Brasil de Tuhu abre inscrições para Vivência Musical em Várzea Paulista

A música está em tudo: baldes, cumbucas, colheres de pau e – obviamente – nos instrumentos musicais que já conhecemos. Com essa dinâmica, o programa Brasil de Tuhu, que ao longo dos anos, já reuniu e formou, em diferentes cidades do Brasil, mais de 1.300 educadores, neste ano retoma as atividades presenciais em Várzea Paulista (SP), com o patrocínio da Elekeiroz, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e promove a Vivência Musical Continuada.

O ciclo formativo consiste em uma série de oficinas que visam empoderar educadores para criação e desenvolvimento de práticas musicais, além da elaboração de um projeto pedagógico multidisciplinar baseado no folclore brasileiro e capaz de musicalizar o ambiente escolar. As inscrições para as atividades em Várzea Paulista acontecem entre 29 de agosto e 12 de setembro, através do link: https://bit.ly/InscricaoVivenciaSP .

Música e educação na prática

Sabemos que a música aumenta a disciplina, o raciocínio, a concentração, o equilíbrio emocional e a coordenação motora. Por isso, as oficinas coordenadas por Carla Rincón, premiada violinista, iniciada no El Sistema da Venezuela, diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e Instituto Zeca Pagodinho e coordenadora pedagógica de SINOS, e por Josiane Kevorkian, pianista, diretora cultural da Casa de Artes Paquetá (RJ) e, coordenadora artística do Instituto Zeca Pagodinho, são orientadas a fortalecer a sociabilidade e respeito a si próprio e aos outros, através da musicalização ainda na infância.

As atividades da Vivência Musical Continuada acontecem nos dias 24 e 25 de setembro, 25 e 26 de outubro e 29 e 30 de novembro, das 10h às 18h, no CEU Centro de Artes e Esportes Unificados. O ciclo de capacitação é gratuito e destinado a professores, facilitadores, oficineiros e outros educadores interessados em conteúdos e metodologias de musicalização.

Para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido, os elementos utilizados nas oficinas nem sempre são convencionais: improvisação, performances e jogos foram preparados para a aplicação do conteúdo. Além disso, o espaço é ideal para trocas de experiências entre os educadores.

“O objetivo desta vivência é capacitar educadores de diversas áreas de ensino, orientando o desenvolvimento de um projeto musical multidisciplinar baseado no Folclore Brasileiro e inspirado em nossos Guias Didáticos I e II”, explica Rincón.

O processo seletivo

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no link: https://bit.ly/InscricaoVivenciaSP até o dia 12 de setembro.

Como critério de seleção, as vagas serão preferencialmente direcionadas para educadores da rede pública de ensino, fomentadores de projetos musicais e pessoas com menor renda familiar.

As oficinas são de participação contínua, ou seja, os inscritos devem confirmar presença em todos os dias de atividades.

Brasil de Tuhu: o sonho coletivo de musicalizar o Brasil

Realizado desde 2009, Brasil de Tuhu é um programa multiplataforma que atua pela ampliação da educação musical no Brasil, desenvolvendo ações presenciais e online tanto para crianças como para educadores. Todas as ações são inspiradas no Guia Prático de Heitor Villa Lobos, maestro e grande entusiasta da educação musical que na década de 30 percorreu o país documentando cantigas populares para que as mesmas servissem de ferramenta para a musicalização de crianças em escolas públicas do país.

O programa já percorreu mais de 315 escolas públicas de 13 estados brasileiros, realizando concertos didáticos, oferecendo recursos e conteúdo para atividades em sala de aula para mais de 57 mil crianças. Além disso, já capacitou mais de 1.300 professores e educadores com a realização da Vivência Musical, acumula mais 1,5 milhão de visualizações no YouTube, onde são disponibilizadas Videoaulas (parte delas com recursos de acessibilidade), o CD Brasil de Tuhu Vol.1, as séries de Desenho Animado e “Brincando de Música com Tuhu”. Há ainda o aplicativo Tuhu Musical, o Gibi ‘O Brasil de Tuhu’, Guias Didáticos, Revista Tuhu, a Rádio Tuhu com podcasts e Mapeamento nacional com um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira. Para saber mais, acesse: www.brasildetuhu.com.br

Composto por 12 diferentes ações, o Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón e é patrocinado pela Elekeiroz e copatrocinado pela GLP, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Serviço

Período de inscrição: 29 de agosto a 12 de setembro de 2022

Link de inscrição: https://bit.ly/InscricaoVivenciaSP

Datas e horários das oficinas:

– 24 e 25 de setembro, das 10h às 18h

– 25 e 26 de outubro, das 10h às 18h

– 29 e 30 de novembro, das 10h às 18h

Local das oficinas: CEU Centro de Artes e Esportes Unificado | Rua João Póvoa, S/N – Jardim do Lar, Várzea Paulista – SP.

Sobre a Baluarte Cultura

A BALUARTE CULTURA (www.baluartecultura.com.br) cria soluções que unem interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade através de parcerias multissetoriais. Em 15 anos de atuação, já realizou projetos que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1o Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o case Estúdio Escola de Animação. No Estúdio Escola, a Baluarte Cultura é responsável pelo planejamento estratégico, gestão operacional, captação de recursos, produção executiva e administrativa além da mensuração de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *