Edimburgo, capital da Escócia, mescla o medieval com a modernidade

Rica em história e monumentos lindíssimos, a apaixonante Escócia é um dos países do Reino Unido que tem muito a oferecer, como castelos suntuosos, whisky puro malte, gaita de foles, o inconfundível kilt e seus variados tipos de tartan, que representam os clãs escoceses, as imponentes Highlanders e principalmente a encantadora cidade de Edimburgo, a capital do país.

A adorável Edimburgo (em inglês se pronuncia Edimbrá) está dividida em Cidade Velha, com as lindíssimas ruas de pedra, que dão o ar medieval à cidade, e a Cidade Nova, com construções de arquitetura modernas, mas mesmo assim elegantes. Não é à toa que Edimburgo foi declarada Patrimônio da Humanidade.

Assim que se chega a Edimburgo já é possível notar a típica arquitetura vitoriana muito bem preservada e se apaixonar. Cheia de vida, a principal via de Edimburgo é a charmosa Royal Mile, uma rua principal com cerca de dois quilômetros, que começa no imponente Castelo de Edimburgo e termina no Palácio de Holyroodhouse, um dos preferidos da família real britânica para passar as férias de verão desde o século XVI.

No trajeto da Royal Mile estão inúmeras igrejas, entre elas a St. Giles Cathedral, datada de 1130 e considerada o berço do Presbiterianismo, artistas de ruas, lojas de souvenirs, restaurantes, bares instalados em antigas igrejas, o Scotch Whisky Experience, com tours em pequenos trens que mostram a produção da bebida, e muito mais.  Escolha uma das pontas de Royal Mile e comece suas visitações.

A principal via de Edimburgo, capital da Escócia, é a charmosa Royal Mile, uma rua com cerca de dois quilômetros que começa no imponente Castelo de Edimburgo
A principal via de Edimburgo, capital da Escócia, é a charmosa Royal Mile, uma rua com cerca de dois quilômetros

Se escolheu o Castelo de Edimburgo, a principal atração da cidade, visite as Joias da Coroa, as prisões de guerra, a Capela de Santa Margarida, a Pedra do Destino, onde os monarcas eram coroados, e não perca os disparos dos canhões do século XV que acontecem de segunda a sábado, às 13 horas.

Do outro lado da Royal Mile está o lindíssimo Palácio de Holyroodhouse. Durante uma visita guiada é possível conhecer alguns dos ambientes do palácio e a Galeria de Artes da Rainha, mas a entrada de visitantes só é permitida quando nenhum membro da família real estiver por lá.

Pertinho dali está o Holyrood Park, um lindo parque onde está localizado o Arthur’s Seat, um vulcão extinto com mais de 200 metros de altura de onde se tem uma vista incrível da cidade. Outro mirante imperdível é o Calton Hill, um agradável parque com esculturas famosas, como o Monumento Nacional, e que oferece um pôr-do-sol espetacular.

Bem perto da Royal Mile está o Grassmarket, uma praça que já foi local de execução pública e atualmente é um lugar aconchegante repleto de pubs, restaurantes e lojas, excelente para um fim de tarde.

Outro local de comércio muito procurado por turistas são a Princes Street e a Rose Street, localizadas na Cidade Nova. Na Princes Street estão as principais lojas de rede e magazines da cidade, e a Rose Street, uma rua paralela repleta de bares, pubs e restaurante, perfeita para degustar a cerveja local ou apreciar a peculiar gastronomia escocesa.

Aproveite que está na região central e conheça o Scott Monument, construído em homenagem ao escritor escocês Sir Walter Scott. O monumento é uma torre de 60 metros de altura, de onde se tem uma linda vista do Centro e do castelo.

Texto e fotos: Solange Spigliatti

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *