Peça Valéria e os Pássaros estreia temporada gratuita na Zona Franca em SP

A reestreia do espetáculo Valéria e os Pássaros marca a inauguração da Zona Franca, nova sede da Velha Companhia em São Paulo, que em 2018 estava em construção e funcionando de forma experimental. Agora a temporada gratuita do espetáculo marca a inauguração oficial do espaço e a peça traz um sensível olhar sobre o analfabeto político e a auto tentativa frustrada de uma alienação.

Valéria e os Pássaros é um projeto antigo da Velha Companhia que surgiu do encontro da companhia com o autor espanhol José Sanchis Sinisterra numa de suas visitas a São Paulo. Sua montagem inédita no Brasil foi realizada em 2015, depois do último trabalho da Cia, o espetáculo Cais ou Da Indiferença das Embarcações, de Kiko Marques. Nesse encontro cuja memória era protagonista, as estórias afloravam, assim como os debates sobre liberdade, transformação e amor. Sinisterra entregou à Velha Companhia esse texto numa provocação e reflexão sobre a alienação.

A Velha Companhia, que vem se caracterizando por sua criação dramatúrgica, propôs a continuidade da pesquisa envolvendo uma mudança radical na estrutura do texto. Sinisterra o escreveu como monólogo com vozes em off contracenando com a protagonista.  A pesquisa da Velha Companhia abrange um coletivo. São 11 atores em cena. Alejandra Sampaio interpreta Valéria, Carlos Careqa, além de atuar, é responsável pela trilha sonora, sendo que uma de suas canções é interpretada por Zeca Baleiro especialmente para o espetáculo. A Direção é de Kiko Marques, premiado com SHELL, APCA e Aplauso Brasil de melhor autor e Qualidade Brasil de melhor diretor. Esse projeto tem o apoio do 32º Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

Sinopse 

Valéria projetou pra si uma vida simples. De dia traduz folhetos de viagem para o esperanto e à noite, em sessões mediúnicas, procura seu amor pelo mundo dos mortos.  Acontece que esse não é um morto comum e sua procura parece incomodar aos mortos e aos vivos também.

Serviço:

VALÉRIA E OS PÁSSAROS
Temporada 2019: de 23 de março até 19 de maio
Zona Franca ( 30 lugares)
Rua Almirante Marques de Leão, 378 – Bela Vista
Informações: (11) 98691-1627 (watzap)
Sábados e domingos às 20h
Ingressos gratuitos
(retirar os ingressos a partir das 19h ou reservar através do telefone acima)
*não haverá apresentação dias 20 e 21 de abril*

Da Redação
Foto:Divulgação/Morente Forte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *