Moda no pós-pandemia: roupas confortáveis e atemporais seguem em alta

Os impactos da pandemia acarretaram transformações no mundo da moda, tanto na cadeia produtiva como nos consumidores. De acordo com o Relatório The State of Fashion 2021, o ano aponta um cenário de recuperação na China, com um crescimento de 5 a 10% nas vendas em relação a 2019, a Europa, por outro lado, provavelmente continuará a sentir os efeitos da diminuição dos turistas, sofrendo em 2021 uma queda nas vendas de 2 a 7% em relação a 2019. Para este ano, segundo o relatório, o principal impulsionador das vendas continuará a ser os canais digitais.

Neste momento delicado que vivemos, as pessoas se interessam cada vez menos pelas passarelas, tendo em vista que diversas marcas resolveram deixar de produzir seus desfiles habituais e pautam seus estilos muito mais no comportamento on-line. Em razão do distanciamento social em todo o mundo e com as pessoas mais conectadas, elas acabam sendo influenciadas pelo que veem nas redes sociais”, afirma Eduardo Iscaro, docente da área de moda do Senac Jundiaí.

No entanto, o docente diz que para ser positiva a venda on-line precisa ser uma experiência mais afetuosa e humanizada para o consumidor, principalmente pelo apelo emocional dos consumidores em tempos de pandemia. “Tenho percebido que as políticas de troca têm se aprimorado, assim como prazos de entregas, o que facilita o momento da compra”.

Outro ponto abordado no relatório é em relação a sustentabilidade ao  longo da cadeia de valor, pois os consumidores e os investidores valorizarão as empresas que tratam seus trabalhadores e o meio ambiente com respeito. “A pandemia tem forçado o ensinamento que o menos é mais, já que estão todos em casa e essa nova consciência social faz com que as pessoas consumam produtos de marcas que agregam valores, que pensem em uma sociedade melhor e mais inclusiva”, apontou Eduardo.

Tendências 2021

O docente do Senac disse ainda que devido ao trabalho remoto, modelo que deve continuar durante o ano, as pessoas têm optado por roupas mais confortáveis e deixado de lado aquele código de roupa mais formal. “As pessoas têm buscado peças mais atemporais e confortáveis. Peças mais básicas e mais neutras que possam ser usadas em diversas ocasiões do dia a dia. Com certeza, pensando nessa questão sustentável, é muito interessante buscar peças de produtores locais e também dos brechós. Muitos desses brechós, inclusive, tem vendido também de maneira on-line”.

Por conta de todas essas mudanças no cenário da moda, Eduardo aponta que os principais destaques para 2021 são as estampas gráficas xadrez (muito inspiradas por esse boom do xadrez, devido a série “O gambito da rainha”), jaquetas esportivas com cara dos uniformes dos anos 1970, vestidos-camisa que ficam perfeitos para o home office, peças grandes (oversized) e roupas com as costas abertas. “Pensando em termos de cores, o tom que promete tomar conta das ruas é o rosa chiclete, que traz um estilo enérgico, alegre e amoroso que este ano precisa, tanto para o verão quanto para o inverno, podendo aparecer em looks monocromáticos ou em pequenos detalhes no visual. Além do rosa, veremos também o cinza e o amarelo, cores trazidas pela Pantone para 2021”, finaliza.

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Política de descontos Institucionais do Senac São Paulo

Para contribuir com a crise econômica em decorrência do novo coronavírus, o Senac São Paulo oferece desconto promocional de 30% em cursos presenciais técnicos, livres e idiomas até dezembro de 2021. No período mencionado, as aulas poderão ser iniciadas remotamente e concluídas remotamente ou presencialmente.

Serviço:

Senac Jundiaí
Endereço: Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista – Jundiaí/SP
Inscrições:
www.sp.senac.br/jundiai

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