Jundiaí ganha novo rótulo cervejeiro tipo Stout

Além de carregar a tradição de ser a Terra da Uva, Jundiaí também tem um potencial para ser conhecida como uma produtora de cervejas artesanais, com novas marcas e cervejeiros despontando no mercado e no gosto dos apreciadores da bebida. Neste domingo, 1º de setembro, haverá o lançamento da Cervejaria CAJu – Cerveja Artesanal Jundiaí, com a abertura do primeiro barril de uma edição limitada, do tipo Stout, no espaço cervejeiro Cavok, a partir das 13h, com entrada franca. Saiba mais sobre o evento.

Elaborada durante três anos pelo cervejeiro Guilherme do Prado, a Stout da CAJu apresenta características sensoriais bem peculiares ao tipo, como coloração preta, espuma persistente, com a formação de um colarinho marrom claro. Professor de tecnologia da bebida e sommelier de cervejas formado pela Bräu Akademie, Guilherme aponta que a proposta é oferecer uma experiência diferenciada de degustação.

“A elaboração dessa Stout traz aromas que remetem a café, chocolate, além de caramelo e frutas maduras e escuras”. O cervejeiro buscou a diferenciação de sabores que fossem perceptíveis “um intenso dulçor, acompanhado de um leve amargor proveniente do café e de lúpulos especiais, terminando com uma agradável sensação leve de chocolate e café”, iguarias apreciadas dentro e fora do mundo das cervejas.

Cervejeiro Cigano

A Stout da CAJu é resultado das pesquisas do cervejeiro e o respaldo de uma trajetória de sete anos na produção e comercialização de sua produção artesanal. “Participei de alguns concursos como cervejeiro caseiro, sempre com boas análises de minhas amostras, inclusive de sommeliers renomados no cenário nacional, o que me levou a tentar produzir minhas receitas em escalas maiores”.

Com isso, Guilherme passou a atuar como cervejeiro cigano, aquele que procura fábricas para locação e produção de suas próprias receitas. Atualmente, ele estuda a possibilidade de ampliar a produção industrial, “desde que os padrões de qualidade sejam mantidos como na produção atual da CAJu”, sentencia com palavras de um entusiasta que passou para a profissionalização.

A proposta de produção de cervejas artesanais é uma tendência de mercado que tem ganhado cada vez mais adeptos, por focar na qualidade e inovação de sabores, e respeitando características de produção que seguem padrões tradicionais de origem históricas. Nos últimos dez anos, as cervejas artesanais passaram de 70 a 700 rótulos registrados.

Além da abertura do primeiro barril, o lançamento contará com souvenires da marca. A cervejaria Cavok oferece aos apreciadores de diversos tipos da bebida, 18 torneiras de sabores. O espaço é pet friendly e conta também com área de brincar para crianças em um ambiente familiar.

Serviço
Lançamento Cerveja Stout da CAJu Brewing
Data: 1° de setembro, 13h
Local: Cervejaria Cavok – Rua José do Patrocínio, 237 – Vila Argos – Jundiaí/ SP
Entrada Gratuita

Da Redação
Foto:Divulgação

One thought on “Jundiaí ganha novo rótulo cervejeiro tipo Stout

  • Avatar
    Setembro 1, 2019 at 1:01 am
    Permalink

    Demais!!! Fiquei com água na boca

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *