Sesc sedia ‘Fórum Futebol Feminino: Jogando em Rede’ nos dias 14 e 15

Visando celebrar, discutir e fomentar a participação feminina num universo ainda majoritariamente masculino, o Sesc Jundiaí promove neste sábado (14 ) e domingo (15) o Fórum Futebol Feminino: Jogando em Rede. Destaque para a participação das autoras do blog Dibradoras e da Alê Xavier, do Canal Desimpedidos.

A ação tem como objetivo abordar o Futebol Feminino no Brasil e na América do Sul por meio de palestras, oficinas e rodas de conversas que estimulam a participação da mulher no universo futebolístico, além de promover profissionais que já estão inseridas nesse meio.

O Fórum Futebol Feminino: Jogando em Rede marca o encerramento do projeto Grassroots Sport Diplomacy (Diplomacia por meio do Esporte para Todos), iniciativa promovida pela ISCA – International Sport and Culture Association (Associação Internacional do Esporte e Cultura) e co-financiada pela Comissão Europeia por meio do programa Erasmus+ Collaborative Partnerships in Sport (Parcerias Colaborativas no Esporte).

Confira a programação completa do Fórum Futebol Feminino: Jogando em Rede e o time de craques nacionais e internacionais que vai conduzir as atividades:

Dias 14 e 15. Sábado e domingo, 10h às 17h30

Mesa de Abertura: Legado da Copa do Mundo 2019

As convidadas Paula Alvarado, Leda Maria, Ana Lúcia e Silvana Goellner irão debater o legado deixado pela Copa do Mundo 2019, como o evento contribuiu para o aumento da visibilidade do futebol feminino e como os países da América do Sul estão conduzindo seus times femininos.

Professora Silvana Goellner: Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (Portugal).

Paula Alvarado (COFFUF – Chile): Coordenadora da Oficina de Empoderamento das Mulheres e Prevenção da Violência Doméstica na Corporação de Desenvolvimento do Futebol Feminino (COFFUF). Voluntária no COFFUF desde 2017, trabalha na área de projetos; coordena e realiza oficinas sobre igualdade de gênero.

Leda Maria: ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol, participou da das Olimpíadas de Atlanta em 1996, comentarista de futebol feminino na Sportv de 2010 a 2018, formada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.

Técnica Ana Lúcia: Formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Graduada em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, ex-técnica dos times femininos Palmeiras, Ponte Preta e Corinthians.

Dia 14. Sábado, 10h30 às 12h30
Teatro | 220 lugares
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento

Reunião da Rede Sul-Americana Grassroots Sport Diplomacy

Reunião da Rede local e internacional para discutir a continuidade do projeto Grassroots Sport Diplomacy e novas ações da Rede. A reunião será aberta ao público quem se interessar e quiser saber mais sobre o projeto serão bem-vindos.

Dia 14. Sábado, 12h30 às 13h30
Sala de Múltiplo Uso 5
Grátis

Espaço Recreativo – Jogos de Mesa/Pebolim/Futebol de Botão

Oportunidade de integrar o público e proporcionar a vivência de diferentes maneiras de jogar futebol.

Dia 14. Domingo, 10h30 às 18h
Espaço Radical
Grátis

Papo Cabeça

Atividade acontece como forma de promover a integração dos participantes, para ajudar nessa integração teremos um jogo de cartas com temas relacionados ao futebol, dessa forma o bate papo se torna mais divertido e convidativo.

Dia 14. Sábado, 12h às 14h30
Foyer do Teatro
Grátis

#Comunique-se

Bate-papo com as Dibradoras e Alê Xavier que darão dicas de como utilizar as redes sociais para divulgar projetos e ações, assim como divulgar a modalidade por meio de recursos existentes nas mídias sociais. E como utilizar o celular ou câmera simples para fazer registros fotográficos de jogos, torcida e times para divulgações de projetos.

Dibradoras – Criado em maio de 2015, o dibradoras tem como objetivo destacar a participação e os feitos das mulheres no esporte. Desde então, elas colecionam as coberturas de duas Copas do Mundo femininas (a última direto da França) e uma Olimpíada (Rio-2016). Com o foco no protagonismo feminino na área esportiva, as dibradoras produzem conteúdo nos canais mais diversos (podcast, youtube, instagram e blog no Uol) e militam por mais espaço e visibilidade para as mulheres no esporte.

Alê Xavier (Alessandra Xavier): Única integrante mulher apresentadora do Desimpedidos, o maior canal brasileiro de futebol do Youtube (com mais de 6,9 milhões de inscritos) ganhou o público com seu carisma e conhecimento sobre o futebol.

Dia 14. Sábado, 14h30 às 17h
Área de Convivência | 50 vagas
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento

Futebol Para Elas

Atividade prática com a técnica do time de futsal de Taboão da Serra, Cris Souza. Cris irá realizar um treino com dicas de técnica e tática em quadra.

Cris Souza – Técnica do time de Futsal Feminino de Taboão da Serra, Cris Souza atua há 10 anos com a modalidade e hoje é uma referência no Futsal.

Dia 14. Sábado, 17h às 18h30
Ginásio | 60 vagas
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento

Tema: Mulheres da Rede

Palestra com as convidadas Natália Santana, Viviane Falconi e Lu Castro, todas jornalistas que estão em contato diariamente com o futebol, irão debater sobre o tema e dividir suas experiências.

Natália Santana: Jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em rádio pelo SENAC-SP. Repórter, apresentadora, sonoplasta e comentarista esportiva. Atualmente a única mulher repórter de campo no ABC Paulista, pela rádio Paraty FM, de São Bernardo do Campo. Administradora da página sobre futebol feminino Elas em Campo, resultado do trabalho de conclusão de curso, premiado em 2016 como Destaque Universitário.

Viviane Falconi: Primeira mulher a narrar um jogo da Liga dos Campeões em Madrid. Narrou o jogo entre Real Madrid e Bayer de Munique direto do Santiago Bernabéu, Vivi era a única mulher presente na cabine de transmissão.

Lu Castro: iniciou sua carreira em 2007 tendo o futebol de mulheres como foco, promovendo a visibilidade de atletas e clubes no portal OleOle, colunista do site Ludopédio, trabalho de produção de conteúdo para o site Futebol para Meninas.

Dia 15. Domingo, 11h às 12h30
Foyer do Teatro | 50 vagas
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento

Espaço Recreativo – Jogos de Mesa/Pebolim/Futebol de Botão

Oportunidade de integrar o público e proporcionar a vivência de diferentes maneiras de jogar futebol.

Dia 15. Domingo, 10h30 às 18h
Espaço Radical
Grátis

Aquecimento com a Ita Maia

Aquecimento para todos os times convidados que irão participar do festival de encerramento do fórum.

Ita Maia – É uma das maiores incentivadoras do Futebol Feminino, atuando na formação de atletas de base, coordenadora do time de Futebol Feminino Associação Atlética Pró Esporte (ASAPE), uma agremiação esportiva dedicada à prática do Futebol, sediada no Bairro de Guaianazes.

Dia 15. Domingo, 14h às 14h30
Campo Soçaite
Grátis

Festival de Futsal com times convidados e bate-papo com Elas

Festival integrativo com times convidados e bate papo com as integrantes dos projetos La Nuestra da Argentina, Perifeminas do Bairro da Barragem-SP, Ellas Juegan do Uruguai e LovFutbol Uruguai/Brasil.

Dia 15. Domingo, 14h30 às 16h30
Ginásio
Grátis

Encerramento com Roda de Samba

Samba de roda com Samba de Rainha, um dos primeiros grupos de samba composto só por mulheres. Com um repertório diversificado e convidativo o grupo faz homenagem às mulheres que fizeram e fazem parte da história do samba no encerramento do Fórum Futebol Feminino.

Dia 15. Domingo, 15h30 às 16h45
Espaço Radical
Grátis

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600.
Mais informações: (11) 4583-4900.

Da Redação
Foto:Divulgação/Giuliano Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *