Cinépolis celebra 100 anos de Ingmar Bergman com a Mostra Lanterna Mágica

Um dos maiores cineastas e dramaturgos do mundo, o sueco Ingmar Bergman, completaria 100 anos em julho de 2018, coincidentemente mês também de sua morte. E para comemorar essa data marcante, o Cinema de Arte do Cinépolis Jundiaí Shopping e a irá exibir, entre os dias 09 e 15 de agosto, a Mostra Lanterna Mágica, que reúne cinco filmes de autoria de Bergman, além de um documentário sobre sua vida e obra.

Ingmar Bergman é conhecido por seus filmes de cunho filosófico e por retratar com maestria a alma e as relações humanas. O nome da Mostra vem de sua autobiografia homônima, lançada em 1987 – justamente para fugir de nomes clichês. Bergman também é o único diretor a receber a “Palma das Palmas” no festival de Cannes.

Com duração de uma semana, e exibição em 12 complexos da rede Cinépolis, a Mostra Lanterna Mágica irá apresentar cada dia um filme do diretor e, na abertura e no encerramento, será exibido o documentário “Bergman 100 anos”. A pré-venda de ingressos na rede Cinépolis está disponível nas bilheterias, ATMs e no site: www.cinepolis.com.br.

Confira abaixo a programação completa da mostra. Todos os dias duas sessões com o mesmo filme, sempre às 19h e às 21h.

Serviço
CINEMA DE ARTE CINÉPOLIS JUNDIAÍ SHOPPING – SALA 7
Avenida Nove de Julho, 3.333 – Anhangabaú, Jundiaí – SP, 13208-056
Mais informações: www.cinemadearte.com.br.

DE 09 A 15 DE AGOSTO

09/08 – quinta-feira –  19h  e 21h –  BERGMAN 100 ANOS

10/08 – sexta-feira –  19h  e 21h – O SÉTIMO SELO

11/08 – sábado  19h e 21h – MORANGOS SILVESTRES

12/08 – domingo – 19h e 21h –  GRITOS E SUSURROS

13/08 – segunda-feira – 19h e 21h – PERSONA

14/08 – terça-feira – 19h e 21h – SONATA DE OUTONO

14/08 – quarta-feira – 19h e 21h – BERGMAN 100 ANOS

Sinopses
• BERGMAN 100 ANOS
De Jane Magnusson. Documentário. Em 2018, o diretor sueco Ingmar Bergman, falecido em 2007, teria completado 100 anos. Este documentário resgata a obra monumental do cineasta. O foco é o ano de 1957, quando Bergman lança dois filmes, filma mais dois, dirige um telefilme e quatro peças de teatro. O filme traça o retrato de um homem obsessivo, instável, difícil de lidar, mas ao mesmo tempo um dos maiores artistas da história e também o único diretor a receber a “Palma das Palmas” no festival de Cannes. 116 minutos. 12 anos.

• SONATA DE OUTONO
De Ingmar Bergman, com Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Gunnar Björnstrand, Erland Josephson. Ficção. Após ter estado ausente por anos, uma renomada pianista visita a filha no interior da Noruega. O reencontro é marcado por uma grande tensão, trazendo à tona um passado repleto de rancor e ressentimento. 99 minutos. 14 anos.

• MORANGOS SILVESTRES
De Ingmar Bergman, com Victor Sjöstrom, Bibi Andersson, Ingrid Thulin, Gunnar Björnstrand. Ficção. A caminho de uma premiação numa universidade, um professor de medicina relembra momentos marcantes da sua vida e suas decepções, temendo a aproximação da morte. Tudo se intensifica quando ele encontra o seu filho. 91 minutos. 10 anos.

• GRITOS E SUSSUROS
De Ingmar Bergman, com Ingrid Thulin, Liv Ullmann, Harriet Andersson, Erland Josephson. Ficção. Em uma casa de campo, no fim do século 19, uma mulher está muito doente e recebe cuidados de duas irmãs e uma empregada. Neste ambiente delicado, lembranças, fantasias e frustrações surgem no interior de cada uma. 91 minutos. 16 anos.

• O SÉTIMO SELO
De Ingmar Bergman, com Max Von Sydow, Bibi Andersson, Bengt Ekerot, Gunnel Lindblom. Ficção. Depois de 10 anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país assolado pela peste negra. Enquanto questiona a existência de Deus, ele encontra a Morte, que o desafia para uma partida de xadrez. 96 minutos. 12 anos.

• PERSONA
De Ingmar Bergman, com Bibi Andersson, Liv Ullmann, Gunnar Björnstrand. Ficção. Elisabeth é uma famosa atriz que, após atuar na peça “Electra”, para de falar. Sob os cuidados de Alma, uma dedicada enfermeira, ela se isola numa casa de praia e comunica-se através de gestos. A convivência entre as duas mulheres estabelece uma forte e intensa ligação. 85 minutos. 14 anos.

 

Da Redação
Foto: Reprodução cena do filme Persona

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *