Projeto “Gabinete de leitura, muitas histórias” terá palestra sobre bibliotecas dia 29

O próximo encontro do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa vai abordar aspectos históricos das bibliotecas e suas transformações ao longo dos anos. O evento, gratuito, acontece dia 29 de janeiro, das 17 às 19 horas e será ministrado pela historiadora Marisa Midori.

O projeto faz parte da  premiação pelo edital do PROAC Municípios, realizado em 2019, criado para apoiar iniciativas culturais. A historiadora abordará os seguintes temas:

  • Bibliotecas: questões históricas e conceituais, a partir de uma ideia de Humberto Eco sobre “memória vegetal”;- Itinerários Históricos: as mutações das bibliotecas no curso da história, até o aparecimento de novas instituições, a que podemos denominar “gabinetes de leituras”;
  • Cartografias intelectuais: exemplos de instituições do passado que buscam se reinventar ainda em nossos dias.

Sobre a palestrante:
Marisa Midori Deaecto é Professora Livre-Docente em História do Livro no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).
Formou-se em História e doutorou-se em História Econômica na Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), onde orienta pesquisas pelo Programa de Pós-Graduação (PPGHE-USP).

Lecionou como professora convidada em diversas instituições estrangeiras, dentre as quais, a École nationale des Chartes, a École normale supérieur e a École Pratique des Hautes Études, em Paris.
Recebeu, em 2017, o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria), por suas contribuições à difusão da história dos livros e das bibliotecas em uma perspectiva transnacional. Império dos Livros – Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (Edusp/Fapesp, 2011), reeditado em 2019, recebeu o prêmio Jabuti da CBL (1o lugar em Comunicação) e o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, outorgado pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro na categoria melhor ensaio social.

Essa oficina é uma contrapartida do projeto “Gabinete de leitura, muitas histórias” e foi selecionado por uma iniciativa na categoria Patrimônio material da Prefeitura de Jundiaí junto à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do ‘Proac Municípios’ que premiou iniciativas culturais da cidade.

Serviço:
Palestra online de gestão documental
Datas: 29/01/2021 (sexta-feira)
Horário: das 17h às 19h

As inscrições devem ser feitas através do link do Sympla:
https://www.sympla.com.br/bibliotecas-historia-e-perspectivas-na-atualidade—encontro-online__1111942

Acompanhem-nos nas redes sociais:
www.gabineteruybarbosa.com.br
www.facebook.com/gabineteruy
www.instagram.com/gabinete_ruybarbosa

Da Redação
Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *