Sesc Jundiaí: Mostra Perambular retrata as línguas faladas no Brasil e em Portugal

Com autoria, concepção artística e pesquisa da artista plástica Selma Maria em parceria com o poeta José Santos, Perambular é a nova mostra a ocupar o espaço expositivo do Sesc Jundiaí. A abertura acontece no dia 27 de março, a partir das 19h30, com a presença dos curadores Selma Maria e José Santos e intervenções musicais de Ciça Marinho e Daniel Franciscão. A exposição seguirá aberta para visitação de 28/3 a 28/7, de terças a sextas, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

A exposição propõe um passeio brincante e instigante pelas línguas portuguesas faladas no Brasil e em Portugal. E apresenta uma cartografia poética que brinca com as palavras e os elementos da natureza daqui e de lá. A mostra vai perambular por Jundiaí apresentando as miudezas e as grandezas da cultura material e imaterial do povo português e do povo brasileiro, nossas semelhanças e diferenças separadas pelo Oceano Atlântico.

A autora explica que Perambular nasceu de inúmeras viagens à terra de Fernando Pessoa, de uma longa pesquisa poética e de muitas andanças por aquele pequeno país de geografia tão elástica,encontrando lá um pouco do que é o Brasil. Perambular deve agradar e unir todas as gerações – de crianças a avós – nesse mergulho pelo universo luso-brasileiro, com seus brinquedos, suas brincadeiras, poemas e sons. Resgatar este conhecimento, tantas vezes esquecido, é saber como a língua portuguesa se reinventa no Brasil e em Portugal, países homenageados desta mostra.

Sobre os artistas

Selma Maria: Formada em Artes Plásticas pela FAAP, a paulistana Selma Maria Kuasne desde cedo se envolveu com o universo da arte-educação. Além de atuar como professora de artes em várias instituições culturais, Selma dedica-se a pesquisar a Cultura da Infância, abordando as formas de brincar das crianças que vivem distantes de centros urbanos. Essa pesquisa a levou a viajar pelo interior do Brasil, especialmente à região onde Guimarães Rosa cresceu, em busca das raízes da infância do escritor. Lá realizou oficinas com apoio das prefeituras de Morro da Garça, Cordisburgo e Três Marias para crianças de diversas idades. Suas atividades junto às crianças geraram Um Pequeno Tratado de Brinquedos para Meninos Quietos, seu primeiro livro de poemas.

José Santos: Nascido em Santana do Deserto, interior de Minas Gerais, José Santos começou a escrever para crianças há mais de duas décadas. De lá pra cá, publicou diversos livros de poesia e de prosa, com temas bem variados. Em 2009 fez uma longa viagem a Portugal, para pesquisar temas para novos livros. Já publicou cinco deles, de poemas curtos, advinhas, uma adaptação de novela de cavalaria e um glossário do português europeu para o português brasileiro. Premiado na categoria Melhor Livro Infantil no Prêmio Jabuti em 2016, José Santos já teve vários livros selecionados para o catálogo da Feira do Livro de Bolonha e faz parte do grupo de curadores do Festival Literário de Araxá.

Serviço
PERAMBULAR
Abertura | Dia 27. Quarta, das 19h30 às 22h
Com a presença de Selma Maria e José Santos e intervenções musicais de Ciça Marinho e Daniel Franciscão.
Visitação: de 27/03 a 28/07
https://www.sescsp.org.br/programacao/184418_PERAMBULAR

Terças a Sextas, das 09h às 21h30. Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 18h30
Área de Exposições | Livre | Grátis
Agendamento de grupos pelo e-mail: agendamento@jundiai.sescp.org.br

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600. Mais informações: (11) 4583-4900.

Da Redação
Foto:Divulgação/Sesc Jundiaí/Luiz_Henrique Mendes 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *