Feijão Letrado leva livros de graça e brinquedos recicláveis à Casa da Criança de Jundiaí

O Projeto Feijão Letrado distribuirá livros de graça e realizará um evento de ‘contação’ de histórias e oficinas de brinquedos reciclados na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, em Jundiaí. O evento será na Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro, a partir das 14h. O projeto, que começou com distribuição de livros infantis em cestas básicas entregues a famílias carentes durante a pandemia, continua agora levando livros para crianças em escolas públicas e instituições por diversas cidades de São Paulo.

Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas, o projeto conta com patrocínio da Usinagem JJ, que banca a distribuição dos livros e apresentações.

A ideia surgiu no início do período pandêmico, com a finalidade de incentivar a leitura, pois as crianças estavam afastadas na época do ambiente escolar.

Passado o pior período da pandemia, os produtores decidiram continuar estimulando a leitura e pensaram em uma ação com maior impacto, voltada desta vez para beneficiar instituições beneficentes, escolas e centros culturais que trabalham com crianças.

A iniciativa foi aprovada para receber benefício via lei de incentivo PROAC ICMS, do Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que possibilita a viabilidade de projetos culturais pelo estado de São Paulo.

Estante/arte

O principal objetivo do projeto é criar pontos de convergência, que direcionem e estimulem a atenção das crianças para os livros. O diferencial, é a estante/arte, criada pelo artista plástico Filiage. A ideia de colocar os exemplares em uma obra de arte foi pensada como uma forma das crianças vivenciarem uma experiência ímpar de acesso às obras.

Com isso e com as atividades previstas a serem realizadas durante as doações e junto às crianças das instituições, o projeto espera garantir maior engajamento do público infantil em relação à leitura e recuperar parte dos contatos com a cultura e literatura perdidos durante o período de isolamento social das famílias.

Programação

24 de abril

Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro, a partir das 14h

Da Redação
Foto: Charbel Chaves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *