Show ‘Outras Bossas’ revisita a obra de Noel Rosa dia 28/07 em Indaiatuba

Um dos mais importantes artistas da história da música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista Noel Rosa tem sua obra revisitada no show “Outras Bossas – Um show em homenagem a Noel Rosa” com a cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro.

O espetáculo, contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, apresenta formação inédita das músicas do carioca com a criação de arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz. Será apresentado gratuitamente nesta sexta-feira (28/07), às 20h, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), em Indaiatuba.

“Outras Bossas” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e ProAc. Depois de Indaiatuba, as próximas apresentações serão em Tatuí (07/08), São Paulo (09/08) e
Santos (19/08).

Formação inédita
No palco, os jovens artistas dão vida a um Noel além do samba e seus clássicos, trazendo emboladas, foxtrote, choro e canções do baú daquele que é considerado o maior inovador da canção popular brasileira da Época do Ouro. Sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje.

Considerado um cronista do Brasil, Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo, personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça, Tipo Zero, fazem parte do imaginário popular.

Com duração de 60 minutos e indicação etária: livre, em “Outras Bossas” as canções, crônicas e personagens de Noel ganham vida com cores vibrantes desde o cenário ao figurino, que trazem um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade.

“Estamos muito felizes em retomar este projeto em homenagem ao Noel Rosa e poder trazer as canções do álbum ‘Outras Bossas’ junto com outras músicas do Noel, super conhecidas e bem como outras que fazem parte de um repertório menos explorado do compositor. Eu ouvi as mais de 200 composições do Noel para selecionar quais
poderiam entrar no show, que pudessem representar a obra e ir ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos”, detalha a cantora Jacque Falcheti.

Para ela, “Outras Bossas” representa uma conversa com a música brasileira tradicional, mas com um pensamento atual sobre a obra. “É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instrumentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de timbres, texturas e ritmos, além da parte visual, do figurino, e cenário com influências da Pop Art, que buscam trazer, através das poesias, um Noel apaixonado, crítico, existencialista, um cronista do Brasil”, define Jacque.

Os artistas
Jacque Falcheti é cantora, tem 4 CD’s lançados, turnês pela Europa, América Latina e África, já foi premiada em editais de cultura como ProAc, Funarte, Ministério da Cultura, entre outros. Retrato Brasileiro formado por Gabriel Peregrino, Guilherme Saka e Theo Fraga, tem 02 CD’s lançados, turnê na Europa e já foram premiados em
festivais e editais de cultura como ProAc.

Os artistas se uniram para gravar o CD lançado pela gravadora Experimental "Outras Bossas'' em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa. O CD lançado em 2020 já ultrapassa mais de 10.000 plays nas plataformas de streaming e foi premiado pelo ProAc – LAB e editais.

Os artistas foram convidados pelo SESC de Ribeirão Preto para série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aquiles Reis. Outras Bossas também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio
Batuta, Rádio Cultura, entre outros.

Programação
A turnê do show “Outras Bossas” iniciou dia 05/07 no Teatro Municipal em São Carlos, seguida de apresentações em Campinas (07/07), no Centro Cultural Casarão, em Campinas e Ribeirão Preto (13/07), Teatro Municipal. Depois de
Indaiatuba (28/07),será a vez de Tatuí receber o show dia (07/08), às 19h, no Centro Cultural “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”. Em São Paulo o espetáculo será 09/08 no SESI e o encerramento da turnê será dia 19/08, às 18h em Santos, no projeto Chorinho no Aquário.

Confira alguns links sobre a produção:
Teaser: https://1drv.ms/v/s!AqR0zi146bdTgfdSOPYHPgYiBOMv3g

Música: Três apitos: https://youtu.be/fsWSlO5V-50

Música: Tipo Zero: https://youtu.be/LMKjPWwQcpc

Música: Você é um Colosso: https://youtu.be/iKQfn-F8Pa0

DVD Outras Bossas: https://www.youtube.com/watch?v=UjDqLYUTPEg

Show Outras Bossas Ao Vivo: https://www.youtube.com/watch?v=sz3Mk5ql1-E&t=361s

Álbum: https://www.deezer.com/br/album/188916302

Fotos de Nina Pires
https://drive.google.com/drive/folders/1a_Pwbn8-03rRTM7XClxcv_VNkOXa0wqA?usp=sharing

Redes sociais:
http://www.facebook.com/jacquecantora
http://www.instagram.com/jacquefalcheti
https://www.facebook.com/retratobrasileiro
https://www.instagram.com/retrato.brasileiro/
Site Oficial Jacque Falcheti http://ww.jacquefalcheti.com
Site Oficial Retrato Brasileiro http://www.retratobrasileiro.com

Ficha técnica
Músicos:
Jacque Falcheti – voz;
Gabriel Peregrino – vibrafone;
Guilherme Saka – Guitarra;
Théo Fraga – Contrabaixo.

Equipe técnica/produção:
Ju Kaneto (Caju Cultura) – Produção executiva;
Wanessa Di Guimarães – Iluminadora e mapa de iluminação;
Mário Porto – Técnico de som

Da Redação
Fotos: Nina Pires 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *