Projeto Lacração reúne retratos lambe-lambe no Senac Jundiaí

O projeto Lacração: territórios do ser-parecer-ser, da artista Bella Tozini, expõe uma série de retratos fotográficos, no formato lambe-lambe, para apresentar o movimento artístico-político-militante LGBTQI+ representado pelos jovens da cidade e região, no Senac Jundiaí.  Até 30 de junho, nove painéis vão celebrar a pluralidade das identidades.

O acervo reúne mais de 100 imagens espalhadas pela região central da cidade. O ponto inicial é a Galeria Fernanda Perracini Milani e percorre lugares como, Complexo Fepasa, praças, Casa Amarela, Casa Arauá, Terminal Central, Bar do Haules, além do Senac. Segundo a artista, a ideia é potencializar e entender os corpos performáticos como interface política entre os sujeitos e a cidade.

“Essas identidades estão em constante transformação e carregam aspectos de diversos contextos e características culturais, interferindo e modificando diretamente os ambientes que ocupam. Por isso, as localidades selecionadas para a aplicação das fotografias possuem extrema relevância no contexto social deste projeto”, explica Bella.

Palestra Projeto Lacração

Além da exposição, dia 11/6, a palestra Projeto Lacração, com Bella e a curadora Sylvia Furegatti, será um convite para a reflexão a partir das fotografias. No encontro, das 19 às 21 horas, será apresentado o processo de criação do projeto, desde a sua primeira plataforma – um livro de fotografia – até a atual edição das pesquisas visuais das imagens. O projeto passa pelo debate de vários temas – arte urbana, fotografia, retrato, corpos dissidentes, arte contemporânea, ocupação e a diversidade. Quem se interessar, deve se inscrever no Portal Senac: www.sp.senac.br/jundiaí.

Bella Tozini – artista, fotógrafa e pesquisadora do campo das artes visuais com ênfase na relação entre fotografia, cinema, gênero, corpo e sexualidade.

Sylvia Furegatti – artista visual, curadora e docente do Instituto de Artes da Unicamp. Atual diretora do MAV Unicamp e coordenadora nacional do Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil – GEAP B.

Programação Projeto Lacração
Exposição: Lacração: Territórios do Ser-Parecer-Ser
Data:
de 31 de maio a 30 de junho  de 2019

Palestra: Projeto Lacração
Data:
11 de junho de 2019

Horário: das 19 às 21 horas

Local: Senac Jundiaí

Endereço: Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista – Jundiaí/SP
www.senac.sp.br/jundiai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *