Os Cleggs levam seu rock alternativo ao Mausóleu Pub neste sábado

Como parte do projeto de revisitar o repertório original e a própria trajetória no cenário do rock alternativo, os músicos da banda Os Cleggs se apresentam neste sábado (18), a partir das 22h, no Mausóleu Pub, em Jundiaí.

A proposta é promover uma verdadeira festa reunindo amigos, fãs e as novas gerações para promover o retorno da banda, relembrar a história musical iniciada na década de 90 e também celebrar o lançamento do single de “Noutro estranho lugar”/ “Mad elephant”, disponível em praticamente todas as plataformas de música digital como Spotify, Deezer Brasil  e na Apple Music .

Já  clipe de “Noutro estranho lugar” está disponível no Youtube . A música foi composta em 1992 e gravada em agosto de 2017, como parte do projeto de publicar todo o repertório original da banda.

A banda Os Cleggs surgiu em 1991 e atualmente é formada por João Rizzeto (baixo)– o popular TT-, Ricardo Alexandre (guitarra e voz) e Michel Sinclair (bateria). Em entrevista ao Acontece Jundiaí, os músicos detalharam o novo momento.

O guitarrista e vocalista Ricardo Alexandre explica que o projeto de lançar o repertório original, com cerca de 20 canções autorais compostas entre os anos de 1991 e 1993, tem como objetivo gravar as músicas e compartilhar com o público. “Nossa prioridade é melhorar a qualidade sonora da gravação respeitando a estética e as propostas originais das músicas. Não tínhamos uma gravação satisfatória do nosso trabalho. A partir de agora até meados de 2019 teremos lançamentos sistemáticos dos Cleggs”, diz.

O baixista TT completa que pelo fato de algumas pessoas lembrarem de Os Cleggs com formações e repertórios diferentes podem surgir questionamentos como: “Opa, como assim?”. No entanto ele ressalta que  essa formação e estética é na realidade a gênese da banda. “Basicamente era essa sonoridade, que é uma mistura de nossas influências pessoais que fomos maturando, naqueles anos 90 e após nosso reencontro, em 2014”, afirma.

Ricardo completa ainda que as gravações das músicas entre os anos de 2017 e 2018, assim como a produção do single “Noutro estranho lugar”, contaram com o trabalho  fundamental do produtor Fernando Gambini, da Cia. Do Som, estúdio de Jundiaí. “ Ele soube usar as nossas gravações caseiras como base, respeitando totalmente o som do início dos anos 1990, só que com recursos e com um acabamento totalmente 2018. Ele entendeu nossa proposta e fez uma produção perfeita”, observa.

Produção

Sobre o novo clipe, Ricardo conta que as imagens foram captadas pelos próprios músicos durantes ensaios, experiências pessoais, arquivo da banda e outras obtidas por fãs que gravaram shows como a última apresentação do trio no Aldeia.

“A ideia surgiu a partir da nossa necessidade de esclarecer a identidade plástica e a proposta desse retorno da banda. Sempre nos orgulhamos dos Cleggs serem uma banda que olha para os lados. Apesar da influência do Power Pop e do Rock dos anos 60 e do Tropicalismo, nunca quisemos soar como uma banda dos anos 60 e sim como um grupo dos anos 90. Por isso a necessidade de alinhar essa comunicação que acompanha nossas músicas.”

O clipe foi dirigido e editado por Alexandre Petillo, diretor de documentários como: “Nasi: Você não sabe Quem eu Sou” e “Sem dentes – o Banguela Records e a Turma de 1994”.

Segundo Ricardo, para personificar o período foram adotados filtros especiais com texturas do Super 8 e cenas rápidas. “São efeitos próprios daquela época. Foi uma solução muito interessante”, garante. Quanto a repercussão do clipe e da música, os músicos só celebram: “Estamos  felizes. Em 72 horas foram 1.400 visualizações”, aponta Ricardo.

O show

A noite deste sábado (18) tem tudo para ser memorável no Mausóleu Pub. Isso porque além do reencontro com amigos e fãs, os músicos prometem revisitar não só o repertório da banda, mas principalmente contar as histórias desses três amigos de Jundiaí que se reuniram nos anos 90 e vislumbravam seu espaço no cenário do pop rock brasileiro.

Para entrar no clima, os músicos produziram exemplares do pôster do show em  papel A3 off-set 240, compartilharam a letra de “Noutro estranho lugar” na Redes Sociais  e também venderão no dia as 50 unidades artesanais do CD com o singles “”Noutro estranho lugar” e o lado B “Mad elephant”.

“O clipe é uma espécie de cartão de visitas, um apoiador para os passos seguintes nesse projeto de publicação no sentido de tornar público o repertório original dos Cleggs desde que nos reunimos novamente, em 2014. Tanto é que o próximo clipe da banda será gravado ao vivo no show do Mausóleu”, adianta Ricardo Alexandre. Mais informações sobre o show podem ser obtidas no endereço .Acompanhe as novidades da banda no Facebook 

 

Ellen Fernandes
Foto: Gustavo Rabello

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *