Beatles Sesc terá shows, filmes, palestras e atividades em setembro

A partir de 03 de setembro, o Sesc Jundiaí vai celebrar a música dos Beatles, a maior banda de rock de todos os tempos. É o Beatles Sesc, evento que terá shows, palestras, bate-papos, filmes e atividades. Confira a programação completa no link.

O mundo não sabia, mas em setembro de 1969 os Beatles já estavam separados. Depois de uma última sessão de estúdio em 20 de agosto e uma última sessão de fotos dois dias depois, John, Paul, George e Ringo só se encontraram em reuniões administrativas. Era o fim da maior banda de rock de todos os tempos. O que não quer dizer que sua música, sua influência e sua mensagem tenham desaparecido – muitíssimo pelo contrário.

E para celebrar a obra desta banda, o BEATLES SESC começa com a exibição do recente documentário “Eight Days a Week”, de 2016, uma excelente introdução ao universo da beatlemania. O filme do premiado diretor Ron Howard e entrevistas inéditas de Paul McCartney e Ringo Starr cobre os “touring years” dos Beatles, entre seus tempos amadores em Liverpool até os estádios de todo o mundo em 1966. A partir daí, o público jundiaiense pode experimentar os Beatles em diversas mídias e atividades no BEATLES SESC.

Uma série de shows especiais foram programados para mostrar a enorme influência da banda no rock brasileiro e a paixão de nossos músicos pelo repertório dos garotos de Liverpool. Em shows no teatro, no terraço e no ginásio, o repertório dos Beatles foi dividido em fases e confiado a grandes nomes do pop brasileiro, sempre em shows inéditos. A programação é a seguinte:

05/09 às 20h – The Mockers (com Régis Damasceno, Clayton Martin e Rian Batista do Cidadão Instigado e Pedro Pelotas, ex-Cachorro Grande) tocam o repertório lançado em 1968.

12/09 às 20h – Violeta de Outono toca o repertório psicodélico (1966/1967) com participação de Helio Flanders e Fernanda Kostchak (da banda Vanguart)

19/09 às 20h – The Outs toca os anos de beatlemania (1964/1965) com participação de Edgard Scandurra (do grupo Ira!)

20/09 às 20h – Autoramas tocam os anos iniciais (1962/1963) com participação de Fernanda Takai (do Pato Fu).

26/09 às 20h – Beto Bruno e Marcelo Gross (ambos ex-Cachorro Grande) tocam o repertório final (1969/1970) dos Beatles.

O BEATLESESC também será feito de palestras e bate-papos. O destaque é a presença de Lizzie Bravo (11/09 às 20h) com sua palestra “Do Rio a Abbey Road”. Lizzie era uma adolescente carioca quando, depois de um ano visitando os estúdios e convivendo com seus ídolos, acabou convidada por John e Paul para cantar em “Across the Universe” junto com os Beatles. Hoje Lizzie tem 68 anos, é uma lenda entre os fãs de todo o mundo, e vem a Jundiaí pela primeira vez contar sua história.

No dia 24/09, às 20h, o jornalista e escritor Ricardo Pugialli faz uma palestra especial para os colecionadores de vinil: “Os Beatles no Paraíso dos Colecionadores” falando sobre as diferenças na discografia da banda, piratarias, edições limitadas, itens raros e curiosidades. Pugialli é autor do livro “Os Anos da Beatlemania” e está lançando o livro “The Beatles 1970-1980”.

O jornalista jundiaiense Ricardo Alexandre, autor dos livros “Para Saber Mais: The Beatles” e “Nem vem que não tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal” (Prêmio Jabuti 2010) e diretor do documentário “Ronnie Von: Quando éramos príncipes” conduzirá um bate-papo a respeito da influência do álbum “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” na evolução da música brasileira. Será no dia 18, às 20h.

Ricardo Alexandre é o curador do BEATLES SESC e será também o apresentador da audição comentada do “Sgt Pepper´s” no teatro do Sesc, com presença do produtor Liminha. O público vai ouvir junto com Alexandre e Liminha a recente edição da obra-prima dos Beatles em blu-ray, mixagem 5.1 surround. Entre cada faixa haverá comentários, perguntas e respostas. Liminha é produtor de clássicos do pop brasileiro como “Um banda Um” de Gilberto Gil, “Cabeça Dinossauro” dos Titãs, ou “Selvagem?”, dos Paralamas do Sucesso. E, claro, baixista dos Mutantes entre 1970 e 1974 e autor de sucessos como “Top Top”.

Considerado uma das principais bandas tributo de todo o mundo, o grupo paulista Hey Jude não poderia ficar de fora do BEATLES SESC. Eles vão apresentar seu novo show “O Segredo da música dos Beatles” (14/09 às 19h) no qual atravessarão toda a carreira do grupo mostrando, no palco, detalhes da evolução da banda e de sua música. No dia seguinte (15/09, 18h), o Hey Jude volta ao Sesc Jundiaí para um imperdível karaokê só com os clássicos do grupo de Liverpool. O show será gratuito e aberto ao público – basta entrar na fila e soltar a voz!

O ilustrador catarinense Guilherme Karsten decorou diversas áreas do Sesc Jundiaí com imagens dos Beatles em diferentes fases da carreira. A biblioteca da unidade também recebeu reforço de diversos títulos a respeito da carreira da banda, à disposição dos visitantes. Confira a programação completa no link.

Da Redação
Foto: Divulgação/Sesc Jundiaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *