Sesc Jundiaí recebe Semana Mundial do Brincar

De 25 de maio a 2 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar em todas as unidades do estado, com a realização de vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contações de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações. Com o tema “O Brincar que abraça a diferença”, a edição de 2019 traz luz ao fato de que o brincar é um terreno fértil para a construção da alteridade.

Na unidade de Jundiaí, as atividades começam no dia 21 de maio e seguem até o dia 2 de junho. Brincadeiras e brinquedos tomam conta da programação. Descontruir ao Construir trabalha a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança, estimulando sua imaginação e seu olhar para a diversidade. E as atividades Nem de Menino, Nem de Menina – Brincar de Pista e Brincar de Comidinha convidam crianças e pais a brincar e repensar estereótipos no “quintal” do Espaço de Brincar. E para agitar o corpo e aguçar a mente, a programação conta com o Festival de Amarelinha e o Circuito Sensorial.

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos e demais interessados nas questões da primeira infância, a programação também dá destaque ao Espaço de Brincar, um programa do Sesc São Paulo que propõe um conjunto de ações para e sobre a primeira infância, baseado na premissa de que o brincar é uma experiência social na qual a criança transforma os objetos aos quais tem acesso em brinquedos e brincadeiras a partir de sua própria realidade social.

A ação promovida no Brasil pela Aliança pela Infância desde 2009, conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013, convida a sociedade para reflexão e debate sobre a importância do brincar.

 

PROGRAMAÇÃO NO SESC JUNDIAÍ

ÁLBUM DESENHADO DE FAMÍLIAS

Mamãe, papai, filhinho; mãe e filha; avó e netos; papai e filho…. Como são as famílias que frequentam o espaço de brincar? Nesta vivência crianças e seus acompanhantes serão convidados a desenhar um retrato de família, que irá integrar o nosso álbum de famílias. Com educadoras do Sesc.

Dias 21 e 23. Terça e quinta, 14h30 às 17h

Dias 22 e 24. Quarta e sexta, 9h30 às 11h

Espaço de Brincar |Livre| Grátis

ENGATINHADA SENSORIAL

Se os adultos fazem caminhada, bebês fazem engatinhada! Traga seu bebê para participar da engatinhada sensorial! Com educadoras do Sesc.

Dias 25 e 26. Sábado e domingo, 10h30 às 11h

Espaço de Brincar |Livre| Grátis

DESCONSTRUIR AO CONSTRUIR

Os brinquedos têm um papel muito importante no desenvolvimento da criança. Por isso, para trabalhar a diversidade e estimular sua força criativa, trabalharemos com bonecos desconstruídos. Esses bonecos, com uma variedade de cores e formas, permitirão que as crianças os construam da maneira que os imaginarem, Para isso terão diversas possibilidades de olhos, cabelos e bocas para que sua imaginação possa ganhar forma.

Dias 25 e 26. Sábado e domingo, 11h às 17h

Área de Convivência |Livre| Grátis

EXPOSIÇÃO: ÁLBUM DE FAMÍLIAS

Exposição do “Álbum desenhado de famílias”, criado coletivamente com o público do Espaço de Brincar.

Dia 28. Terça, 9h30 às 21h30

De 29 a 31. Quarta a sexta,

9h30 às 21h

Dias 1 e 2/6. Sábado e domingo, 10h30 às 18h

Espaço de Brincar |Livre| Grátis

NEM DE MENINO, NEM DE MENINA – BRINCAR DE COMIDINHA

Vamos brincar de comidinha de verdade? Mexer, cheirar, experimentar…vai ser um grande banquete! Um convite para brincar e repensar estereótipos. No “quintal” do Espaço de brincar. Com educadoras do Sesc.

Dias 28 e 30. Terça e quinta, 14h30 às 16h

Espaço de Brincar |Livre| Grátis

NEM DE MENINO, NEM DE MENINA – BRINCAR DE PISTA

Pistas para carrinhos, caminhões, pessoas e tudo mais que puder entrar na brincadeira! Um convite para brincar e repensar estereótipos. No “quintal” do espaço de brincar. Com educadoras do Sesc.

Dias 29 e 31. Quarta e sexta, 10h às 11h e 14h30 às 15h30

Espaço de Brincar |Livre| Grátis

FESTIVAL DE AMARELINHA

Amarelinha, macaca, pula sela, pula carniça… quantas brincadeiras de pular! Venha conhecer e inventar com a gente! Com educadoras do Sesc.

Dias 1 e 2/6. Sábado e domingo, 14h30 às 15h30

Paraciclo |Livre| Grátis

CIRCUITO SENSORIAL

Uma atividade superdivertida que oferece para as crianças estímulos táteis, sonoros e olfativos. O circuito contará com alguns obstáculos que estimulem também o desenvolvimento motor dos pequenos ginastas. Uma rampa para subir andando ou engatinhando, uma superfície instável de um mini trampolim com pedaços de tules coloridos, um túnel para passar rastejando… enfim, tudo com muitas cores para deixar tudo mais divertido.

Dias 1 e 2/6. Sábado e domingo, 11h às 17h

Área de Convivência |Livre| Grátis

O Sesc Jundiaí fica na Avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.600.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4583-4900.

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *