Quinta Essentia Quarteto apresenta concerto no Teatro Polytheama

Considerado um dos principais grupos de música de câmara do Brasil, o Quinta Essentia Quarteto é a segunda atração da temporada 2019 dos Concertos Astra-Finamax. O conjunto se apresenta no sábado, dia 11 de maio, às 20h30, no Teatro Polytheama, em Jundiaí.

Criado em 2006, o Quinta Essentia Quarteto é formado por flautistas talentosos que têm a flauta nos seus diversos estilos, tamanhos e épocas como instrumento. Neste concerto, também utilizarão as flautas modernas e quadradas que despertam grande curiosidade no público. Esta é a primeira vez que o grupo integra a série Astra-Finamax.

“A cada novo espaço que nos apresentamos, temos a expectativa de atrair novos públicos, de fazer uma boa apresentação, e de alguma forma contribuir para que a música erudita no Brasil seja mais valorizada pelo público em geral”, conta Gustavo de Francisco, integrante do quarteto. “Acreditamos que ninguém gosta daquilo que não conhece. Portanto, damos o nosso melhor para que as pessoas possam voltar a futuros concertos, e que se tornem público cativo das salas de espetáculos no Brasil afora”, ressalta o músico.

O grupo, que também conta com os flautistas Pedro Ribeirão, Francielle Paixão e Renata Pereira, apresentará o repertório intitulado Caboclo, fruto de seu mais recente trabalho. “Neste repertório, exibimos obras de compositores brasileiros consagrados, como Heitor Villa-Lobos e Radamés Gnattali. Também apresentamos obras que foram compostas recentemente e dedicadas ao quarteto, como a Flautata Doce de Daniel Wolff, compositor e violonista que leciona na UFRGS”, explica Gustavo de Francisco.

Palestra educativa

No dia 9 de maio é a vez dos alunos do ensino médio da E.E. Siqueira de Moraes receberem a palestra educativa dos Concertos. O encontro acontecerá em dois horários: das 8h30 às 9h30 e das 10h30 às 11h30.

Comandado pelo musicólogo Daniel Motta, o bate-papo abordará a diferença entre a música de concerto e a música de câmara, os diferentes tipos de flautas e os principais aspectos das obras que compõem o repertório do concerto do dia 11/05. Ao final, todos os estudantes que participarem da palestra ganharão um ingresso para a apresentação.

O objetivo principal é aproximar os jovens da música erudita e quebrar tabus envolvendo o gênero musical.

Ingressos

Os interessados em prestigiar o concerto podem adquirir os ingressos a R$ 10,00 no Teatro Polytheama ou através do site www.ingressorapido.com.br. O total arrecadado com a venda de ingressos será revertido à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

O concerto Quinta Essentia Quarteto integra a 22ª edição dos Concertos Astra-Finamax, conta com a produção da Atique & Atique Produções Culturais e com o patrocínio das empresas Astra e Finamax.

Serviço

Data | 11 de maio de 2019

Local | Teatro Polytheama

Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí

Horário | 20h30

Valor | R$10,00

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *