Jundiaí terá encontro para observar o eclipse lunar

A Escola Estadual Diógenes Duarte Paes no Retiro será o observatório em Jundiaí do eclipse lunar que acontece na madrugada do dia 20 para 21 de janeiro, de domingo para segunda. O espaço estará aberto ao público e todo equipado com lunetas astronômicas para a observação.

A iniciativa é do professor da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Paulo Sergio Bretones, com apoio do professor de Física da escola, professor Rafael Purgato, ambos estarão no local para orientar os presentes. Bretones também ministrará uma palestra sobre o assunto.

“Os eclipses forneceram a primeira prova de que a Terra é redonda, foram utilizados no estudo da alta atmosfera e da rotação do nosso planeta, no tamanho e distância do nosso satélite além de variações em seu movimento. Também podem contribuir com a História na determinação de datas que se deram em tempos remotos”, explica Bretones.

De acordo com o professor, na noite de domingo, a lua irá nascer às 19h38min em São Paulo, mas às 01h33min, a Lua cheia começará a “mergulhar” na sombra da Terra, às 02h41min a Lua estará toda coberta pela sombra de nosso planeta. Isso vai até às 03h43min quando começará a sair da sombra até que à 04h51min sairá por completo e estará novamente toda iluminada pelo Sol. Desta forma, o meio do eclipse ocorrerá às 03h12min quando a Lua estará a cerca de 38 graus de altura sobre o horizonte.

Neste ano teremos ao todo 5 eclipses, 3 do Sol e 2 da Lua. Destes, o eclipse lunar de janeiro será totalmente visível no Brasil e outro em 16 de julho apenas parcialmente. O eclipse do Sol de 2 de julho será visto como parcial em parte de nosso país.

“Fenômenos astronômicos são de grande impacto e despertam muito o interesse das pessoas, observados com equipamentos adequados e em outra perspectiva é uma experiência muito válida para o aprendizado e conhecimento humano”, destaca Purgato convidando a todos para acompanhar esse espetáculo na escola Diógenes Duarte Paes.

Serviço
Data: 21/01/2019 (segunda-feira)
Horário: 1h00 da manhã
Observatório: E. E. Diógenes Duarte Paes
Endereço: R. Flávio Queirós Novaes, 280 – Retiro, Jundiaí

 

Da Redação
Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *