Festival de Inverno de Franco da Rocha tem atrações gratuitas

Música, dança e teatro fazem parte a programação do Festival de Inverno de Franco da Rocha que prossegue neste final de semana. Iniciado dia 02 de agosto, o evento reúne cerca de 30 atrações gratuitas para todos os públicos, espalhadas pelos polos culturais da cidade, que vão do Centro Cultural Newton Gomes de Sá até a Biblioteca e parque municipal.

Neste ano, o público vai se divertir com intervenções artísticas, palestras e shows, além de uma linda homenagem ao gênio do rock Raul Seixas e a tão esperada volta do Franco do Rock.  Confira a programação.

23 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo teatral “Sobre ciências e ternuras” – às 20h no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Encenada por André Arruda e dirigida por Lilian Soares, a montagem traz momentos, lugares e personagens que fizeram/fazem parte do imaginário da cidade são retratados nessa roda de histórias, estórias, música e poesia, entrelaçadas por um contador que, aos poucos, vai revelando ao público o redescobrimento do seu lugar.

24 de agosto (sábado)
Intervenção artística infantil “Elas contam” – às 17h em frente à Casa de Cultura Marielle Franco
Intervenção artística infantil onde as atrizes contam aos participantes através dos sentidos, o sentido que caminha o ser humano, com ações e respectivas reações, com poemas traçados de maneira que o expectador, ao término, queira continuidade.

Espetáculo infantil “O mágico atrapalhado” – às 19h no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
O espetáculo infantil ” O Mágico Atrapalhado” é uma adaptação feita pela Cia Ateliê Cênico Musical do conto “Um Atrapalhado no Circo” de Patrícia Nogueira do grupo Ponto de Fiandeiras. Narrado pela atriz e cantora Giu Rocha e com trilha sonora tocada ao vivo pela musicista Roberta Forte, o conto é costurado por interações com a platéia e tem por escolha estética a simplicidade, deixando sempre espaço para que a imaginação da platéia complete as lacunas e sejam co-criadores dessa dessa aventura.

27 de agosto (terça-feira)
Bibliosesc – das 10h às 16h, na Praça Benedito Batista de Oliveira (em frente a Emeb Roberto Meconi) 

28 de agosto (quarta-feira)
Quartas Histórias – primeira sessão às 10h e segunda às 14h na Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado
Criado para ampliar o universo da literatura e dos contos para as crianças, o projeto Quartas Histórias, cujo título é inspirado no livro de Rinaldo Fernandes, em homenagem à obra de Guimarães Rosa, pretende estimular a criatividade e a imaginação infantil, resgatando antigas tradições orais.

Abertura do II Encontro de Pesquisadores – às 19h no Tablado Juquery
O evento visa construir um espaço multidisciplinar para divulgação e compartilhamento da história, desenvolvimento e identidade cultural do município, promovendo um intercâmbio entre os pesquisadores e seus saberes. A realização do encontro está inserida no plano de ação do Programa Franco Memória. Criado em 2017, esse Programa dá suporte à execução do Plano Municipal de Cultura no que diz respeito ao patrimônio cultural do município, reunindo um conjunto de ações que buscam investigar e preservar a memória da cidade de Franco da Rocha

29 de agosto (quinta-feira)
II Encontro de Pesquisadores – das 10 às 17h no Tablado Juquery

30 de agosto (sexta-feira)
II Encontro de Pesquisadores – das 10h às 17h no Tablado Juquery

Espetáculo de dança “Nossa Franco, nossa Rocha – às 20h no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Contemplado pelo ProAC Municípios em 2019 por iniciativa da Cia de Dança Yuquery, o espetáculo dirigido por Fábio Dasher, mostra a trajetória de Franco da Rocha além do famoso Hospital Psiquiátrico do Juquery, onde os bailarinos interpretam personagens que fizeram a história na cidade, desde os primórdios indígenas, a passagem dos bandeirantes em busca de riqueza, a construção da ferrovia, São Paulo Railway Company, Parada do Feijão, e a construção do Hospital Psiquiátrico e o acolhimento de pessoas vindas de diversas partes do país.
Elenco: Beatriz Caetano, Cassia Gois,Fábio Dasher, Iara Oliveira, Lavínia Cruz

31 de agosto (sábado)
A roda das andorinhas – com Mirian Violeira – às 19h no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
As Andorinhas do Lago Azul é um grupo de mulheres cantadoras de Franco da Rocha. Tudo começou em 2015 no CRAS do bairro do Lago Azul, onde se iniciou um grupo de atividades para idosos. Logo uma turma de animadas mulheres começa a cantar e passa a ser conhecida como “As Meninas Cantoras do Lago Azul”. Em 2017 com a parceria entre a Assistência Social e a Cultura, e a chegada do oficineiro Fabio Miranda, o grupo muda de nome para “As Andorinhas do Lago Azul”, por conta de sua forte união. Neste mês, o evento recebe a musicista Mirian Violeira.

Show Chico Salem canta Raul vivo – às 20h no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Trinta anos após a morte precoce de Raul Seixas, o músico Chico Salem interpreta os principais clássicos do ídolo do rock nacional, fazendo uma homenagem à vida e à obra de Raul Seixas para mostrar o quanto ele está vivo e presente na realidade em que vivemos.

1º de setembro (domingo)
Franco do Rock – das 16h às 22h no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Projeto que tornou-se conhecido na década de 90 em Franco da Rocha, onde diversos grupos da cidade se apresentavam gratuitamente para os mais diversos públicos. Em 2019 a iniciativa está de volta comemorando 20 anos de sua criação trazendo à memória de um evento que unia dezenas de munícipes por meio da arte.

Da Redação
Foto:Divulgação/Prefeitura de Franco da Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *