Bueno Brandão viaja pela história da cidade com Festival Prosa de Panela

A cidade de Bueno Brandão, no sul de Minas, sedia até o dia 25 de fevereiro o 1º Festival Prosa de Panela, com pratos inspirados no Comfort Food, movimento que busca despertar emoções por meio do paladar.

Com pratos diferenciados, o Festival apresenta à população, turistas e  visitantes um pouco da história da cidade, de seus antigos moradores e das memórias afetivas de todos os participantes do evento. Estabelecimentos de diferentes segmentos, de pousadas, restaurantes e choperias à lanchonetes, padarias, cafés e pesqueiro, criaram pratos que remetem a momentos especiais vividos por seus proprietários. Cada prato tem uma história ligada ao passado.

O projeto foi idealizado por Waldirene Coutinho e executado por ela e pelo grupo de trabalho do Comtur, com parceria da Secretaria de Turismo de Bueno Brandão. Ela explica que a proposta do Festival é oferecer comidas que remetem à infância, boas memórias, coisas simples e que lembram comida de mãe ou de avó.  “Cada prato tem uma história, seja nos ingredientes ou no preparo”, explica. “São receitas de família ou que lembram algum fato passado, afetivamente relevante para o participante ou que faça parte da memória coletiva local.”

Em seu restaurante, Rancho Bela Vista, Waldirene serve quatro pratos que estão no Festival, entre eles, o Bole Bole Embananado, rocambole recheado de bananada, salpicado de açúcar e posteriormente caramelizado. É um prato que marcou sua infância em Bueno Brandão. O pomar de seu sítio ficava ao lado da represa onde as crianças tinham a liberdade de flutuar sobre jangadas.

Era do pomar que saíam as goiabas que sua mãe fazia a goiabada, que virava o recheio do rocambole. “Tinha uma massa grossa coberta de açúcar que era queimado com espeto quente”, relembra Waldirene. “Na hora de queimar o açúcar, a casa toda cheirava a caramelo e a fumacinha que subia parecia magia daquelas mãos de fada.”

O prato servido em seu restaurante não tem a pretensão de ser igual ao do passado e sim despertar a memória afetiva de quem o prova. “O cheirinho do açúcar queimado sobre ele é igualzinho… dá uma saudade doída,  mas gostosa. Nos faz pensar que mudam os cenários, mudam algumas pessoas, mas a vida, mesmo que enrolada como um rocambole, pode continuar doce, só depende do que colocamos dentro dela, seja goiabada, bananada ou pessoas amadas.”

A variedade gastronômica oferecida no Festival é grande. Há drinques, entradas, sobremesas, saladas, porções, lanches e pratos quentes, com preços variados. Os pratos são servidos no horário de atendimento dos estabelecimentos participantes. As opções estão disponíveis na página do evento:  https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=120443629470785&id=103546624493819&__tn__=K-R

Além do Festival Prosa de Panela, os turistas podem aproveitar as belezas naturais da cidade, localizada na Serra da Mantiqueira. Rodeada de montanhas e vales, que proporcionam belas paisagens, Bueno Brandão tem pelo menos 30 cachoeiras catalogadas e abertas à visitação.

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *