Campo Limpo Paulista realiza ‘2º Folclorando’ neste final de semana

O 2º Folclorando está chegando para agitar o fim de semana, a partir da sexta-feira (17), às 20h, na Praça da Bíblia, em Campo Limpo Paulista, com a abertura oficial e apresentação garantida da Orquestra Municipal de Metais tocando temas folclóricos. A festa se estende no sábado (18) e domingo (19), a partir das 14h, com comidas típicas das nações, apresentações de mais de 600 alunos da rede municipal com danças representativas de cada estado brasileiro e muito mais.

Em 2017, a edição que inaugurou o projeto “Folclorando” teve envolvimento de mais de 8 mil alunos. Neste ano, este número saltou para 10 mil. Para o secretário de Educação Ronaldo Pereira, o evento além de agregar mais conhecimento aos alunos da rede municipal, também proporcionará lazer de qualidade aos campolimpenses. “O trabalho sobre folclore já foi fomentado nas escolas com os alunos e agora eles concluem este tema com as apresentações do Folclorando. A programação está repleta de atrativos aos munícipes, que poderão contar com uma festa linda”, ressaltou.

De acordo com a Diretora do Departamento de Cultura, Dedé Lenk, o evento também traz diversas atrações externas, que proporcionarão uma mescla cultural de tradições em um só lugar. “Nós pensamos em uma agenda que contemplasse a maior quantidade de culturas nacionais e estrangeiras para que a mostra fosse completa ao público. Nossa expectativa para este ano é que o evento se consolide por meio de um envolvimento crescente de todos os participantes, em especial nossas crianças e jovens com a possibilidade de conhecer nossas tradições bem como as de outros países, culminando com a Mostra Pedagógica que está exposta no Paço Municipal até 31 de agosto”, salientou.

No sábado (18), a “Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI)” apresentará uma dança indiana, às 18h. Também, o grupo Experimental de Dança de Campo Limpo Paulista traz à tona muita representatividade com danças negras contemporâneas, às 18h15.

Outros destaques ficam com o Centro de Convivência do idoso, que apresenta o Passo Doble, às 19h; com o grupo “Parafolclórico de Pirassununga”, que leva diversas referencias do folclore brasileiro ao palco, às 20h; Dança Cigana, com a escola La Bella Arte Jundiaí, às 20h15; com as “Sambadeiras de Bimba Jundiaí” e “Capoeira Brasil”, às 20h30.

A pluralidade de atrações não será diferente no domingo (19). Além das apresentações escolares, o público poderá encontrar: danças Malawa, às 18h30; danças Clássicas, às 18h; danças japonesas com o grupo Nipo Campo Limpo Paulista, às 19h e muito mais.  

Além da diversidade cultural, o Folclorando também terá opções gastronômicas diversa
Além da diversidade cultural, o Folclorando também terá opções gastronômicas diversas

Gastronomia

O “2º Folclorando” vai contar com gastronomia de qualidade com as entidades beneficentes e ambulantes cadastrados, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, na Praça da Bíblia. O cardápio variado reflete a pluralidade de culturas que estarão estampadas nas apresentações e também no intuito do evento, que é apresentar culturas nacionais e estrangeiras aos alunos da rede municipal.

Quem estiver na festa não vai passar vontade. Os quitutes disponíveis serão: hambúrguer, espetinho de carne, pastel, mini salgados variados, cachorro quente, batata frita, comida japonesa, acarajé, pizza, panqueca, churros, lanche de pernil, fogasa, frutas com chocolate, caldos, bolos, pudim, brigadeiros e muito mais.

Mantendo o costume de primeira edição, diversas entidades beneficentes participam da festa, são elas: Lar Raio de Luz; APAE; Comunidade Santo Expedito; Maçonaria; Caboclo Pena Branca; FIUTICAB e Casa do Artesão.

As escolas municipais participantes do “Folclorando” também levarão muitos pratos tradicionais da culinária brasileira. Os valores arrecadados com vendas das barracas escolares será revertido à Associação de Pais e Mestres (APM) de cada escola.

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *