Livro sobre aprendizagem autorregulada será lançado dia 31 em Jundiaí

A psicóloga e PH.D em Educação, Evely Boruchovitch, e a educadora e pesquisadora jundiaiense Maria Aparecida Mezzalira Gomes lançam o livro “Aprendizagem Autorregulada – Como promovê-la no contexto educativo?” (Editora Vozes) no dia 31 deste mês, das 19h às 21h, na Biblioteca Prof. Nelson Foot, no Complexo Argos, com entrada gratuita.

Além delas, que assinam a organização do livro, também participam as autoras Amélia Carolina Terra Alves Machado, Danielle Ribeiro Ganda, Elis Regina da Costa, Miriam Cruvinel e Natália Moraes Góes. No livro, as autoras compartilham o conhecimento construído ao longo dos anos e descrevem práticas e procedimentos que desenvolvem a consciência metacognitiva necessária à autorregulação de docentes e estudantes.

É uma temática com ampla aplicabilidade psicopedagógica no meio educacional, do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. “A perspectiva da aprendizagem autorregulada concebe o estudante como protagonista de sua própria aprendizagem. É um assunto que tem se mostrado fundamental à educação, à psicopedagogia e à psicologia escolar e educacional”, afirmam Evely e Aparecida. “Um dos desafios para os pesquisadores é como promover a aprendizagem autorregulada no contexto educativo brasileiro.”

Segundo elas, um estudante é autorregulado quando age metacognitivamente para aprender, ou seja, quando planeja o estudo; utiliza estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem; monitora se está, ou não, aprendendo; regula os seus estados motivacionais e emocionais; avalia seu desempenho. “E como promover a autorregulação no contexto educativo? O que pode ser feito em termos práticos para o alcance dessa meta? Como contribuir para a psicopedagogia nos dias de hoje? A organização do livro foi norteada por estas questões”, explicam as organizadoras.

Evely é psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PH.D em Educação pela University of Southern Califórnia e professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Aparecida Gomes é pesquisadora, com graduação em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Humano e Educação pela Unicamp.

Serviço:

“Aprendizagem Autorregulada – Como promovê-la no contexto educativo?”
Lançamento: dia 31 de maio, às  19h
Local: Biblioteca Prof. Nelson Foot (Complexo Argos)
Endereço: Av. Dr. Cavalcanti, 305 – Centro
Entrada gratuita

Da Redação
Foto:Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *