Banda O Mandruvá lança single e clipe de “Mariana e Manoel”

“Mariana e Manoel” é o single que a banda O Mandruvá lançou nesta quarta-feira (20),  Dia da Consciência Negra, no programa Filhos de Pátria, na Rádio Kiss FM (92,5) apresentado por Clemente Nascimento. Os músicos de Caieiras também lançaram o clipe da música com participação de Chai Odisseiana (Odisseia Das Flores). Confira no Youtube 

O Mandruvá surgiu em 2003 com a proposta de produzir músicas autorais reflexivas e tem em sua formação os músicos Marcelo Lima (guitarra e vocal), Mateus Rosalvo (baixo e backing vocal) e Tiago Soares (bateria). Em entrevista ao Portal Acontece Jundiaí, Marcelo Lima conta que a concepção da música surgiu com o objetivo de evidenciar os heróis que representam a luta dos negros no Brasil. “Já conhecia a história de Manoel Congo e quando iniciei a pesquisa, conheci Maria Crioula e descobri que eles tinham uma história em comum de luta pela liberdade.  Eles se apaixonaram e formaram um quilombo. A partir daí comecei a pontuar a ideias para resumir a trajetória deles em uma letra”, explica Lima que é Mestre em História.

Nas pesquisas do músico e historiador, foi constatado que a exemplo de Zumbi e Dandara, Manoel Congo e Mariana Crioula, pela sua liderança, também foram considerados rei e rainha e considerados símbolos da luta pela liberdade, pois histórias como a deles são exemplos de como os negros escravizados lutaram pela sua dignidade.

A música “Mariana e Manoel” é a terceira de uma série da produção autoral iniciada pela banda em 20 de novembro de 2018 com o single “Saravá Guerreiro” uma homenagem às culturas de tradição afro-indígena do Brasil. Em julho de 2019 os músicos lançaram a música “Veias Abertas”, canção inspirada na obra literária de Eduardo Galeano (1940/2015). “As três músicas farão parte do nosso próximo CD que será gravado em 2020. Todas têm uma ligação temática neste contexto político que estamos vivendo”, afirma Lima.

Sobre o lançamento do single na Dia da Consciência Negra e em uma rádio rock de abrangência nacional, Lima comemora a oportunidade de compartilhar com  o público a canção e clipe em uma data tão expressiva. “Nem sempre as rádios rock dão espaço para esta temática. Então conseguir este espaço já é quebrar um paradigma. Agradecemos ao Clemente Nascimento.Para nós é uma satisfação participar do programa pela terceira vez”, comenta. Clemente é vocalista e guitarrista das bandas Inocentes, Plebe e Rude e apresentador do programa Estúdio Show Livre.

Quando a produção do clipe, Lima conta que a proposta é dele ser um pano de fundo da história retratada na música. “Não há muitos recursos tecnológicos porque a ideia é agregar valor a música com o audiovisual. A participação de Chai Odisseiana, uma rapper negra de Franco da Rocha, ativista da luta, só veio a somar ainda mais”, ressalta Lima.  Assista o clipe de “Mariana e Manuel” com participação especial de Chai Odisseiana:

O Mandruvá

O trabalho autoral da banda O Mandruvá mescla elementos do rock, funk/soul, rap, reggae, hardcore e da vasta cultura brasileira, com letras que abordam temas sócio-culturais que refletem a vida cotidiana. Em 2007, a banda gravou seu primeiro CD “Demonstrando: ser diferente é a apenas mais uma forma de ser!” e, sete anos depois, lançou o segundo trabalho “Resistir é Uma Forma de Mudar Esse Lugar…”. Acompanhe O Mandruvá nos seguintes canais: Facebook Spotify ;Soundcloud  e Youtube.

Ellen Fernandes
Foto:Divulgação/O Mandruvá 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *