Feira de Troca itinerante chega a Itatiba neste sábado (09)

Com recursos cada vez mais escassos, faz-se necessário buscar por soluções alternativas de consumo. Para estimular isso, um projeto jundiaiense vai circular por cidades da região promovendo trocas de objetos. A primeira edição acontece neste sábado (9), em Itatiba. A Feira de Trocas, organizada pela produtora Tomada Cultural, existe há quatro anos e estimula a circulação de bens materiais sem envolvimento financeiro.

Difundido mundialmente, este conceito é conhecido como Economia Circular e busca redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. As cidades de Campinas, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jundiaí e Itatiba vão receber a iniciativa.

A circulação é promovida pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado (ProAC SP) através do edital para ações de Economia Criativa. A cada edição o público poderá trocar roupas, livros e brinquedos nas bancas do projeto, que contam com acervos organizados a partir de doações. As trocas são feitas de maneira direta, bastando os participantes levarem seus objetos e trocar por outros. Não há qualquer custo.

“Desejamos que as pessoas superem ideais de consumo estabelecidos. Além de gerar economias diversas, as trocas permitem que as comunidades se apoiem e melhorem suas relações sociais e ambientais”, conta Katia Manfredi, idealizadora, sobre como o projeto é capaz de transformar realidades.

As edições da Feira de Trocas vão acontecer em locais próximos de condomínios populares nas diferentes cidades, como os prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), onde a dificuldade de acesso a bens e serviços criou bairros vulneráveis.

Em Itatiba a Feira de Trocas acontece neste sábado (9), das 13 às 17 horas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Núcleo Residencial Porto Seguro. O endereço Rua Miguel Francisco Rossi, 127. Todas as atividades são gratuitas.

Outras atrações

Além das trocas, o público poderá aproveitar apresentações de artistas dos diferentes municípios e customizar as peças de roupas que trocarem em uma banca especial. As próximas edições serão em Campo Limpo Paulista e Jundiaí, nos dias 23 e 24 de fevereiro respectivamente.

 

Da Redação
Foto: Gustavo Koch

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *