Paróquia da Colônia volta a celebrar missas em língua italiana

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Colônia – berço da comunidade italiana de Jundiaí – volta a celebrar a tradicional missa em língua italiana. As celebrações são realizadas todo primeiro domingo de cada mês e a próxima será no dia 7 de novembro, às 11 horas.

A retomada da tradição, que por anos homenageou as primeiras famílias de imigrantes italianos que chegaram na cidade, foi recebida com alegria por toda a comunidade e por descendentes, que agora tem um bom motivo para se reunirem neste período pós-pandemia.

A celebração é presidida pelo padre Giuseppe Bortolatto, que desde setembro assumiu como pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, e é um dos idealizadores da tradicional Festa della Colonia Italiana di Jundiaí.

“A pandemia nos distanciou, mas nunca nos separou. Agora, conseguimos voltar a nos reunir em torno do altar para celebrar a liturgia em língua italiana, como forma de homenagear e valorizar o papel das famílias de imigrantes que tanto fizeram por esta cidade”, comenta padre Giuseppe Bortolatto.

A cada missa, uma família de descendência italiana é homenageada. Na celebração do dia 7 de novembro será a vez da Família Torelli. Só este ano já foram homenageados os representantes das famílias Zonaro, Massa, Agnolon, Carola, Negri, Cosin, Pessoto, Marocci e Zanatta.

Coral

Na missa, as leituras, orações e os cantos são realizados em italiano e há a participação do Coral “Sacro Cuore di Gesù”, coordenado por Edélcio Foradori, tendo como organista Hamilton Araujo e regência do maestro Vitor Italiani Roveri. O coral foi criado há 32 anos justamente para a participação nas missas em língua italiana e, desde então, é uma das expressões culturais mais fortes na cidade relacionada à cultura italiana.

Para participar da missa não é necessário realizar agendamento. A Paróquia segue todos os protocolos de segurança contra o Covid-19 e, por isso, não é permitido entrar na igreja sem máscara.

Serviço:
Missa em Língua Italiana
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro da Colônia.
Data: 7/11/2021
Horário: 11h
Não é necessário agendamento

Da Redação
Foto:Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *