Café Filosófico CPFL com Leandro Karnal será sexta (05) no Polytheama

Com o tema “Fé líquida”, o historiador Leandro Karnal, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza nesta sexta-feira (05), às 19h, o Café Filosófico CPFL Especial, no Teatro Polytheama, em Jundiaí A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados a partir das 15h desta quarta-feira (03), através do site Ingresso Rápido , sendo dois por CPF.

O debate abre a série “Afinal, isso é tudo? Fé, razão, fama e busca da transcendência no mundo líquido”, que tem a curadoria de Karnal. Os próximos três encontros acontecerão em Campinas. O encontro será transmitido ao vivo no site e na página do Instituto CPFL no Facebook.

Segundo o historiador, se o século 19 falava na morte de Deus, o século 20 enfatizou o vazio de sentido. A fé customizada e pouco desafiadora dominou o século 21 ao lado da emersão de uma nuvem tecnológica que paira sobre todos como o espaço intangível da sociabilidade e da existência. “Seria um risco classificar a internet como o novo espaço do sagrado e do sentido? Quem seria o homem religioso do mundo líquido? Qual o espaço específico do Cristianismo no ‘Admirável mundo novo’?”, questiona.

O debate em Jundiaí abre a série "Afinal, isso é tudo? Fé, razão, fama e busca da transcendência no mundo líquido", que tem a curadoria de Leandro Karnal
O debate abre a série “Afinal, isso é tudo? Fé, razão, fama e busca da transcendência no mundo líquido” com curadoria de Leandro Karnal

O módulo que será apresentado em Jundiaí tem como objetivo questionar se a exposição e a fama das redes sociais são hoje uma nova forma de transcender. “O selfie seria um ícone sagrado de uma crença narcísica? A nova busca de espiritualidade é a forma de consumo contemporâneo de sentido que torne o homem adequado ao mundo que vive e inserido em retóricas de felicidade pessoal e profissional?  O oposto da mística religiosa seria o materialismo ou a autoajuda?  A fé de 2018 seria o like? Afinal, isso é tudo?”, pergunta o historiador.

Instituto CPFL

O Instituto CPFL, plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, em Campinas, completa 15 anos de atividades em 2018 com a missão de integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. As transmissões e o acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL são disponibilizados no Youtube, no site, no app institutocpflplay e no Facebook. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

Além das atividades difundidas na TV e nas plataformas digitais, o Instituto CPFL ampliará em 2018 o Circuito CPFL, projeto de abrangência nacional que promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos. Irá ampliar também as ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Da Redação
Fotos:Tatiana Ferro e Rodrigo Cancela/Instituto CPFL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *