Quarentena fortalece a necessidade de bons hábitos sobretudo na alimentação

Quando o sistema imunológico está comprometido, o organismo tem mais dificuldade para combater invasores, como vírus, bactérias ou fungos que podem causar doenças. Alguns alimentos podem ajudar a fortalecê-lo. Sabemos que isso não basta para evitar o Coronavírus, mas além das formas de proteções já divulgadas amplamente, podemos fazer a nossa parte consumindo alimentos que deixarão nosso organismo mais forte neste período.

Cinthya Maggi, nutricionista consultora da Castelo Alimentos, aponta 5 fontes de alimentos indispensáveis:

Zinco

Este mineral é muito importante, pois pode ajudar a prevenir gripes e outras doenças que abalam o sistema imunológico. Pode ser encontrado em carnes, oleaginosas, sementes, cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico).

Gengibre

Além de poder a ajudar a tratar inflamações da garganta, o gengibre pode auxiliar na defesa do organismo porque é rico em vitaminas C, B6 e tem ação bactericida.


Própolis

O própolis possui compostos que têm a capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Este alimento estimula a ativação das células de defesa responsáveis pelo reconhecimento e destruição de microrganismos patogênicos.


Alho

Além de trazer sabor às refeições, os estudos sugerem que o alho reduz e ajuda a diluir  o muco nos pulmões, sendo recomendável contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, ele é um forte aliado para fortalecer o sistema imunológico.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um poderoso aliado do sistema imunológico. Possui em sua composição ácido acético, além de flavonoides e polifenóis, que têm a propriedade de aumentar a defesa antioxidante do corpo, ajudando a prevenir doenças. Para usufruir dos principais benefícios do vinagre de maçã, recomenda-se ingerir duas colheres de sopa por dia, misturadas na água, sem adição de açúcar. Se for consumir em jejum, é indicado tomá-lo acompanhado de algum alimento e sempre diluído em água.

 

A Castelo Alimentos lançou, recentemente, o Vinagre de Fruta Maçã com Suco de Maçã e Mel, sem conservantes, corantes ou aromatizantes. Por conter a Madre do Vinagre, as “bactérias do bem”, a novidade possui inúmeras vantagens. Com suco de maçã natural, o vinagre que já produz efeito antioxidante no organismo traz ainda mais benefícios com a adição da fruta. Além de equilibrar o paladar, a presença do mel proporciona um sabor doce natural, diminuindo a sensação de acidez do vinagre.

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *