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *