38ª Expoflora começa nesta sexta (30) com expectativa de 300 mil visitantes

Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora começa nesta sexta-feira (30) e segue até 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h. Realizado anualmente em Holambra, interior paulista, o tradicional evento dá as boas-vindas à primavera e apresenta ao público flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores.

“Todo ano temos novidades, mudanças pequenas mas significativas, o que traz ainda mais beleza ao evento. Estamos na 38ª edição da Expoflora. O que queremos é mostrar nossa beleza através da dança, da cultura, da gastronomia e das flores. Tudo isso funciona como alimento para a alma, corpo e espírito”, disse em entrevista exclusiva ao Acontece Jundiaí o professor Piet Schoenmaker, que vive em Holambra há 60 anos e tornou-se famoso por ser o garoto propaganda da Expoflora.

Piet Schoenmaker, que vive em Holambra há 60 anos, tornou-se famoso por ser o garoto propaganda da Expoflora

Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade é um pedaço da Holanda em nosso país. A cidade é uma antiga colônia holandesa, com pouco mais de 15 mil habitantes, que concentra 45% da comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil.

A Expoflora é uma exposição cujo objetivo não é a venda direta de flores no evento, mas o fomento ao consumo em todo o território nacional. Dessa forma, os produtores aproveitam o evento para apresentar as novas variedades de flores e plantas para avaliar a aceitação no mercado.

Instalada num parque com 250 mil metros quadrados, a Expoflora conta com exposição de arranjos florais, lançamento de flores e plantas ornamentais, mostra de paisagismo e decoração, parada das flores, chuva de pétalas, shopping das flores, gastronomia com confeitarias, restaurantes e lanchonetes, passeio turístico, danças típicas holandesas, parque de diversões, museu histórico e cultural, além de compras de souvenirs holandeses, artesanato, moda e decoração. São 1.800 empregos diretos gerados, com reflexos de aproximadamente R$ 24 milhões na economia da região.

Chuva de pétalas

Entre todas as atrações, a chuva de pétalas é uma das mais emocionantes. Para realizá-la são utilizados em cada espetáculo cerca de 150 quilos de pétalas coloridas, que correspondem a 800 dúzias de rosas. As flores são fornecidas por 25 produtores de Holambra e são guardadas em câmara fria especial para que as pétalas não murchem. Diz a tradição que quem consegue pegar uma pétala ainda no ar, parado, tem seu desejo realizado. O espetáculo dura cerca de 3 minutos.

As danças típicas são apresentadas a partir das 14h30, nos quatro palcos do recinto. O grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet.

Na Mostra de Paisagismo e Decoração, com 19 ambientes, foram plantados 7.500 vasos de flores e folhagens. Arquitetos, paisagistas, decoradores, engenheiros e designers criaram jardins, quintais, varandas, salas de estar, entre outros espaços, privilegiando reusar materiais, resgatando a memória aliando-a com modernas e sustentáveis soluções tecnológicas.

A Expoflora é considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina

Cris Antonelli, arquiteta, paisagista e laguista, participa pela segunda vez do evento e neste ano apresenta em seu espaço uma piscina de areia polimérica, um novo conceito com beleza exuberante que lembra uma praia, mesmo em pequenos ambientes. “Pode ser em qualquer espaço e formato, se adapta conforme o local disponível. Com essa proposta pensei em trazer a essência do homem junto à natureza”, afirmou a profissional.

Serviço:
38ª Expoflora, em Holambra (SP)

De 30 de agosto a 29 de setembro (sexta a domingo), das 9h às 19h

Ingressos: R$ 52 na bilheteria, no site www.ingressorapido.com.br e com representantes informados no site www.expoflora.com.br

Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br

Texto e fotos: Solange Poli

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *