Sesc Jundiaí oferece curso de Criação de Jornais Comunitários

A partir do dia 16 de setembro, o Sesc Jundiaí dá início ao curso de Criação de Jornais Comunitários, elaborado em parceria com moradores e moradoras do Jardim Fepasa, por meio do Projeto ‘Fepasa Viva’. Serão oito aulas abordando noções básicas de jornalismo, fotografia e mídias sociais para a criação de um jornal comunitário abordando notícias do bairro. Até o dia 8/9 as inscrições foram exclusivas para os moradores do Jardim Fepasa e, de 10 a 15 de setembro, as inscrições ficam abertas a demais interessados.

A jornalista Sumara Mesquita, responsável pelas oficinas, avalia que, também por uma questão de logística, a mídia tradicional não consegue alcançar ou compreender a realidade das comunidades. ”O jornal comunitário é uma forma de preencher essa lacuna, valorizando a realidade local com os próprios moradores produzindo conteúdo de forma engajada e independente”.

Além do jornal, o curso vai abordar a importância das redes sociais, da fotografia e do projeto gráfico. Esse último tema terá a participação da designer gráfica Rafaela Dardengo, especialista em diagramação e criação de marcas.

Michel Adriano da Silva, 36, é Agente de Desenvolvimento do Jardim Fepasa e conta que o curso sobre um jornal comunitário surgiu após uma pesquisa realizada no bairro. ”Temos uma expectativa muito positiva sobre o projeto e vamos trabalhar muito para que o jornal produzido por nós promova benefícios em nossa comunidade”.

Segundo André Fossaluza, Agente de Educação Ambiental do Sesc Jundiaí, o curso atende a um movimento do Sesc de desenvolver ações educativas e culturais com a população do bairro que fica ao lado da unidade, reforçando que os temas das atividades têm sido definidos coletivamente com a comunidade.

Fepasa Viva

O programa Fepasa Viva foi lançado em agosto de 2018, com o objetivo de empoderar a comunidade do bairro, onde residem cerca de 380 famílias e 1800 pessoas, conforme cadastro da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social).

Todas as atividades desenvolvidas são articuladas por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, sendo viabilizadas por grandes parceiros, como o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac e Sebrae), Fundo Social de Solidariedade, Unidades de Gestão da Prefeitura,  Projeto Estudar, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região), Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).

Serviço

Curso
Criação de Jornais Comunitários
De 16 a 18 de setembro (segunda a quarta-feira), no Jardim Fepasa
Dias 19, 20, 24 e 26 de setembro, na Sala de Múltiplo Uso 1, no Sesc Jundiaí
8 encontros (atividade sequencial) | 20 vagas
Inscrições abertas na Central de Atendimento do Sesc Jundiaí: até 8 de setembro somente para moradores/as do Jardim Fepasa; de 10 a 15 de setembro para demais interessados/as.

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600.

Mais informações: (11) 4583-4900.

Da Redação
Imagem:  Vecteezy

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *