Banda O Mandruvá lança clipe da música ‘Saravá Guerreiros’

A banda O Mandruvá lança nesta terça-feira (20),  Dia da Consciência Negra, nas redes sociais, o videoclipe da música ‘Saravá Guerreiros’, uma homenagem às culturas de tradição afro-indígena do Brasil. Com direção de Giuseppe Machado Giannotta, a produção foi feita pela própria banda que em 2018 celebra 15 anos de resistência, produzindo suas músicas autorais. Assista o clipe no Youtube.

O Mandruvá surgiu em 2003 na cidade de Caieiras e tem em sua formação os músicos Marcelo Lima (guitarra e vocal), Mateus Rosalvo (baixo e backing vocal) e Tiago Soares (bateria). Em entrevista ao site Acontece Jundiaí, Marcelo Lima explica que o single ‘Saravá Guerreiros’, é uma simbiose entre as tradições urbanas do rock, reggae, ragga, com tradições de matrizes africanas, todas produzidas e ressignificadas na diáspora do continente americano.

“Entre fluxos e circuitos culturais latino-americano, este trabalho propõe apresentar um universo de signos das relações humanas pautadas nas culturas populares e religiosas afro-brasileiras, sem cair no teor pitoresco e assim valorizar nossas tradições que ainda são relegadas ao entendimento do meramente exótico ou do preconceito étnico racial”, afirma Marcelo Lima que também é Mestre em História.

Além de ser o primeiro single em comemoração aos 15 anos da banda, ‘Saravá Guerreiros’ é o primeiro clipe deste novo trabalho. Lima destaca que a ideia é adentrar 2019 produzindo mais conteúdos em homenagem aos 15 anos de luta da banda. “Gravamos a música já no intuito de fazer o clipe, que por sua vez, foi o primeiro que tivemos o cuidado em ter um roteiro coeso e racional, justamente pela sua importância de temas culturais e religiosos afro-brasileiros, para não sermos levianos e desrespeitar estas tradições que pra nós é muito cara e merece um tratamento respeitoso pela sua enorme relevância à nossa história e identidade nacional”, explica Lima.

O single ‘Saravá Guerreiros’ foi lançado dia 23 de maio no programa ‘Filhos da Pátria’ na rádio Kiss FM (102,1 MHz), comandado por Clemente Nascimento, vocalista e guitarrista das bandas Inocentes, Plebe Rude e apresentador do programa Estúdio Show Livre.

Questionado sobre a produção do clipe, o vocalista afirma que a produção foi feita pela própria banda. Como todo projeto, conta que o grupo propôs a fazer algumas coisas que não conseguiram desdobrar. “Por inúmeros fatores externos e internos a nós, mas o resultado ficou muito bom dado a esse contexto”, avalia.

Sobre a locação para a gravação, ele cita que foi no Centro de Eventos Ícaro Dalla Torre (antigo MAC), em Caieiras. Segundo Lima, o espaço que parece um galpão de fábrica quando está vazio. “Mas na verdade é e já foi palco de muito shows que dividimos palco como, por exemplo, Dead Fish, Raimundos e, no mês passado, num festival com BNegão e Supercombo. Este lugar tem uma ligação direta com a nossa história”, enfatiza.

De acordo com Lima, a inspiração do roteiro do clipe foi tentar estabelecer uma relação de diálogo entre tradições urbanas, musicais, mitológicas e religiosas das tradições afro-diásporicas. “Portanto, além das filmagens, utilizamos videografismos/animações para tratar destes temas de forma lúdica e leve, na perspectiva que este clipe possa ser utilizado inclusive como material pedagógico nos espaços de educação, pois também temos essa preocupação por sermos professores de formação e prática profissional.”

Para quem quiser ouvir ao vivo o som da banda O Mandruvá, nesta sexta-feira (23), os músicos se apresentarão no IV Encontro Nacional da Nova Frente Negra Brasileira com o show RCN – Rock Cultura Negra, praça Juvenal Martiman, em frente à estação da CPTM em Francisco Morato.

O Mandruvá

Formada em 2003 na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo, O Mandruvá amadureceu seu processo de composição a partir de elementos do rock, funk/soul, rap, reggae, hardcore e da vasta cultura brasileira, com letras que abordam temas sócio-culturais que refletem a vida cotidiana.

Em 2007, a banda gravou seu primeiro CD “Demonstrando: ser diferente é a apenas mais uma forma de ser!” e, sete anos depois, lançou o segundo trabalho “Resistir é Uma Forma de Mudar Esse Lugar…”. Acompanhe O Mandruvá nos seguintes canais: Facebook ; Spotify ;Soundcloud  e Youtube.

Ellen Fernandes
Foto: Divulgação/O Mandruvá

3 thoughts on “Banda O Mandruvá lança clipe da música ‘Saravá Guerreiros’

  • Avatar
    Novembro 21, 2018 at 8:20 am
    Permalink

    Obrigado Ellen pelo carinho de sempre!!!

    Reply
  • Avatar
    Novembro 26, 2018 at 7:22 pm
    Permalink

    ótima matéria, essa banda me representa!!!

    Reply
  • Avatar
    Novembro 26, 2018 at 7:24 pm
    Permalink

    Ótima matéria, essa banda me representa!!!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *